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Conecte-se
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Ensino Fund. Ciclo II > Notícias 2009 > Notícias 2008
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Notícias 2008
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Disciplinas em vídeos para o quarto bimestre
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Nos vídeos, os coordenadores e autores das disciplinas apresentam informações que auxiliam o planejamento do dia-a-dia do professor, subsídios para a abordagem dos temas e sugestões de uso dos materiais propostos e complementares.
Os vídeos poderão ser assistidos por meio de qualquer computador conectado à internet. Para acessar os professores deverão utilizar seu CPF como login e senha.
Para ver os vídeos que já estão disponíveis, clique aqui.
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Encontro em Serra Negra
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O Encontro é uma iniciativa da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação dando seqüência às ações de formação continuada do Programa de Formação Intensiva dos Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Os Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, das 91 Diretorias de Ensino, estão convidados a participar.
A Secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a Assessora de Currículo e Avaliação, Maria Inês Fini, a Coordenadora da Cenp, Valéria de Souza e a Consultora da SEE, Guiomar Namo de Mello fazem a abertura do encontro na tarde da segunda-feira, dia 18.
Numa semana intensiva de formação, o tema inicial dos trabalhos será “O papel da área de conhecimento na Proposta Curricular da Educação Básica do Estado de São Paulo”. Entre outras abordagens, estão propostos temas como: “Como se estruturam as diversas disciplinas”, que será seguido do encontro com os coordenadores por matérias; “Diversificação do Ensino Médio”, “Novo telecurso” e demais ações emergenciais.
Haverá um dia inteiro dedicado à avaliação, que será coordenado pela Professora Maria Inês Fini. Estarão em análise e discussão o Saresp e Idesp e suas respectivas matrizes. O encontro será encerrado no dia 22 de agosto, sexta-feira, após o planejamento das próximas ações e a avaliação do evento .
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Disciplinas em vídeos para o terceiro bimestre
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Nos vídeos, os coordenadores e autores das disciplinas apresentam informações que auxiliam o planejamento do dia-a-dia do professor, subsídios para a abordagem dos temas e sugestões de uso dos materiais propostos e complementares.
Os vídeos poderão ser assistidos por meio de qualquer computador conectado à internet. Para acessar os professores deverão utilizar seu CPF como login e senha.
Para ver os vídeos que já estão disponíveis, clique aqui.
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Recuperação paralela no segundo semestre
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Assistente Técnico Pedagógico (ATPs) das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e Supervisores de ensino do Estado de São Paulo participaram, em 23, 24 e 25 de julho, de um encontro de orientação técnica, sobre a recuperação paralela, no Centro de Capacitação de Educadores Prof. André Franco Montoro.
O encontro foi aberto com a mesa-redonda “Dificuldade de aprendizagem ou dificuldade de ensino?”, da qual participaram a Profª Drª Maria Inês Fini, o Prof. Dr. Lino Macedo, a Profª Drª Maria Elisa Fini e a Profª Drª Zuleika de Felice Murrie.
A partir da análise dos dados das fichas de acompanhamento e avaliação, encaminhados pelas Diretorias de Ensino, foram apresentadas propostas de atividades para a implementação da gestão do projeto de recuperação paralela.
Os materiais impressos “Ler e Escrever” e “+ Matemática”, destinados aos professores e alunos, foram apresentados como apoio às atividades de recuperação paralela/módulo especial, no segundo semestre.
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O portal da Proposta Curricular registra 100.778 acessos
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O Portal tem por finalidade disponibilizar ferramentas e conteúdos de apoio à implementação da Proposta Curricular e do sistema de avaliação da rede pública estadual.
O site entrou no ar em 16 de outubro de 2007, com o objetivo de receber relatos de atividades bem sucedidas de professores. Foram recebidos 3 mil relatos, superando as expectativas iniciais. Em 2008, ele ganhou novas funções com videoconferências, transmitidas via streaming, que discutem o currículo na escola, as áreas do conhecimento e as orientações para o trabalho em cada disciplina.
Professores, coordenadores, dirigentes de ensino e demais agentes educacionais podem acessar, entre outros conteúdos, vídeos com orientações sobre os Cadernos do Professor de 1º e 2º bimestre, referentes às disciplinas do segundo ciclo do Ensino Fundamental (quinta a oitava série) e do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual.
Além disso, no site, os professores da 3ª série do Ensino Médio participam do curso Grandes temas da atualidade do projeto Apoio à Continuidade de Estudos, cuja meta é dar subsídios aos professores, para que favoreçam aprendizagens, a partir de temas interdisciplinares que contribuam para o desempenho de seus alunos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio –, e as possibilidades de acesso ao ensino superior.
O São Paulo faz escola também disponibiliza o “Fale Conosco” e “Tira Dúvidas”, ferramentas importantes para que os agentes educacionais possam registrar suas dúvidas, críticas e sugestões
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Disciplinas em vídeos para o segundo bimestre
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Nos vídeos, os coordenadores e autores das disciplinas apresentam informações que auxiliam o planejamento do dia-a-dia do professor, subsídios para a abordagem dos temas e sugestões de uso dos materiais propostos e complementares.
Os vídeos poderão ser assistidos por meio de qualquer computador conectado à internet. Para acessar os professores deverão utilizar seu CPF como login e senha.
Para ver os vídeos que já estão disponíveis, clique aqui.
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Caderno do Professor – 1º Bimestre: Avaliando especifi-camente cada disciplina
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A pesquisa tem por finalidade avaliar o trabalho educacional da Proposta Curricular – 1º bimestre/2008 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – para os alunos do Ensino Fundamental ciclo II (quinta a oitava série) e Ensino Médio das escolas da rede pública estadual.
Este trabalho contou com o Caderno do Professor, um material estruturado para que escolas desenvolvessem a proposta curricular em todas as disciplinas. A experiência dos professores com os conteúdos propostos nos Cadernos será fundamental para a revisão da Proposta.
Cada disciplina conta com um formulário eletrônico específico disponível neste site. Selecione a opção “identificação por login e senha”. Utilize o seu número de CPF nos campos login e senha. Após o preenchimento da pesquisa, não se esqueça de salvar os dados clicando no botão “finalizar”. Se você é professor participe. Clique aqui para iniciar o preenchimento da pesquisa.
Qualquer dificuldade pode ser reportada pelo “Fale Conosco”.
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Videoconferência apresenta o Programa Qualidade da Escola
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As 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo participaram da videoconferência sobre o Programa de Qualidade na Escola. Transmitida também pela internet, a VC registrou 2.380 conexões em todo o Estado. O tema foi apresentado à rede pública de ensino pela Secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, com abordagens da Secretária-adjunta, Iara Prado, e da Assessora de Currículo e Avaliação, Maria Inês Fini. A principal finalidade do Programa de Qualidade da Escola é promover a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual paulista e a eqüidade do sistema.
Clique aqui para assistir à gravação da videoconferência realizada no dia 20 de maio.
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Análise dos dados da pesquisa permitirá avaliar as ações do período de “Recuperação Inicial”
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Concluída a fase de levantamento dos dados, a Secretaria passa a analisar os resultados da pesquisa de avaliação dos professores da rede que participaram do trabalho com as propostas do Jornal do Aluno e a Revista do Professor.
O projeto “Recuperação Inicial” teve duração de 42 dias, de 18 de fevereiro a 30 de março de 2008. Envolveu 3,6 milhões de alunos da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª e 8ª séries) e do Ensino Médio.
Uma amostragem significativa dos professores envolvidos no projeto “Recuperação Inicial” respondeu à pesquisa: 45.925 que representam 36,83% da base de dados.
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Videoconferência apresentada pela Secretária Maria Helena Guimarães de Castro
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O Programa de Qualidade da Escola tem como principal finalidade promover a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual paulista e a eqüidade do sistema. Assim, cada escola terá um indicador de qualidade do ensino, o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), e o estabelecimento de metas para o seu aprimoramento. Seguindo a sinalização dos pontos a ser conquistados, a escola poderá planejar a sua evolução ano a ano.
As equipes das Diretorias de Ensino – , ATPs e Supervisores – assistirão à videoconferência nos ambientes da Rede do Saber. Diretores e Vice-diretores assistirão, ao vivo, nas próprias escolas, por streaming, onde estarão disponíveis orientações que facilitarão a obtenção de uma visualização com qualidade.
Posteriormente, a videoconferência será disponibilizada para que os Professores Coordenadores possam discutir o Programa em conjunto com os professores durante as HTPCs.
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Saúde pública abre a seqüência dos 11 grandes temas da atualidade
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Na abertura da VC, a Profa. Cida Magnanini apresentou a estrutura do curso e o calendário dos temas. Entre esses, os já previstos e agendados são: “Muros que Nascem”, “Energia e Sociedade”, “Aquecimento Global”, “História” e “Matemática”. Por sua vez, Ana Panzani orientou sobre o procedimento de inscrições, o critério das presenças e o preenchimento do relatório de avaliação de desempenho, sempre com o número do protocolo registrado. Todo o material informativo será disponibilizado neste site o mais breve possível.
A Profa. Ghisleine, ao abordar a “Saúde Pública”, comparou a situação brasileira à mundial, destacando a importância de ações que incrementem a disponibilização de recursos públicos e, conseqüentemente, possibilitem enfrentar as doenças causadas pela carência dos mesmos. Utilizou gráficos, planilhas, fotografias e textos para ilustrar a evolução histórica da Saúde Pública no Brasil, indicando as alternativas de cura usadas anteriormente e a criação do primeiro Ministério da Saúde no país, em 1953. Finalmente, apresentou o desnível na facilidade de acesso aos recursos de saúde por diferentes etnias e os “efeitos deletérios”: resultados na mortalidade infantil e na longevidade das raças.
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SEE promove o curso “Grandes temas da atualidade”
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A Secretaria Estadual da Educação promoverá, a partir de 14 de maio, o curso “Grandes Temas da Atualidade”, com carga horária de 33 horas e certificação pela CENP. O curso é destinado a professores-coordenadores do Ensino Médio e a professores das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática envolvidas no projeto “Apoio à Continuidade de Estudos”.
A 1ª Videoconferência ocorrerá no dia 14 de maio, quarta-feira, das 14h às 15h30. Os 30 minutos iniciais serão dedicados às orientações gerais sobre o curso, a função dos Professores Coordenadores nas atividades coletivas, as VCs nas HTPCs e sobre o Relatório Avaliativo. Haverá três momentos de interação em que os PCs poderão enviar questões pela internet. A VC terá continuidade com o tema “Saúde Pública”, conduzido pela Profª Drª Ghisleine Trigo Silveira.
Seguem informações sobre a organização do curso:
Carga horária
33 horas assim distribuídas:
11 videoconferências, com duração de uma hora cada, via internet (total: 11 horas).
Atividades coletivas relativas às temáticas abordadas nas VCs, conduzidas pelos professores coordenadores nas HTPCs, com duração de duas horas cada (total: 22 horas).
Duração e periodicidade
As atividades acontecerão de maio a junho e de agosto a novembro de 2008. As VCs serão transmitidas quinzenalmente, às quartas-feiras, e ficarão disponíveis na internet durante uma semana a contar da data de sua realização.
Inscrições
As inscrições de todos os participantes serão efetivadas, no período de 14 a 20 de maio, por apenas um professor coordenador de cada escola, a partir de um formulário específico disponibilizado neste site.
Nas escolas em que ainda não há professor-coordenador, as inscrições dos professores e o Relatório Avaliativo poderão ser feitos pelo diretor ou pelo vice-diretor.
Embora as inscrições devam ser feitas por apenas um PC de cada escola, naquelas em que há mais de um PC de Ensino Médio, todos serão responsáveis por realizar as atividades (assistir à VC e conduzir as duas horas de trabalho coletivo) com seu grupo de professores, no horário de sua HTPC, e repassar o Relatório Avaliativo ao PC responsável pelas inscrições e lançamento das presenças.
Presença
A presença dos participantes que assistirem às VCs na escola será aferida pelo PC e, posteriormente, lançada em relatório a ser disponibilizado. O acesso à VC se dará por meio do login do professor-coordenador. Os participantes que assistirem à VC em outro local terão presença confirmada por meio do login às VCs.
Só será atribuída presença aos participantes que assistirem às VCs durante a primeira semana a contar da data de sua exibição. Após esse período, não será mais possível computar presença, uma vez que as VCs estarão disponíveis para o público.
Clique aqui para assistir à gravação da videoconferência realizada no dia 14 de maio.
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Novas orientações para o encerramento do 1º bimestre
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A CENP e a coordenação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM gravaram em vídeo as novas orientações para o encerramento do primeiro bimestre.
O vídeo poderá ser assistido por meio de qualquer computador conectado à internet.
Para assistir os professores deverão utilizar seu CPF como login e senha.
Os Professores-Coordenadores, Assistentes Técnico Pedagógicos e Diretores devem utilizar os dados de cadastro na Rede do Saber, normalmente o número de CPF como Login e RG como senha.
Atenção: Para assistir ao vídeo é preciso ter o Windows Media Player 9 ou superior instalado no seu computador. Caso não possua, clique aqui para fazer o download
Se você é Professor ou Professor Coordenador clique aqui para assistir ao vídeo com as orientações.
Se você é Dirigente, Diretor ou Supervisor de ensino clique aqui para assistir ao vídeo com as orientações.
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Disciplinas em vídeos para o primeiro bimestre
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Nos vídeos, os coordenadores e autores das disciplinas apresentam informações que auxiliam o planejamento do dia-a-dia do professor, subsídios para a abordagem dos temas e sugestões de uso dos materiais propostos e complementares.
Os vídeos poderão ser assistidos por meio de qualquer computador conectado à internet. Para acessar os professores deverão utilizar seu CPF como login e senha.
Clique aqui para ver os vídeos que já estão disponíveis.
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Entrega do material da Proposta Curricular – 2º bimestre
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A partir do dia 12 de maio, as Diretorias de Ensino começarão a receber os materiais destinados às escolas, professores e professores coordenadores de Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, referentes à Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2º bimestre.
Os materiais serão enviados em várias remessas. A IMESP informará a data prevista de cada remessa pelo endereço de e-mail do gabinete da Diretoria de Ensino. Também será possível visualizar, no formulário eletrônico do site do projeto, as informações referentes a cada remessa encaminhada, por meio do link “acompanhamento de remessa”, o último no canto esquerdo da tela (ícone de um caminhão).
É fundamental registrar, também no formulário eletrônico do site, a chegada de cada remessa de material à Diretoria de Ensino. Para isso, siga os passos abaixo:
1. Clique em “Entrega de Materiais EF II e EM” no lado direito desta tela.
2. Clique no ícone “2º Bimestre – Cadernos do Professor e do Gestor”.
3. Utilize o código da DE como login e senha; por exemplo, DE-00371 (cinco dígitos).
4. Clique no ícone de recebimento, o primeiro no canto superior esquerdo da tela.
5. Na próxima tela, você verá a relação dos materiais e quantidades previstos para sua DE. Indique, logo que receber cada remessa, para cada um dos materiais, a quantidade recebida, no campo aberto da última coluna da direita, intitulado “Quantidade recebida na remessa”.
6. Depois de preencher as quantidades recebidas, clique em “Confirmar” para salvar os dados registrados.
Você não deve esperar chegar todo o material para registrar as quantidades. O formulário eletrônico registrará e somará os valores inseridos a cada remessa recebida.
Confira, no ato de recebimento, se os dados da Nota Fiscal correspondem à quantidade de caixas e materiais recebidos e anote qualquer divergência no próprio documento da transportadora. Posteriormente, informe nossa equipe por meio do “Fale Conosco”.
Serão encaminhados 64 materiais:
Cadernos do Professor
Matemática - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Física - 1ª, 2ª, 3ª
Química - 1ª, 2ª, 3ª
Biologia - 1ª, 2ª, 3ª
Ciências - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª
História - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Geografia - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Filosofia - 1ª, 2ª
Língua Portuguesa - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Inglês - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Arte - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª
Educação Física - 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 1ª, 2ª, 3ª
Caderno do Gestor – volume 2
Caso tenha alguma dificuldade, acesse o link do Fale Conosco localizado no canto superior direito do formulário.
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Primeiro bimestre em vídeo
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Encontro reúne coordenadores e autores dos cadernos do professor para discutir a implantação da proposta curricular
Na ocasião, os coordenadores e autores dos Cadernos do Professor foram saudados pela Secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro e a Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM, Maria Inês Fini.
O material didático desenvolvido pelos autores foi elogiado com relação ao conteúdo e a qualidade que apresentam. “O material é ótimo,” ressaltou a Secretária.
A Coordenadora Maria Inês agradeceu o empenho de todos e ressaltou a importância da existência de um conteúdo básico, que norteie as necessidades mínimas de aprendizado.
Ambas aproveitaram a opor-tunidade para analisar com os presentes, os principais proble-mas de infraestrutura da Rede de Ensino Estadual e as alternativas para solução.
Anunciaram ainda que serão gravados 63 vídeos, que contemplam as 12 matérias das séries do Ensino Fundamental (Ciclo II) e do Ensino Médio, focalizando as situações de aprendizagem indicadas nos cadernos do professor.
As gravações, que tiveram início nesta segunda-feira, já respondem algumas das questões recebidas pelo Fale Conosco. Encerrada a etapa de gravação e edição, os vídeos serão disponibilizados neste site para os professores da Rede.
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Adiada a videoconferência do dia 24 de abril
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Informamos que, por motivos técnicos, a videoconferência sobre a implantação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo prevista para o próximo dia 24 de abril (quinta-feira), foi adiada e será transmitida em outra data ainda a ser definida.
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Videoconferência discute a aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática
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A videoconferência foi realizada no dia 16/4, por streaming, com a coordenação da professora Maria Inês Fini. Se você é Diretor Escolar ou Dirigente Regional de Ensino clique aqui para assistir.
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Pesquisa de Avaliação das atividades realizadas no período de 18 de fevereiro a 30 de março de 2008
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Foram 40 dias de implementação do projeto de Recuperação Inicial, envolvendo alunos - do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª e 8ª séries) e Ensino Médio – da Rede Pública Estadual.
A finalidade da pesquisa é conhecer a opinião dos professores sobre a aplicação do projeto, para que os ajustes necessários possam ser feitos.
Um formulário eletrônico específico foi desenvolvido, com esta finalidade. O acesso poderá ser feito de casa ou da escola.
Se você é professor participe. Clique aqui e selecione a opção “identificação por login e senha”. Utilize o seu número de CPF nos campos login e senha. Para entrar no formulário clique em Aplicação Projeto Inicial de Recuperação.
Após o preenchimento da pesquisa, não se esqueça de salvar os dados clicando no botão “finalizar”.
Qualquer dificuldade pode ser reportada no “Fale Conosco”.
Os dados deverão ser enviados até o dia 30 de abril. Após o levantamento, serão consolidados e disponibilizados.
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A instrução Cenp, de 3 de abril de 2008, indica que a prova de Língua Portuguesa será realizada no dia 15 de abril e a de Matemática no dia 16
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Segundo a instrução “os resultados permitirão: a identificação de quais os alunos que ainda apresentam dificuldades para poderem interagir com a nova proposta curricular, demonstrando necessidades de recuperação contínua e servindo de referência para outras práticas docentes; a identificação dos alunos que apresentam maior grau de defasagem, que deverão ser encaminhados aos estudos de recuperação paralela, que terão início no mês de maio”.
Clique aqui para acessar todo o conteúdo da Instrução Cenp com as orientações para aplicação e correção da prova. (PDF, 12KB. Publicado em 08/04/2008)
Se você é Diretor Escolar, clique aqui para acessar as orientações e documentos para aplicação e correção da prova.
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SEE-SP promove videoconferência de orientação e disponibiliza material de apoio ao projeto
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A Secretaria de Estado da Educação, visando melhorar a formação dos jovens que freqüentam o Ensino Médio, vem desenvolvendo uma política educacional que abrange a diversificação curricular, com a introdução de cursos técnicos, a formação de professores, a universalização do ensino, a implantação de salas de leitura e o fornecimento de materiais e equipamentos que proporcionem o acesso aos bens culturais.
Esta proposta da Secretaria tem como objetivo:
- Proporcionar maiores chances de sucesso na continuidade de estudos por parte de alunos oriundos do ensino público oferecido pelo Estado de São Paulo;
- Realizar aulas contextualizadas para melhor assimilação dos conteúdos curriculares do Ensino Médio;
- Proporcionar material didático especial para o aprofundamento dos estudos;
- Focar temas para o aprofundamento de cada disciplina curricular;
- Promover a formação de professores para aulas de apoio;
- Explorar a relação entre conteúdos curriculares e as profissões visando auxiliar o jovem em suas escolhas.
Para cumprir estes objetivos, apresentar o projeto e preparar ATPs, supervisores e diretores, que irão atuar como mediadores, acompanhando as orientações no processo de formação de aproximadamente 13.500 professores responsáveis pelas aulas destinadas ao apoio e à continuidade de estudos, foi realizada uma videoconferência no dia 2 de abril, das 14h às 16h30.
Clique aqui para assistir a videoconferência realizada no dia 02 de abril.
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ATPs participam de capacitação para a discussão da Proposta Curricular
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A videoconferência ocorreu na terça-feira, 25 de março, e teve a participação dos ATPs das Diretorias de Ensino da Região Metropolitana e do interior do Estado.
A Profaª. Maria Inês Fini apresentou os objetivos e o processo de discussão da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e para o Ensino Médio do Estado de São Paulo junto aos Professores Coordenadores.
Assessorada pelas professoras da CENP Jane Borrelli , Valéria de Souza e Wilma Del Boni, Maria Inês esclareceu dúvidas e orientou a participação dos ATPs nas ações de formação que ocorrerão nos dias 27 e/ou 28, conforme agenda previamente divulgada.
Clique aqui para acessar a proposta de agenda para o Professor Coordendador que é parte do Caderno do Gestor – volume 1. (PDF, 418KB. Publicado em 24/03/2008)
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SEE divulga lista de classificados na primeira etapa do processo de credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM
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Quase 39.000 candidatos estavam aptos a fazer a prova, que ocorreu no dia 9 de março em todo o estado. As inscrições realizaram-se pelo site do São Paulo Faz Escola em duas etapas.
A prova teve duração de três horas e foi realizada em 95 locais indicados pelas diretorias de ensino na capital e interior.
Os candidatos responderam 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e sobre as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
clique aqui para conferir a relação completa dos classificados na prova escrita.
Próximas etapas
Os candidatos classificados, após entregar o projeto de trabalho, passarão por entrevista. No total, serão 12 mil selecionados, entre EF Ciclo I, EF Ciclo II e EM, o que corresponde ao dobro do quadro atual da SEE, que é de seis mil professores coordenadores. As inscrições para professor coordenador do EF Ciclo I ocorrerão no segundo semestre de 2008.
As normas do processo foram estabelecidas pela resolução SE-88, de 19 de dezembro de 2007. O processo de credenciamento foi necessário em virtude do estabelecimento de alterações na função pela Secretaria da Educação em 2007. Algumas das principais mudanças são: cada professor coordenador terá carga horária de 40 horas semanais; será responsável por um segmento (1ª a 4ª, 5ª a 8ª ou ensino médio), e a função será gratificada
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SEE divulga gabarito da prova referente ao processo de credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM
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Professores de todo o estado fizeram a prova no domingo, 9 de março, em 95 locais determinados pelas diretorias de ensino na capital e interior.
Durante três horas os candidatos responderam 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e sobre as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio .
clique aqui para conferir o gabarito da prova.
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Prova para os inscritos no processo de credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM acontece no domingo, 9 de março, em todo o estado
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No total, 38.910 mil professores se inscreveram. A prova começa às 8h30 e tem duração prevista de três horas e será realizada em 95 locais determinados pelas diretorias de ensino na capital e interior.
Os candidatos deverão responder 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e sobre as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A bibliografia base para a elaboração das questões está disponível aqui no site São Paulo Faz Escola.
Instruções
O professor deverá comparecer ao local da prova indicado em seu protocolo de inscrição ou pré-inscrição, levando:
- documento de identidade com foto (serão aceitos, passaporte, carteira profissional, carteira de habilitação com foto e documentos profissionais com foto);
- número do registro no sistema RS;
- protocolo de inscrição ou pré-inscrição;
- caneta esferográfica de tinta na cor preta;
- lápis e borracha;
Para saber sobre o local da prova, turma e relação nominal dos inscritos clique aqui.
Próximos Passos
Até 14 de março, os candidatos deverão apresentar projeto de trabalho e, entre 17 e 20 de março, passarão por entrevista. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no dia 24 de março.
As normas do processo foram estabelecidas pela resolução SE-88, de 19 de dezembro de 2007. O processo de credenciamento foi necessário em virtude do estabelecimento de alterações na função pela Secretaria da Educação em 2007. Algumas das principais mudanças são: cada professor coordenador terá carga horária de 40 horas semanais; será responsável por um segmento (1ª a 4ª, 5ª a 8ª ou ensino médio), e a função será gratificada.
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Secretaria da Educação encerrou na quarta-feira, 5 de março, as inscrições para o processo de credenciamento de professor coordenador de EF II e EM
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A prova escrita será no domingo, dia 9, a partir das 8h30, nos locais definidos pelas diretorias de ensino. As inscrições foram efetuadas até às 18h do dia 5 de março, aqui no site do São Paulo faz Escola.
Participarão da prova escrita os candidatos que se enquadrarem nos seguintes termos: os que tiveram inscrições deferidas; aqueles cujas inscrições tenham sido indeferidas; os que têm o protocolo da pré-inscrição efetuada até 05/03.
Clique aqui para consultar o protocolo de inscrição
A prova terá 20 questões de múltipla escolha sobre propostas curriculares e metodologias das áreas.
A apresentação dos documentos exigidos pelo artigo 4º da Resolução SE nº 88/2007 e a respectiva conferência pelo supervisor de ensino deverão ocorrer antes da confirmação do candidato para fins do ato de designação.
As etapas seguintes à prova escrita serão: apresentação do projeto de trabalho e entrevista.
Requisitos para a vaga
I - Ser portador de diploma de licenciatura plena;
II - Contar, no mínimo, com 3 (três) anos de experiência como docente da rede estadual de ensino;
III - Ser docente efetivo classificado na unidade escolar em que pretende ser Professor Coordenador ou ser docente com vínculo garantido em lei, com, no mínimo 10 (dez) aulas atribuídas na unidade escolar em que pretende ser Professor Coordenador.
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Reabertas inscrições para o processo de credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM
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O novo prazo para quem ainda não se inscreveu vai de 28 de fevereiro até 05 de março.
O formulário de pré-inscrição estará disponível a partir das 8h do dia 28/02.
A prova escrita que é parte do processo de credenciamento já tem data definida: 09 de março.
Alterações
Poderão prestar a prova do dia 09/03 todos os candidatos que se enquadrem nos seguintes termos: os que tiveram inscrições deferidas; aqueles cujas inscrições tenham sido indeferidas; os que já têm o protocolo de pré-inscrição e os que vierem a se inscrever no período de inscrição de 28/02 a 05/03 e que passarão a ter também seu protocolo de pré-inscrição.
A apresentação dos documentos exigidos pelo artigo 4º da Resolução SE nº 88/2007 e a respectiva conferência pelo supervisor de ensino deverão ocorrer antes da confirmação do candidato para fins do ato de designação.
Desta forma, fica suspensa a validação do ato de inscrição do candidato pelo supervisor de ensino.
Na prova escrita os candidatos deverão responder 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A bibliografia base para a elaboração das questões está disponível aqui no site São Paulo Faz Escola.
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição
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Termina prazo de validação da inscrição para credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM
E SEE já inicia preparação para aplicação da prova escrita, próximo passo do processo
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Terminou às 12 horas de sábado, 23 de fevereiro, o prazo de validação da inscrição de docentes interessados em atuar como professores coordenadores no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O professor já inscrito ainda pode acessar através do site do São Paulo faz Escola o resultado da validação e imprimir seu protocolo.
A próxima etapa será a prova escrita que acontece no dia 02 de março, a partir das 8h30. O local será definido pelas diretorias de ensino.
Preparação para aplicação da prova
A partir de 25/02 e até as 18h do dia 27/02 (até as 18h), estará disponível aqui no São Paulo faz Escola o formulário eletrônico para cadastramento e inscrição dos aplicadores, fiscais coordenadores que participarão da aplicação da prova aos inscritos. As Diretorias de Ensino receberam as orientações sobre essa etapa, através do boletim 14 do SPFE para organização das provas. Os supervisores, coordenadores, aplicadores fiscais devem clicar aqui para acessar o formulário.
Durante 3 horas os candidatos deverão responder a 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Clique aqui para acessar o formulário de cadastramento e inscrição dos aplicadores, fiscais e coordenador da prova
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Prorrogado até o dia 23, sábado, prazo de validação da inscrição para credenciamento de professores coordenadores de EF II e EM
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Vai até as 12 horas de sábado, 23 de fevereiro, o prazo de validação da inscrição de docentes pré-inscritos no processo de credenciamento para atuar como professores coordenadores no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
A próxima etapa será a prova escrita que acontece no dia 02 de março, a partir das 8h30 e com duração de 3 horas. O local será definido pelas diretorias de ensino.
Prova Escrita
Os candidatos deverão responder a 20 questões de múltipla escolha sobre as propostas curriculares e as metodologias de todas as áreas e disciplinas do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A bibliografia base para a elaboração das questões está disponível aqui no site São Paulo Faz Escola ou pelo link no portal da Secretaria da Educação: www.educacao.sp.gov.br.
Próximos Passos
Entre 4 e 14 de março, os candidatos deverão apresentar projeto de trabalho e, entre 17 e 20 de março, passarão por entrevista. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no dia 24 de março.
No total, serão 12 mil selecionados, entre EF Ciclo I, EF Ciclo II e EM, o que corresponde ao dobro do quadro atual da SEE, que é de 6 mil professores coordenadores.
As inscrições para professor coordenador do EF Ciclo I ocorrerão no segundo semestre de 2008.
Mudanças
As normas do processo foram estabelecidas pela resolução SE-88, de 19 de dezembro de 2007.
O processo de credenciamento foi necessário em virtude do estabelecimento de alterações na função pela Secretaria da Educação em 2007. Algumas das principais mudanças são: cada professor coordenador terá carga horária de 40 horas semanais, será responsável por um segmento (1ª a 4ª, 5ª a 8ª ou ensino médio), e a função será gratificada.
Os novos professores coordenadores terão papel fundamental na implantação do novo currículo, como enfatiza Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular de EF Ciclo II e EM.
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"[...] Sintam-se muito motivados a preencher essa função que foi, na verdade, um reconhecimento da Secretaria de Educação, pelo valor que essa função tem na implantação do currículo e na gestão do currículo na escola. A resolução pela criação das novas funções foi algo definitivo para estruturar nosso trabalho de implantação do currículo [...]."
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Maria Inês Fini
Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM
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Volta às aulas: Rede inicia na segunda-feira, 18/02, implantação da Proposta Curricular para EF II e EM
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Alunos de 5ª a 8ª série e do Ensino Médio têm atividades direcionadas para o desenvolvimento de habilidades em leitura e produção de textos e em raciocínio lógico matemático.
Na segunda-feira, 18 de fevereiro, 5,5 milhões de estudantes de 5.500 escolas voltaram às aulas na rede pública do estado de São Paulo.
Os cerca de 3,6 milhões de alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio iniciaram o ano letivo de 2008 com novidades importantes: reforço nas seis primeiras semanas e implantação da base curricular comum, a Proposta Curricular para Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.
Atividades
Até 30 de março, os alunos terão atividades em todas as disciplinas, com o objetivo de reforçar as estruturas lingüísticas e lógico-matemáticas, consideradas básicas para o prosseguimento dos estudos. Para isso, alunos e professores contarão com material didático específico para esse período: o Jornal do Aluno e a Revista do Professor. Cada aluno terá o seu Jornal para desenvolver as atividades na classe. Já os professores terão na Revista, orientação sobre como tratar os temas em sala de aula. São 10 títulos para o período de reposição, separados por disciplinas.
“As competências de leitura, escrita e matemática são básicas para o futuro de qualquer estudante. É muito importante que reforcemos Matemática e Língua Portuguesa, para que o aluno passe a ganhar conhecimento nas outras”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Proposta Curricular
A proposta curricular para EF II e EM, base comum para todas as escolas, representa um importante passo na implantação das dez metas prioritárias pela SEE para melhoria na qualidade de ensino e atende a uma antiga reivindicação dos professores.
Em 2007, a Secretaria aceitou o desafio de formular um novo currículo para a rede pública, centrada na escola e na figura do professor, tomando por base as boas práticas desenvolvidas em sala de aula. Iniciou-se, assim, uma consulta inédita: todas as escolas foram convidadas a relatar suas experiências exitosas. O resultado foi significativo: mais de 3 mil relatos foram enviados por meio do site “São Paulo faz Escola”.
Ao mesmo tempo, especialistas selecionados entre nomes de referência nacional em educação debruçaram-se sobre os fundamentos da proposta, trabalhando seus conceitos: currículo é cultura; currículo referido a competências; currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora; currículo que articula as competências para aprender e currículo contextualizado no mundo do trabalho. Além disso, os especialistas foram balizados pelas seguintes referências: respeito ao saber já construído, foco na orientação para gestão do currículo na escola e orientações para a gestão da aprendizagem na sala de aula.
Desse processo, resultou o material a ser usado durante o ano, organizado em publicações bimestrais: Cadernos do Gestor e Cadernos do Professor. Foram também disponibilizados para a Rede vídeos de orientação e apoio; ferramentas de pesquisa e de trabalho colaborativo entre as equipes, e um site interativo. Orientações e capacitações para professores, ATPs, supervisores, diretores de escolas e dirigentes de ensino foram ministradas em sistema presencial e por videoconferências.
A Secretaria oferece à Rede, por meio do trabalho de construção da Proposta Curricular para EF II e EM somado à proposta de reposição de conteúdos essenciais nas primeiras seis semanas de aulas, um referencial para que o ensino público avance de modo significativo já nesse ano de 2008.
Todo este esforço para um ensino de qualidade busca fortalecer a escola, na sua função de preparar o futuro dos alunos, como destaca Maria Helena Guimarães de Castro.
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"[...] A escola tem um papel fundamental para que nossos alunos sejam cada vez mais cidadãos de verdade [...]."
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Maria Helena Guimarães de Castro
Secretária da Educação de São Paulo
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Encerradas inscrições para credenciamento para Professor Coordenador de EF Ciclo II e EM
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Terminou às 18h da sexta-feira, 15, o prazo de inscrição dos professores interessados em participar do processo de credenciamento para exercer essa função na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Também foram encerradas as inscrições de supervisores que atuarão como responsáveis pelo credenciamento.
Os formulários eletrônicos continuam disponíveis para que o professor possa ver o seu protocolo de inscrição e o Supervisor de Ensino dê prosseguimento à validação das inscrições.
Os chamados enviados pelo Fale Conosco ou e-mail, até as 18h do dia 15, relatando dificuldades no processo de inscrição, serão avaliados e atendidos.
O prazo de validação das pré-inscrições, nas Diretorias de Ensino, foi prorrogado até as 18h do dia 21/02.
Dúvidas sobre a validação da pré- inscrição podem ser esclarecidas pelo Fale Conosco, em chamados abertos até as 14h do dia 21. Instruções relativas a esta etapa do processo de credenciamento foram enviadas à Rede através dos boletins nº 12 para supervisores e 13 para diretores de escolas.
Boletim nº 13 - Retificação / Credenciamento de Professores Coordenadores - prorrogação da validação das pré-inscrições, para Diretores. clique aqui. (PDF, 477KB. Publicado em 15/02/2008)
Boletim nº 12 - Credenciamento de Professores Coordenadores - validação de inscrições, para Supervisores. clique aqui. (PDF, 129KB. Publicado em 15/02/2008)
Boletim nº 06 - Orientação para diretores sobre inscrição para credenciamento de Professores Coordenadores para EF Ciclo II e EM. clique aqui. (PDF, 457KB. Publicado em 08/02/2008)
Comunicado CENP de 06/02/2008 - Orientação para Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino e Diretores das Escolas sobre processo de credenciamento para a função de professor coordenador. clique aqui. (PDF, 13.5KB. Publicado em 08/02/2008)
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Secretaria conclui entrega de material para as primeiras seis semanas de aulas de 2008 nas diretorias de ensino da Rede
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Esse material será utilizado pelos alunos e professores de Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio e servirá de apoio à implantação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, que começa a vigorar a partir desse ano.
As diretorias de ensino já receberam o conjunto formado pelo Jornal do Aluno, Revista do Professor e Vídeo de apoio. Nos próximos dias, O Jornal do Aluno estará disponível em todas as escolas.
Nas escolas que oferecem os dois níveis de ensino, são entregues 4 tipos do “Jornal do Aluno”: um de 5ª e 6ª séries do EF, um de 7ª e 8ª séries do EF; um de 1ª série do EM; e um de 2ª e 3ª séries do EM.
As escolas que oferecem apenas um nível de ensino recebem os respectivos materiais.
As diretorias de ensino receberam o Jornal do Aluno e a Revista do Professor - 5 exemplares para EF e 5 para o EM.
Orientações para os diretores referentes à entrega desse material estão contidas nos boletins específicos que vem sendo enviados para dirigentes e diretores desde o dia 8/01/2008.
Diretores e dirigentes também devem acessar o formulário “Entrega de Materiais EF II e EM”, importante para controlar o recebimento adequado desses materiais. Para isso, é preciso ter à mão o código CIE, que será usado como login e senha, e clicar o banner disponível no lado direito da página inicial desse site ou clique aqui.
Para qualquer informação adicional, acesse o “Fale Conosco”.
Boletim nº 11 - “Erramos”- para Dirigentes, clique aqui. (PDF, 474KB. Publicado em 13/02/2008)
Boletim nº 10 - “Novas orientações a respeito da retirada de materiais de professores” - para Diretores, clique aqui. (PDF, 477KB. Publicado em 13/02/2008)
Boletim nº 09 - “Novas orientações a respeito da retirada de materiais de professores” - para Dirigentes , clique aqui. (PDF, 479KB. Publicado em 13/02/2008)
Boletim nº 08 - “Orientações para distribuição de material para professores” - para Diretores, clique aqui. (PDF, 503KB. Publicado em 13/02/2008)
Boletim nº 07 - “Orientações para distribuição de material para professores” - para Dirigentes, clique aqui. (PDF, 625KB. Publicado em 13/02/2008)
Boletim nº 05 - Orientação sobre "Entrega de Materiais EF II e EM" para diretores, clique aqui. (PDF, 677KB. Publicado em 30/01/2008)
Boletim nº 04 - Orientação sobre "Entrega de Materiais EF II e EM" para dirigentes, clique aqui. (PDF, 484KB. Publicado em 30/01/2008)
Boletim nº 03 - Orientação sobre "Entrega de Materiais EF II e EM" para dirigentes", clique aqui. (PDF, 609KB. Publicado em 16/01/2008)
Boletim nº 02 - Orientação sobre "Entrega de Materiais EF II e EM" para diretores, clique aqui. (PDF, 487KB. Publicado em 16/01/2008)
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Escolas da Grande São Paulo são preparadas para as ações de 2008
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Clique aqui para acessar as apresentações feitas durante o Encontro de Dirigentes Regionais, Supervisores de Ensino e Diretores de Escolas, nos dias 23,24, 28 e 29 de janeiro de 2008. (PDF, 2.58MB. Publicado em 28/01/2008)
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Secretários de Educação de 21 estados conhecem a proposta curricular de São Paulo para EF II e EM
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Clique aqui para acessar a apresentação feita pela profª. Maria Inês Fini na reunião do CONSED. (PDF, 132KB. Publicado em 24/01/2008)
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Projeto de atividades para o início do ano letivo já está disponível na Internet
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O projeto de atividades para as primeiras seis semanas de aulas é uma preparação para a implementação da proposta curricular básica para EF Ciclo II e EM, em toda a rede pública de ensino do estado de São Paulo, que acontecerá a partir de 2008.
"Investimos muito nessa proposta para atender as necessidades dos alunos e professores da rede estadual de ensino. Sabemos, entretanto, que a função do professor é insubstituível e que cada aluno, classe e escola são únicas", afirma Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular, em mensagem à Rede.
Para acessar a apresentação do projeto de atividades para o período de 18 de fevereiro a 30 de março, clique aqui. (PDF, 923KB. Publicado em 15/01/2008)
Material de Apoio
É o material específico para dar suporte às atividades que serão desenvolvidas entre 18 de fevereiro 30 de março de 2008 e ajudará a orientar o planejamento. O conteúdo foi organizado por professores das disciplinas, que criaram um material inédito, atraente e fácil de manusear, tanto para alunos quanto para professores. Tem o objetivo de consolidar as habilidades de leitura e produção de texto; e as habilidades matemáticas, a partir dos resultados do Saresp 2005, com uma visão interdisciplinar e muitas propostas de prática em sala de aula.
A revisão de conteúdos vale para todos os alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio (as três séries) das escolas da rede pública estadual de ensino. A grade curricular e os horários das aulas não serão alterados. O material para ser usado nesse período é composto do jornal do aluno e revista do professor.
Jornal "São Paulo Faz Escola"
Tem o formato e as características de um jornal de verdade, interativo, com projeto gráfico agradável ao aluno e voltado para facilitar o aprendizado. Apresenta atividades de acordo com número de aulas previstas para cada disciplina. Assim como os jornais reais, foi organizado em conjuntos de atividades por disciplina.
As escolas receberão quatro tipos de jornal, com atividades para as disciplinas curriculares: um para as 5ª e 6ª séries do EF; um para as 7ª e 8ª séries do EF; um para a 1ª série do EM e um para as 2ª e 3ª séries do EM.
Cada aluno terá seu exemplar que deverá permanecer na escola até o final das seis semanas de atividades.
Revista do professor
Foi pensada para orientar o professor nas atividades em sala de aula, de acordo com o conteúdo proposto para o Jornal do Aluno, detalhando as possibilidades de aplicação e avaliação das atividades. Serão cinco revistas para os professores de EF e cinco para os de EM. Cada professor de disciplina/série terá sua revista específica de área, mas ao mesmo tempo, estabelecerá um diálogo com as outras disciplinas, no desenvolvimento de habilidades comuns das áreas.
Vídeos
Cada escola terá acesso a vídeos com dicas para os professores das disciplinas sobre aplicação e uso do material do aluno. São vídeos para o Ensino Fundamental Ciclo II e para o Ensino Médio.
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São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem
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