1. Inscrições
2. O Curso
3. Certificação
4. Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP)
5. Outras Dúvidas
1. Inscrições
a. Qual é o período de inscrições para o Curso Introdução à LIBRAS – Online 2016?
As inscrições para o curso Introdução à LIBRAS – Online 2016 serão realizadas durante o período de 08 a 17 de agosto de 2016 exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
b. Quantas vagas serão oferecidas para a edição 2016 do curso?
Para a edição 2016 do curso serão ofertadas 10.000 (dez mil) vagas aos profissionais relacionados como público-alvo para o curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
c. Como será o processo de inscrição para a edição 2016 do curso?
Os interessados devem se inscrever, por adesão, por meio de formulário eletrônico.
d. Quem pode se inscrever no curso?
Na edição 2016 do curso poderão se inscrever todos os servidores da SEE-SP em exercício em quaisquer cargos ou funções dos três quadros da SEE-SP (Quadro do Magistério – QM, Quadro de Apoio Escolar – QAE e Quadro da Secretaria da Educação – QSE), conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) de junho de 2016, com exceção dos aprovados nas edições ofertadas anteriormente pela EFAP do curso Introdução à LIBRAS – Online.
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2. O curso
a. Qual é a carga horária do curso?
O curso tem carga horária total de 90 horas. O conteúdo do curso será distribuído em dois módulos. Para informações sobre o conteúdo, consulte o Regulamento do curso.
b. Qual é a duração desse curso?
A edição 2016 do curso pode ser realizada de 30 de agosto a 31 de outubro de 2016, respeitados os prazos para a realização de cada módulo. Consulte o Regulamento para verificar o cronograma do curso.
c. Como será realizado o curso? Haverá mediação de um professor tutor?
O curso será realizado totalmente a distância, no formato autoinstrucional, sem mediação de um professor tutor e sem interação com os demais cursistas. Cada cursista deve realizar as atividades de cada módulo em seu tempo, respeitados os prazos dispostos em Regulamento e as orientações dispostas em cada módulo e nas respectivas atividades.
d. O que é autoinstrucional?
O curso é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado no ritmo de cada cursista e não há mediação de professores tutores, nem interação com colegas cursistas. As atividades são individuais, objetivas e, caso haja respostas, estas são automáticas. Cabe a cada profissional se inscrever e realizar as atividades em seu tempo, conforme sua disponibilidade e prazo de realização de cada módulo do curso.
e. Como tiro dúvidas pedagógicas e/ou de conteúdo sobre as atividades e/ou sobre a dinâmica do curso?
O curso é autoinstrucional, sem mediação de um professor tutor. Atente-se às orientações dispostas em cada módulo e nas respectivas atividades. Caso tenha alguma dúvida específica quanto ao conteúdo e/ou dinâmica do curso, abra um chamado no “Fale Conosco”.
f. É possível refazer uma atividade?
O cursista terá três tentativas para realizar a atividade avaliativa de cada módulo. Após as três tentativas, será considerada a maior nota obtida. Para verificar os critérios de avaliação e certificação, consulte o Regulamento do curso.
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3. Certificação
a. Quais são os critérios de certificação para o curso?
Para ficar ciente dos critérios de certificação, consulte o item G do Regulamento da edição 2016 do curso.
b. O certificado contará para evolução funcional?
Sim. O cursista poderá utilizar o certificado do curso para evolução funcional pela via não acadêmica.
c. Quando serão emitidos os certificados?
Os certificados serão emitidos pela EFAP após o término do curso e respectiva homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE). O cursista receberá um certificado de 90 horas caso tenha sido aprovado nos dois módulos do curso.
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4. Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP)
a. Como acessar o curso no AVA-EFAP?
O acesso ao AVA-EFAP será liberado no início da edição 2016 do curso, em 30 de agosto de 2016, e é restrito aos inscritos no curso. Para acessá-lo, clique em “Acesse o Curso”, leia as orientações e, na tela de login do AVA-EFAP, utilize no campo “Usuário” o número de seu CPF (onze dígitos, sem pontos ou hífen), e no campo “Senha”, o número de seu RG conforme cadastrado (sem pontos ou hífen).
b. Como alterar o meu “Usuário” e a senha de acesso ao AVA-EFAP?
Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF. Para alterar a senha de acesso ao AVA-EFAP, você deve acessar o AVA-EFAP do curso, clicar sobre o seu nome (no canto direito do menu principal) e selecionar o item “Informações Pessoais”. Clique na seta ao lado da frase “Mude a Senha”. Em seguida, digite e confirme sua nova senha. Para confirmar as alterações realizadas, clique em “Salvar Alterações”. Importante: ao clicar no botão “Salvar Alterações”, sua senha antiga será solicitada. Após digitá-la, clique em “OK”.
c. Esqueci minha senha de acesso ao AVA-EFAP. O que devo fazer?
Para criar uma nova senha, acesse a tela inicial de login do AVA-EFAP, clique em “Esqueci minha senha” e siga as instruções da tela.
d. Como alterar os meus dados pessoais no AVA-EFAP?
Acesse o AVA-EFAP do curso, clique sobre o seu nome (no canto direito) e selecione o item “Informações Pessoais”. Você conseguirá alterar o seu e-mail e senha de acesso. Caso seja preciso alterar o seu nome, abra um chamado no “Fale Conosco” e solicite a correção.
e. Qual é a configuração mínima recomendada para o acesso ao AVA-EFAP?
Certifique-se de que o seu computador possui as configurações mínimas de hardware e software necessárias para a navegação no AVA-EFAP:
Software
- Windows XP Service Pack 2 (recomendados Windows XP Service Pack 3 ou posterior);
- Windows Vista;
- Windows 7;
- Plug-in Adobe Flash Player Versão 9 ou superior;
- Navegadores: Internet Explorer 8 ou superior; Firefox 20 ou superior; Chrome 20.0 ou superior; ou Safari 6 ou superior.
Hardware
- Mínimo de 1 GB de Memória RAM;
- Resolução de tela mínima de 1024x768;
- Conexão banda larga, preferencialmente 512 kbps ou superior;
- Conjunto de headset (fones de ouvido e microfone).
f. Como verificar a versão do meu navegador?
No Internet Explorer:
- Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;
- Clique em “Ajuda”;
- Clique em “Sobre o Internet Explorer”;
- Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;
- Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.internetexplorerbrasil.com/download e siga as instruções.
No Firefox:
- Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;
- Clique em “Ajuda”;
- Clique em “Sobre o Firefox”;
- Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;
- Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/ e siga as instruções.
No Google Chrome:
- Clique no ícone de “Configurações” situado ao lado da barra de endereços;
- Selecione a opção “Sobre o Google Chrome”;
- Será aberta uma página com as informações do navegador e a versão instalada;
- Caso seu navegador esteja desatualizado, acesse o site http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/ e siga as instruções.
g. Como saber se eu tenho a última versão do Adobe Flash Player?
Ao acessar um vídeo em “flash”, o assistente de instalação de “plug-ins” exibe um aviso através de uma barra amarela no topo da página. Você deve clicar no link para que o programa seja instalado. O processo leva apenas alguns segundos. Após a conclusão, o vídeo será exibido normalmente. Você também pode verificar se já possui a última versão do “Plug-in Adobe Flash Player”. Para baixá-lo, acesse o site http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e siga as instruções da página.
h. Estou com problemas de lentidão no meu acesso ao AVA-EFAP.
Problemas de lentidão no acesso ao AVA-EFAP podem ser oriundos de conexão lenta com a internet. A velocidade recomendada para um acesso fluido ao ambiente é de 512 kbps ou superior. Você pode verificar a velocidade da sua conexão pelo site http://www.speedtest.net ou pesquisar por outros serviços de teste de velocidade na internet.
Os navegadores, normalmente, baixam os arquivos das páginas dos sites visitados para agilizar o carregamento das páginas, entretanto, com o tempo, esses arquivos ocupam um espaço muito grande, o que pode dificultar a navegação. Assim, recomendamos que você faça periodicamente a limpeza do “cache” do seu navegador. Para isso, siga estes passos:
Ao utilizar o Internet Explorer:
- Abrir o Internet Explorer;
- Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;
- Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Opções da Internet”;
- Selecionar a aba “Geral” na nova janela aberta;
- Clicar em “Excluir” na área “Histórico de Navegação”;
- Marcar os itens “Arquivos de Internet Temporários” e “Cookies” na nova janela aberta;
- Clicar no botão “Excluir”; esta janela será fechada automaticamente;
- Para finalizar, clicar no botão “Aplicar” e, logo em seguida, no botão “OK”.
Ao utilizar o Firefox:
- Abrir o Firefox;
- Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;
- Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Limpar Dados Pessoais”;
- Selecionar a aba “Avançado” na nova janela;
- Habilitar os itens “Cookies” e “Cache” na nova janela aberta;
- Clicar no botão “Limpar Agora”; esta janela será fechada automaticamente.
Ao utilizar o Google Chrome:
- Clique no ícone de “Configurações”, situado ao lado da barra de endereços;
- Clique em “Configurações”;
- Role a tela para baixo e clique em “Mostrar configurações avançadas...”;
- Clique no botão “Limpar Dados de Navegação”; será aberta uma nova janela para que você escolha os arquivos de navegação a serem excluídos;
- Certifique-se de que a opção “Cache” esteja marcada e clique em “Limpar Dados de Navegação”.
i. Como visualizar arquivos PDF?
Alguns documentos disponíveis no site do curso e/ou no AVA-EFAP estão no formato PDF (ex.: Regulamento, cronograma, dentre outros). Para abrir esse tipo de arquivo, é necessário ter instalado no computador o programa “Adobe Reader” ou outro leitor de documentos. Para baixar o programa “Adobe Reader”, recomendamos que você acesse o site http://get.adobe.com/br/reader/.
j. Quais são os requisitos mínimos para assistir a um vídeo ou a uma videoconferência no meu computador?
Para assistir a um vídeo ou a uma gravação de videoconferência com boa qualidade de imagem e áudio:
1) Tenha instalado na máquina o programa “Windows Media Player”;
2) Procure eliminar a concorrência de outros computadores: deixe conectado à internet apenas o computador por meio do qual pretende assistir ao vídeo;
3) Utilize banda larga;
4) Certifique-se de que o computador utilizado possui o “plug-in” instalado;
5) Caso você utilize alguma distribuição do Linux, solicite o download de um <i>client</i> (videoLAN-VLC media player), que pode ser encontrado no endereço www.videolan.org.br. Ao acessá-lo, clique no ícone para download e escolha a versão adequada para sua distribuição.
Além disso, recomendamos que você faça uma limpeza no histórico de navegação, excluindo todo o “cache” armazenado em navegações anteriores ao AVA-EFAP. Verifique a configuração mínima para acesso ao AVA-EFAP.
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5. Outras Dúvidas
a. Gostaria de alterar o meu “Usuário” e a senha de acesso ao “Fale Conosco”/Não me lembro de minha senha de acesso ao “Fale Conosco”, como recuperá-la?
Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF. Você só conseguirá alterar a senha de acesso ao “Fale Conosco”. Para alterá-la, proceda da seguinte forma:
i. Acesse o “Fale Conosco”;
ii. Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”;
iii. Certifique-se de que o e-mail cadastrado está correto e atualizado;
iv. Retorne à tela de login e clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”;
v. Informe o seu CPF;
vi. Um link para receber uma nova senha será enviado ao seu e-mail pessoal;
vii. Clique no link e você será redirecionado a uma página com a nova senha de acesso. Além disso, você terá a opção de criar outra senha de sua escolha. Leia atentamente as orientações.
Lembre-se de que o sistema enviará o e-mail de redefinição de senha para o endereço cadastrado. Caso você não receba o e-mail, é possível que ele tenha ido para a caixa de “Spam” ou Lixo Eletrônico.
b. Como verificar se o meu chamado já foi respondido? Abri um chamado e não recebi a resposta em meu e-mail.
Todos os chamados são atendidos e/ou triados para análise e, então, respondidos. Caso o chamado aberto não tenha sido respondido, aguarde! Atenção: as respostas a todos os chamados abertos ficam disponíveis para consulta ao acessar o “Fale Conosco”. Você pode conferir a resposta e/ou a situação de seu chamado ao acessar o “Fale Conosco”. Para tanto:
i. Acesse o “Fale Conosco”;
ii. Clique no menu superior, em “Listar Chamados”;
iii. Verifique o status de todos os chamados abertos por você e, nos respondidos, consulte as respectivas respostas.
Além disso, a cada chamado respondido, você receberá uma notificação de resposta em seu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber/EFAP. Por esse motivo, é importante que seu e-mail esteja atualizado no cadastro da Rede do Saber/EFAP.
c. Como posso consultar as informações de um chamado aberto no “Fale Conosco”?
Todos os chamados abertos e as respectivas respostas ficam disponíveis para consulta ao acessar o “Fale Conosco”. Para consultar os seus chamados:
i. Acesse o “Fale Conosco”;
ii. No menu superior, clique em “Listar Chamados”; i
iii. Selecione as opções de filtro e clique em “Localizar”.
d. Como posso alterar o meu e-mail para receber as respostas aos chamados abertos no “Fale Conosco”?
Para alterar o seu e-mail ou outros dados pessoais na base da EFAP (acesso ao “Fale Conosco” e a demais ferramentas da Rede do Saber/EFAP):
i. Acesse o “Fale Conosco”;
ii. No menu superior, clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;
iii. Altere o seu e-mail e demais dados a serem atualizados;
iv. No menu lateral superior, clique em “Salvar”.
As alterações serão refletidas em todas as ferramentas da Rede do Saber/EFAP, exceto no AVA-EFAP.
e. Como corrigir os meus dados pessoais no cadastro da Rede do Saber/EFAP?
A alteração de dados cadastrais (nome, telefone, e-mail e endereço) no cadastro da Rede do Saber/EFAP deve ser realizada pelo próprio cursista. Para alterá-los, acesse a ferramenta “Fale Conosco”. Após efetuar o login, você será direcionado à página “Identificação Pessoal”. Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”, altere os dados necessários e, em seguida, clique no botão “Salvar”, localizado no topo da página, à direita.
f. Meu RG e/ou meu CPF está(ão) cadastrado(s) incorretamente na Rede do Saber/EFAP. Como corrigi-lo(s)?
Abra um chamado no “Fale Conosco” do curso, informe o RG e/ou o CPF corretos e solicite a atualização.
g. Outras dúvidas? Fale conosco!
Para sugestões e/ou outras dúvidas, abra um chamado no “Fale Conosco”. Para tanto, clique no link “Acesse o Fale Conosco”, disponível no menu lateral.
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