A CENP, dando prosseguimento às ações de formação continuada da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, propõe o curso A Rede Aprende com a Rede que privilegiará aspectos teóricos e metodológicos da Proposta Curricular, assim como de seus materiais de apoio. O objetivo é possibilitar aos educadores aprofundar os conceitos e teorias que norteiam as Propostas Curriculares de cada disciplina, bem como as metodologias indicadas nos materiais de apoio aos professores.
Informações para o início do curso
As inscrições para o curso foram um sucesso e as 1.729 turmas estão formadas.
As turmas são compostas por professores de uma disciplina, em um determinado ciclo, em uma Diretoria de Ensino (DE) específica. Cada turma está sob a responsabilidade de um mediador da respectiva DE que, geralmente, é professor-coordenador da Oficina Pedagógica.
O conteúdo e o cronograma do curso estão divididos em 4 módulos. Para conhecer seu cronograma, você deve consultar o calendário de seu componente curricular. O calendário do curso já está disponível, clique aqui e confira.
Para que você possa potencializar o processo de aprendizagem é muito importante conhecer a dinâmica das ações. Em cada módulo, o professor deve:
1 – Assistir a uma videoaula, com o tema específico do módulo. A videoaula é um vídeo gravado com os especialistas que participaram da elaboração dos Cadernos do Professor, abordando a escolha e organização dos conteúdos da proposta curricular e as metodologias propostas no caderno do professor. Cada videoaula ficará disponível no site por cinco dias.
2 – Postar as suas dúvidas, questões, comentários e análises a respeito da respectiva videoaula no fórum, para o mediador de sua turma, a partir dos temas propostos. O fórum é um espaço para perguntas e respostas e estará disponível no site por cerca de 15 dias. Nesse momento, é importante considerar e sistematizar a sua experiência em sala de aula com a nova proposta curricular. Aproveite a disponibilidade do mediador e de seus colegas de turma para discutir as questões que lhe permitam aprimorar sua prática docente e ampliar os aprendizados de seus alunos.
O mediador, além dos passos acima, deve participar de uma videoconferência. Na VC ele terá a oportunidade de contatar diretamente os especialistas sobre o tema em questão para fazer perguntas e aprofundar a discussão das questões e temáticas curriculares propostas. Ele contará também com um fórum específico para registrar previamente uma questão que gostaria de discutir na VC.
Assim, cada módulo é composto por uma videoaula, fórum e uma videoconferência. Mas, lembre-se: a VC é destinada apenas aos mediadores. A interação do professor com o seu mediador se dá via fórum.
Não se esqueça que tanto a videoaula como o fórum têm data de início e término. Assim, não deixe as atividades para a última hora! Programe-se e aproveite ao máximo essa oportunidade.
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