Em resposta à solicitação dos cursistas, o regimento do curso A Rede Aprende com a Rede 2009 – PEBII sofreu algumas alterações. Para visualizá-las, pause o mouse sobre os trechos em destaque.
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A REDE APRENDE COM A REDE 2009
Apresentação
A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores apresentam o curso A Rede Aprende com a Rede 2009, dando continuidade ao processo de implementação do Currículo do Estado de São Paulo, com destaque para a formação do professor.
A presente iniciativa contribui para a constituição de uma cultura de formação continuada em serviço no interior da escola.
A Rede Aprende com a Rede é composta por três cursos:
O principal meio de divulgação de informações sobre o curso será o seu site. Por isso, os participantes devem consultá-lo com frequência para tomar ciência sobre o cronograma e as atividades em desenvolvimento. Boletins eletrônicos encaminhados às Diretorias de Ensino e escolas também atenderão a esta finalidade.
1.1. Apresentação
O curso A Rede Aprende com a Rede - PEB II é voltado a professores de Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio das escolas da rede pública de São Paulo. Tem como objetivo possibilitar aos educadores discutir os conceitos e teorias que norteiam o Currículo das diferentes disciplinas, relacionando-as com a prática em sala de aula e os materiais de apoio disponibilizados aos professores e às escolas.
1.2. Inscrição
O professor interessado em participar deve realizar sua pré-inscrição on-line no site do curso, podendo inscrever-se em apenas uma turma. As pré-inscrições são avaliadas e validadas conforme os critérios de classificação e o número de vagas abertas.
Por ser um curso a distância, a formação das turmas não observa a Diretoria de Ensino de origem no processo de alocação dos professores. O número de vagas está condicionado à inscrição de mediadores na proporção de 35 vagas para cada mediador inscrito no respectivo componente curricular e ciclo.
O professor que participar do curso deve se revelar um profissional interessado em refletir sobre a implementação de uma base curricular comum para o Estado de São Paulo. É recomendável que o professor cursista:
• Tenha experiência na utilização de ferramentas digitais (informática) e fácil acesso à internet;
• Tenha disponibilidade de, no mínimo, cinco horas semanais de dedicação ao curso;
• Tenha ciência de que as atividades do curso ocorrem fora do horário de trabalho.
1.3. Critérios de Elegibilidade
São critérios de elegibilidade:
• Não ter participado do curso A Rede Aprende com a Rede 2008 para o mesmo componente curricular/segmento em que se pré-inscreveu.
Não podem participar do curso professores eventuais ou que atuem exclusivamente na educação de jovens e adultos (EJA), regentes de turmas de recuperação ou classificados em outras categorias que não as anteriormente citadas. **
As primeiras vagas serão preenchidas pelos professores pré-inscritos no curso que atuem nas 550 escolas estaduais com baixo resultado no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Após validada a inscrição desses professores, o total de vagas será distribuído entre as 91 Diretorias de Ensino. A divisão de vagas será proporcional ao número de escolas de cada Diretoria de Ensino (excluindo-se dessa conta as 550 escolas estaduais com baixo resultado no Saresp).
Havendo ocorrência de número de professores efetivos ou estáveis pré-inscritos na turma superior ao número de vagas na Diretoria de Ensino, as vagas serão preenchidas obedecendo à classificação conforme pontuação de atribuição de aulas na Diretoria de Ensino (da maior para a menor), de acordo com a base DRHU de julho de 2009.
Se, após o preenchimento das vagas pelos professores efetivos ou estáveis pré-inscritos na turma, houver vagas disponíveis, as mesmas serão preenchidas pelos professores ocupantes de função atividade (OFA), desde que atendam aos critérios de elegibilidade, obedecendo à classificação conforme a pontuação de atribuição de aulas na Diretoria de Ensino (da maior para a menor), conforme a base DRHU de julho de 2009.
Se, após aplicadas as regras de distribuição de vagas já mencionadas, houver Diretorias de Ensino com vagas em aberto, as vagas remanescentes serão proporcionalmente redistribuídas entre as DEs com número de pré-inscritos superior ao número de vagas.
A relação dos professores que tiveram sua pré-inscrição validada, ou seja, os que efetivamente se tornaram cursistas, será disponibilizada no site do curso e deverá ser consultada pelos professores pré-inscritos. Estes devem consultar o cronograma de sua turma no site, para ciência sobre o período das atividades.
1.5. Formato e Carga Horária do Curso
O curso tem carga horária total de 30 horas, distribuídas pelas atividades: videoaula, Fórum e Trabalho Web.
Ao longo do curso, serão disponibilizadas quatro videoaulas via internet, com conteúdo correspondente à turma do participante. Para cada videoaula haverá um Trabalho a ser desenvolvido em formulário eletrônico, que estará sujeito à avaliação pelo mediador e atribuição de conceito. ** O professor participante deverá, também, acessar dois Fóruns virtuais correspondentes a sua turma e postar mensagens com conteúdo relevante ao curso, participando das discussões cujos temas e assuntos serão definidos pela equipe gestora.
As videoaulas, os Trabalhos e o Fórum ficarão disponíveis por período determinado a ser informado no cronograma do curso.**
Todas as atividades do curso devem ser desenvolvidas fora do horário de trabalho. Sendo assim e, uma vez que todas as atividades que compõem o curso podem ser realizadas em qualquer local, licenças ou outras ausências não serão aceitas para justificar a não realização de qualquer atividade, ainda que formalmente apresentadas.
1.6. Critérios para Certificação
Para ser certificado, o professor cursista deve:
• Assistir, no mínimo, a três das quatro videoaulas de sua turma, disponibilizadas ao longo do curso, conforme cronograma;
Não atendendo aos critérios acima especificados, o professor cursista será considerado reprovado, não obtendo certificação de conclusão do curso. O mesmo se aplica aos cursistas que optarem pela descontinuidade do curso. Assim, após inscrito e não podendo optar pela desistência, no final do curso o participante se enquadrará em apenas duas situações: aprovado ou reprovado.
2.1. Apresentação
Com o objetivo de oferecer uma formação voltada para a discussão e a prática de metodologia específica em Educação a Distância, favorecendo o desenvolvimento da argumentação no curso A Rede Aprende com a Rede 2009 - PEB II, que se apoia fortemente na troca de informações via Fórum virtual, a Cenp promove o Curso de Mediação, voltado para os Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas (PCOPs) e Professores Representantes[2] (PRs).
Os PCOPs e PRs participantes terão a importante missão de otimizar as discussões realizadas pelos professores cursistas nos Fóruns virtuais, bem como avaliar o desempenho dos professores de sua turma, contribuindo para a melhoria da qualidade do curso.
2.2. Inscrição e Composição das Turmas
O Professor Coordenador da Oficina Pedagógica ou Professor Representante que deseja participar do curso deverá realizar sua inscrição on-line, conforme instruções divulgadas pela equipe de gestão do curso.
Caso não haja na Diretoria de Ensino um PCOP designado ou habilitado para assumir os trabalhos com a turma de um componente curricular, um Professor Representante poderá se inscrever no curso. Neste caso, cabe à Diretoria de Ensino designar o Professor Representante para atuar como mediador, de forma que ele realize sua própria inscrição.
Por ser um curso a distância, a formação das turmas não observa a Diretoria de Ensino de origem no processo de alocação dos mediadores e dos professores. A inscrição do professor está condicionada à inscrição de mediadores de modo que o número de turmas abertas será equivalente ao número de mediadores inscritos. Para cada mediador inscrito, serão abertas 35 vagas para professor na respectiva turma.
2.3. Formato e Carga Horária do Curso
O curso tem carga horária total de 60 horas (para o mediador que atua em uma turma) ou de 90 horas (para o mediador que atua em duas turmas), distribuídas pelas seguintes atividades:
• Um Encontro Presencial;
• Quatro videoaulas, disponibilizadas via internet, com conteúdo correspondente à turma que será mediada;
• Correção parcial (devolutiva) e final dos Trabalhos Web individuais dos professores cursistas de sua turma;
2.4. Critérios para Certificação
Para ser certificado, o mediador deve:
• Ter 100% de presença no Encontro Presencial, salvo impedimento legal;
• Ter corrigido todos os Trabalhos Web individuais dos professores de sua turma;
• Ter lançado as notas de todos os professores de sua turma (Trabalhos Web e Fórum);
• Ter obtido nota 2 ou 3 no Trabalho Final. A nota será atribuída pelo Especialista Cenp da respectiva disciplina, sendo: 0 Não Fez; 1 Não Satisfatório; 2 Razoavelmente Satisfatório; 3 Plenamente Satisfatório;
• Para o mediador que atua em uma turma (Carga Horária de 60 horas): Ter, no mínimo, nove presenças no total de onze atividades, sendo: três videoconferências sobre mediação; quatro videoconferências sobre o Currículo; quatro videoaulas;
• Para o mediador que atua em duas turmas (Carga Horária de 90 horas): Ter, no mínimo, doze presenças no total de quinze atividades, sendo: três videoconferências sobre mediação; quatro videoconferências sobre o Currículo; oito videoaulas.
3.1. Apresentação
A participação dos Professores Coordenadores de Tecnologia da Oficina Pedagógica é mais uma ação com o objetivo de investir na mediação do curso A Rede Aprende com a Rede 2009 - PEB II. Tem como objetivo discutir as tecnologias e concepções que fazem parte da Educação a Distância e justifica-se na importância da formação continuada dos PCOPs de Tecnologia, trazendo discussões atualizadas sobre EaD e criando condições para que este profissional dê suporte técnico aos PCOPs de Currículo que atuarão como mediadores no curso com os professores PEB II.
3.2. Inscrição e Composição das Turmas
O PCOP de Tecnologia que deseja participar do curso deve realizar sua inscrição on-line, conforme instruções divulgadas pela equipe de gestão do curso.
Para cada Diretoria de Ensino será aberta uma vaga. Será formada uma única turma com 91 participantes.
3.3. Formato e Carga Horária do Curso
O curso terá início com um encontro presencial e será desenvolvido com a utilização das mídias: videoconferências, Fórum e formulário web. Além disso, o PCOP deve dar suporte aos PCOPs de disciplina de sua DE pessoalmente, na Oficina Pedagógica.
O curso tem carga horária de 30 horas, distribuídas pelas atividades que seguem:
• Um Encontro Presencial;
• Três videoconferências sobre mediação;
• Três Fóruns, sendo um para cada videoconferência, e com a mediação de Especialista em EaD.
• Um Trabalho Final de curso, disponibilizado via internet em formulário on-line.
Com o objetivo de auxiliar nas dúvidas e dificuldades encontradas pelos PCOPs de Currículo na mediação de suas turmas, o PCOP de Tecnologia irá solicitar situações vivenciadas nos Fóruns e colocá-las para análise e discussão no Fórum mediado pelo especialista em EaD. Caberá ao PCOP de Tecnologia dar as devolutivas aos demais PCOPs disciplinares. Importante ressaltar que as situações publicadas no Fórum manterão o anonimato das fontes.
3.4. Dos Critérios para Certificação
Para ser certificado, o PCOP de Tecnologia deve:
• Ter 100% de presença no Encontro Presencial;
• Ter obtido nota 2 ou 3 no Trabalho Final. A nota será atribuída pelo Especialista em EaD, sendo: 0 Não Fez; 1 Não Satisfatório; 2 Razoavelmente Satisfatório; 3 Plenamente Satisfatório.
• Ter, no mínimo, cinco presenças no total de seis atividades, sendo: três videoconferências sobre mediação e três Fóruns.
[1] As turmas serão organizadas por componente curricular e segmento, a saber: Arte EF-II, Arte EM, Biologia, Ciências, Educação Física EF-II, Educação Física EM, Filosofia, Física, Geografia EF-II, Geografia EM, História EF-II, História EM, Língua Estrangeira – Inglês EF-II, Língua Estrangeira – Inglês EM, Língua Portuguesa EF-II, Língua Portuguesa EM, Matemática EF-II, Matemática EM, Química e Sociologia.
[2] Na ausência de Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas, os Professores de Educação Básica II, cunhados “Professores Representantes” (por sua representatividade disciplinar na região de sua Diretoria de Ensino) poderão participar do curso na qualidade de mediadores.