O curso Mediação Escolar e Comunitária foi concebido para capacitar e preparar os docentes selecionados para o exercício das atribuições de professor mediador escolar e comunitário (PMEC) em relação aos temas e técnicas que compõem as práticas relacionadas ao Sistema de Proteção Escolar.
Objetivo
O objetivo do curso é instruir os docentes selecionados para o exercício das atribuições de PMEC, de maneira que estejam aptos a:
• Adotar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar e apoiar o desenvolvimento de ações e programas de Justiça Restaurativa;
• Orientar os pais ou responsáveis dos alunos sobre o papel da família no processo educativo;
• Desenvolver atividades pedagógicas que contemplem a comunidade do entorno da escola;
• Analisar os fatores de vulnerabilidade e de risco a que possa estar exposto o aluno;
• Orientar a família ou os responsáveis quanto à procura de serviços de proteção social;
• Identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas pelos alunos fora do período letivo;
• Orientar e apoiar os alunos na prática de seus estudos.
Modalidade
O curso é composto por 78 horas de carga horária e será realizado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP).
Público-alvo
Nessa 2ª Edição/2015, poderão ser inscritos os seguintes profissionais, desde que estejam em exercício no Quadro do Magistério (QM), de acordo com a base CGRH de julho/2015:
a. Docentes selecionados para as atribuições de PMEC em 2015;
b. Vice-diretores das Escolas de Ensino Integral da rede estadual que ainda não realizaram ou que não foram aprovados em edições anteriores do curso;
c. Docentes selecionados para as atribuições de PMEC em 2015, que foram reprovados na 1ª edição do curso.
Inscrições
Os gestores regionais do SPEC serão os responsáveis por realizar as inscrições dos profissionais que se encaixam no público-alvo de sua diretoria de ensino, no período de 12 a 18 de agosto de 2015, por meio de formulário de inscrição, disponível no canal "Inscrições" deste hotsite.