A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que explicitará os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e apropriarem-se durante sua trajetória na Educação Básica. Além disso, orientará a elaboração ou a revisão do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do País.
A BNCC vem sendo construída por profissionais de todas as regiões brasileiras, e também leva em conta as contribuições de professores, redes de ensino e escolas públicas e privadas. Na primeira etapa, que aconteceu por meio do site www.basenacionalcomum.mec.gov.br, foram enviadas mais de 12 milhões de contribuições. A partir delas, um segundo documento foi disponibilizado. Para conhecer a 2ª versão da BNCC, clique aqui.
Agora, todos os 26 estados da federação e o Distrito Federal poderão analisar a segunda versão do documento preliminar da BNCC. Mediante a Chamada Pública, estudantes, professores e demais profissionais da educação poderão participar dos Seminários Estaduais, e consolidar um relatório que apresente ao Ministério da Educação a síntese das contribuições do Estado São Paulo.
No Estado de São Paulo, o Seminário Estadual de análise da 2ª versão da BNCC será assim realizado:
- Quando? dias 27 e 28 de julho de 2016;
- Horário? das 9h às 17h;
- Local? São Paulo, capital;
- Participantes? 283 participantes classificados e selecionados conforme regras dispostas Chamada Pública, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE), em 02 de julho de 2016.