Os especialistas

Denise Auad: Doutora e Mestre pelo Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, sob orientação da Profa. Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Profa. Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Conselho de Transparência da Administração Pública do Estado de São Paulo.

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" Rua João Ramalho, 1546 - Perdizes - CEP 05008-002 - São Paulo - SP - Brasil - (11) 3866-0400

Edson Vismona: Advogado graduado e pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atuou como: Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo entre 2000 e 2002; Presidente do Conselho de Transparência da Administração Pública do Governo do Estado de São Paulo entre 2013 e 2015; Atualmente é o Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO); Presidente Executivo do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP);  Membro do Conselho de Transparência da Administração Pública do Governo do Estado de São Paulo (representando a ABO);  Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE); e Membro do Conselho de Ética do Programa Ética-Saúde.

Eliane Macedo Ferreira da Silva: Graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós graduada em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuação na Ouvidoria Geral do Estado: Núcleo de Ações Preventivas e Promoção da Transparência; Área de Acesso à Informação; Centro Administrativo.

Eunice Aparecida de Jesus Prudente: Advogada, graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Direito da USP (FDUSP). É também autora do Livro o “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica”, publicada pela Julex em 1988 (pioneira no Brasil, com a tese pela criminalização da discriminação racial), diretora da OAB/SP. (2000-2003), diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP (2003-2005), diretora Executiva da Fundação PROCON de São Paulo (2005-2006), secretária da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2007), professora-doutora da FDUSP e diretora Técnica do Núcleo de Ações Preventivas e Transparência da Ouvidoria Geral do Estado desde 2015.

Fernando Mello: Jornalista, mestre pela Georgetown University, com especialização em governo. Escreveu para VEJA e Folha de S. Paulo e foi colunista do El País América. Ganhou o prêmio de excelência da Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Esso de Melhor Contribuição de 2013.

Gil Castello Branco Neto: Economista, foi fundador da ONG Contas Abertas e atualmente é secretário-geral da Associação. Membro da Comissão Especial de Controle Social dos Gastos Públicos, da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Francisco Gil Castello Branco Neto: ONG Contas Abertas.

 

Contatos: gil@contasabertas.org.br /(61) 8414-7197

Francisco Gil Castello Branco Neto: ONG Contas Abertas.

 

Contatos: gil@contasabertas.org.br /(61) 8414-7197

Francisco Gil Castello Branco Neto: ONG Contas Abertas.

 

Contatos: gil@contasabertas.org.br /(61) 8414-719

Guilherme Siqueira de Carvalho: Núcleo de Acesso à Informação (OGE). Formado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestrando em Direito Público na mesma instituição; responsável pela área de Acesso à Informação na Ouvidoria Geral do Estado; membro do Conselho de Transparência da Administração Pública; atuando no Núcleo de Ações Preventivas e Promoção da Transparência; Área de Acesso à Informação. 

Gustavo Ungaro: É bacharel e mestre pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP. Também é formado pela Escola de Governo de São Paulo, com Extensão universitária em Direito Administrativo pela Escola Paulista da Magistratura. Obteve a conclusão do curso de educação continuada em Controle da Administração Pública pela FGV. Participou do Seminário avançado de Combate à Corrupção na George Washington University. Hoje, advogado licenciado, atua como professor de Ensino Superior. É Ouvidor Geral do Estado de São Paulo e membro Titular do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). Autor dos livros “Responsabilidade do Estado e Direitos Humanos” (São Paulo, Editora Saraiva, 2012) e “Terras Paulistas, Justiça e Cidadania” (São Paulo, Imesp, 2011).

Joara Marchezini: É oficial de Projetos da área de Acesso à Informação da  ARTIGO 19. Em 2012, concluiu o Máster Europeu em Acción Internacional Humanitaria pela Universidad de Deusto, na Espanha. Possui pós-graduação em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, foi bolsista da FAPESP, pesquisando a proteção internacional dos direitos humanos nos conflitos armados. Recentemente, atuou como consultora independente para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou com outras organizações não governamentais, como Fundación Save the Children e Amnistia Internacional Portugal.

Levi de Mello: É bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1985) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (2011). Atuou como procurador do Estado de São Paulo (1990), Nível V (último da carreira) (1997), tendo integrado o Conselho Superior da PGE/SP (biênio 1995/1996), o Conselho Editorial do Centro de Estudos da PGE/SP (1993), o Conselho Curador da Escola Superior da PGE/SP. É professor convidado em cursos de Pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Administrativo e palestrante (órgãos públicos, cursos de graduação, Escola Superior da Advocacia (ESA) e AASP). Foi colaborador na obra “Contribuições ao estudo de direito processual”, São Paulo, Editora Setembro, 2009. Atualmente, é diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos e Disciplinares da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo (2011).

Marco Aurélio Martorelli: Advogado especialista em administração pública. Atuou em diversos órgãos da administração direta, indireta e fundacional (Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na gestão de projetos estratégicos, gerenciamento de crises, instalação de ouvidorias, análise de riscos e prevenção à violência e à corrupção. Na OAB/SP, preside a Comissão de Convênios e Parcerias Públicas e integra o Comitê de Estudos de Criminal Compliance.

Maria Inês Fornazaro: É graduada em Ciências Sociais e possui pós-graduação em Psicologia. Tem especialização em Administração de Organizações não Lucrativas e Ouvidorias Públicas e Privadas no Brasil. É diretora Executiva da Fundação Procon, ouvidora do Município de São Paulo, da Câmara Municipal de São Paulo e da Ouvidoria Geral da Corregedoria Geral da Administração. É coordenadora da Rede Paulista de Ouvidorias na Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo. Também é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores Conselheira da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Marcelo Soares: É jornalista e trabalha com dados para reportagens há 18 anos. Membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), foi o primeiro editor de Audiência e Dados da Folha de S.Paulo. Leciona em pós-graduações em jornalismo digital em várias universidades brasileiras. 

Roberto Livianu: Promotor de justiça em São Paulo desde 1992. Graduado e doutor em Direito pela USP, com a tese Controle Penal da Corrupção, é autor de Corrupção – incluindo a Lei Anticorrupção. Atua na Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos, especialmente na proteção do patrimônio público.