Quem sabe e gosta de matemática ajuda quem tem dificuldade.
Os grupos de estudo são compostos por até seis alunos do Ensino Fundamental e um tutor. O tutor é um estagiário, estudante de Licenciatura em Matemática, Química, Física ou áreas afins.
Os tutores estarão distribuídos pelo Estado, conforme as escolas participantes do projeto. São estudantes selecionados e capacitados para exercer a importante tarefa de apoiar os alunos em seus estudos. O tutor deve ter como interlocutor e referência na escola o professor coordenador do EF-Ciclo II.
O tutor estará à disposição dos alunos por até 90 minutos, duas vezes na semana (segunda e quarta ou terça e quinta) para auxiliá-los na compreensão do material ensinado pelo professor de Matemática em sala de aula.
A tutoria deve se desenvolver em um espaço da escola, adequado a essa atividade. A ideia é criar um ambiente informal e interativo, mas bastante focalizado no aprendizado do conteúdo de matemática, conforme ensinado em sala de aula. Pode-se revisitar o conteúdo de anos anteriores que seja necessário para se acompanhar adequadamente as aulas atuais, no formato de um grupo de estudos dirigido.
Nessa atmosfera, semelhante à de um plantão de dúvidas, não só o aprendizado do conteúdo deve ser facilitado, como também o intercâmbio de outros saberes, como a importância da educação, a sociabilidade, estratégias efetivas de estudo e o interesse pela matemática.
Espera-se que nesse ambiente menos estruturado do que a sala de aula, os alunos sintam-se confortáveis para colocar suas dúvidas e interagir de forma proveitosa com o tutor e seus próprios colegas.