Não há limite de vagas para a inscrição. Todos os servidores interessados podem se inscrever, respeitados os critérios dispostos em Regulamento.
Todos os servidores em exercício na SEE-SP podem se inscrever por adesão por meio de formulário eletrônico e orientações publicadas no canal “Inscrições” e por meio de boletins.
Novas edições estão previstas, aguarde.
Sim, estão previstas novas edições. Para mais informações, fique atento a este site.
a. Qual a carga horária do curso?
O curso tem carga horária total de 90 horas e oito módulos. São duas etapas compostas de quatro módulos e de 45 horas cada.
b. Qual a duração do Curso de Inglês Online para Servidores para cada edição?
O curso pode ser realizado em até quatro meses, respeitados os prazos para a realização de cada etapa. Consulte o Regulamento de cada edição para ficar ciente dos prazos de cada etapa.
c. Devo ter algum conhecimento prévio em inglês para realizar o curso?
Não é necessário conhecimento prévio em inglês para a realização do curso. Os conteúdos dos módulos estão desenvolvidos de modo a permitir que qualquer pessoa que queira aprimorar e/ou desenvolver habilidades de comunicação em situações cotidianas em língua inglesa sinta-se contemplada.
d. O que é autoinstrucional?
O curso é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado no ritmo de cada cursista e não há mediação de professores tutores, nem interação com colegas cursistas. As atividades são individuais, objetivas e, havendo respostas, estas são automáticas. Cabe a cada profissional se inscrever e realizar as atividades em seu tempo, conforme sua disponibilidade e prazo de realização de cada etapa do curso. Consulte o Regulamento do curso, para ficar ciente dos prazos de cada etapa.
e. Como será realizado o curso? Haverá mediação de um professor tutor?
O curso é autoinstrucional, sem mediação de um professor tutor e sem interação com os demais cursistas. Cada cursista deve realizar as atividades de cada módulo em seu tempo, respeitados os prazos dispostos em Regulamento e as orientações dispostas em cada módulo e respectivas atividades.
f. Como tiro dúvidas pedagógicas e/ou de conteúdo sobre as atividades e/ou sobre a dinâmica do curso?
O curso é autoinstrucional, sem mediação de um professor tutor. Atente-se às orientações dispostas em cada módulo e respectivas atividades. Caso tenha alguma dúvida específica quanto ao conteúdo e/ou dinâmica do curso, abra um chamado no “Fale Conosco”.
a. O certificado contará para evolução funcional?
Sim. O servidor poderá utilizar o certificado do curso para evolução funcional pela via não acadêmica.
b. Quando serão emitidos os certificados?
Os certificados serão emitidos pela EFAP após o término do prazo final de realização do curso e respectiva homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE). O cursista receberá um certificado de 45 horas, se tiver sido aprovado na 1ª Etapa. Caso seja aprovado na 2ª Etapa, receberá outro certificado de 45 horas.
c. Como terei acesso ao meu certificado?
Após o término e a homologação de cada edição do curso, os concluintes poderão consultar o resultado de sua participação na ferramenta Histórico de Participações e, os concluintes aprovados poderão, também nesta ferramenta, consultar e baixar seu certificado. A ferramenta Histórico de Participações fica disponível no canal Central de Serviços do hotsite da EFAP.
a. Como acessar o curso online no AVA-EFAP?
O acesso ao AVA-EFAP será liberado quando do início do curso, em 12 de setembro aos que se inscreveram até 9 de setembro e em data a ser divulgada ao que se inscreverem até 16 de setembro, e é restrito aos inscritos no curso. Para acessá-lo, clique em “Acesse o Curso”, leia as orientações e, na tela de login do AVA-EFAP, utilize no campo “Usuário” o número de seu CPF (os onze dígitos, sem pontos ou hífen), e no campo “Senha”, o número de seu RG conforme cadastrado (sem pontos ou hífen).
b. Como alterar o meu “Usuário” e a senha de acesso ao AVA-EFAP?
Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF. Para alterar a senha de acesso ao AVA-EFAP, você deve acessar o AVA-EFAP do curso, clicar sobre o seu nome (no canto direito do menu principal) e selecionar o item “Informações Pessoais”. Clique na seta ao lado da frase “Mude a Senha”. Em seguida, digite e confirme sua nova senha. Para confirmar as alterações realizadas, clique em “Salvar Alterações”. Importante: ao clicar no botão “Salvar Alterações”, sua senha antiga será solicitada. Após digitá-la, clique em “OK”.
c. Esqueci minha senha de acesso ao AVA-EFAP. O que devo fazer?
Para criar uma nova senha, acesse a tela inicial de login do AVA-EFAP, clique em “Esqueci minha senha” e siga as instruções da tela e que serão enviadas ao seu e-mail.
d. Como alterar meus dados pessoais no AVA-EFAP?
Acesse o AVA-EFAP do curso, clique sobre o seu nome (no canto direito) e selecione o item “Informações Pessoais”. Você conseguirá alterar seu e-mail e senha de acesso. Caso seja preciso alterar o seu nome, abra um chamado no “Fale Conosco” e solicite a correção.
e. Qual a configuração mínima recomendada para o acesso ao AVA-EFAP?
Certifique-se de que o seu computador possui as configurações mínimas de hardware e software necessárias para navegação no AVA-EFAP:
Software
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Windows XP Service Pack 2 (recomendados Windows XP Service Pack 3 ou posterior);
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Windows Vista;
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Windows 7;
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Plug-in Adobe Flash Player Versão 9 ou superior;
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Navegadores: Internet Explorer 8 ou superior; Firefox 20 ou superior; Chrome 20.0 ou superior; ou Safari 6 ou superior.
Hardware
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Mínimo de 1 GB de Memória RAM;
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Resolução de tela mínima de 1024x768;
-
Conexão banda larga, preferencialmente 512 kbps ou superior;
-
Conjunto de headset (fones de ouvido e microfone).
f. Como verificar a versão do meu navegador?
No Internet Explorer:
-
Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;
-
Clique em “Ajuda”;
-
Clique em “Sobre o Internet Explorer”;
-
Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;
-
Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.internetexplorerbrasil.com/download e siga as instruções.
No Firefox:
-
Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;
-
Clique em “Ajuda”;
-
Clique em “Sobre o Firefox”;
-
Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;
-
Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/ e siga as instruções.
No Google Chrome:
-
Clique no ícone de “Configurações” situado ao lado da barra de endereços;
-
Selecione a opção “Sobre o Google Chrome”;
-
Será aberta uma página com as informações do navegador e a versão instalada;
-
Caso seu navegador esteja desatualizado, acesse o site http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/ e siga as instruções.
g. Como saber se eu tenho a última versão do Adobe Flash Player?
Ao acessar um vídeo em “flash”, o assistente de instalação de “plug-ins” exibe um aviso através de uma barra amarela no topo da página. Você deve clicar no link para que o programa seja instalado. O processo leva apenas alguns segundos. Após a conclusão, o vídeo será exibido normalmente. Você também pode verificar se já possui a última versão do “Plug-in Adobe Flash Player”.Para baixá-lo, acesse o site http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e siga as instruções da página.
h. Estou com problemas de lentidão no meu acesso ao AVA-EFAP.
Problemas de lentidão no acesso ao AVA-EFAP podem ser oriundos de conexão lenta com a internet. A velocidade recomendada para um acesso fluido ao ambiente é de 512 kbps ou superior. Você pode verificar a velocidade da sua conexão pelo site http://www.speedtest.net ou pesquisar por outros serviços de teste de velocidade na internet.
Os navegadores, normalmente, baixam os arquivos das páginas dos sites visitados para agilizar o carregamento das páginas, entretanto, com o tempo, esses arquivos ocupam um espaço muito grande, o que pode dificultar a navegação. Assim, recomendamos que você faça a limpeza do “cache” do seu navegador periodicamente. Para isso, siga estes passos:
Ao utilizar o Internet Explorer:
-
Abrir o Internet Explorer;
-
Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;
-
Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Opções da Internet”;
-
Selecionar a aba “Geral” na nova janela aberta;
-
Clicar em “Excluir” na área “Histórico de Navegação”;
-
Marcar os itens “Arquivos de Internet Temporários” e “Cookies” na nova janela aberta;
-
Clicar no botão “Excluir”; esta janela será fechada automaticamente;
-
Para finalizar, clicar no botão “Aplicar” e, logo em seguida, no botão “OK”.
Ao utilizar o Firefox:
-
Abrir o Firefox;
-
Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;
-
Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Limpar Dados Pessoais”;
-
Selecionar a aba “Avançado” na nova janela;
-
Habilitar os itens “Cookies” e “Cache” na nova janela aberta;
-
Clicar no botão “Limpar Agora”; esta janela será fechada automaticamente.
Ao utilizar o Google Chrome:
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Clique no ícone de “Configurações” situado ao lado da barra de endereços;
-
Clique em “Configurações”;
-
Role a tela para baixo e clique em “Mostrar configurações avançadas...”;
-
Clique no botão “Limpar Dados de Navegação”; será aberta uma nova janela para que você escolha os arquivos de navegação a serem excluídos;
-
Certifique-se de que a opção “Cache” esteja marcada e clique em “Limpar Dados de Navegação”.
i. Como visualizar arquivos PDF?
Alguns documentos disponíveis no site do curso e/ou no AVA-EFAP estão no formato PDF (ex.: Regulamento, cronograma, dentre outros). Para abrir esse tipo de arquivo, é necessário ter instalado no computador o programa “Adobe Reader” ou outro leitor de documentos. Para baixar o programa “Adobe Reader”, recomendamos que você acesse o site http://get.adobe.com/br/reader/.
j. Quais os requisitos mínimos para assistir a um vídeo ou a uma videoconferência no meu computador?
Para assistir a um vídeo ou a uma gravação de videoconferência com boa qualidade de imagem e áudio:
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Tenha instalado na máquina o programa “Windows Media Player”;
-
Procure eliminar a concorrência de outros computadores: deixe conectado à Internet apenas o computador por meio do qual pretende assistir ao vídeo.
-
Utilize banda larga.
-
Certifique-se de que o computador utilizado possui o “plug-in” instalado;
-
Caso você utilize alguma distribuição do Linux, solicite o download de um <i>client</i> (videoLAN-VLC media player), que pode ser encontrado no endereço www.videolan.org.br. Ao acessá-lo, clique no ícone para download e escolha a versão adequada para sua distribuição.
Além disso, recomendamos que você faça uma limpeza no histórico de navegação, excluindo todo o “cachê” armazenado em navegações anteriores ao AVA-EFAP. Verifique a configuração mínima para acesso ao AVA-EFAP.
5. "Fale Conosco"/Outras Dúvidas
a. Gostaria de alterar o meu “Usuário” e a senha de acesso ao “Fale Conosco”/Não lembro de minha senha de acesso ao “Fale Conosco”, como recuperá-la?
Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF. Você só conseguirá alterar a senha de acesso ao “Fale Conosco”. Para alterá-la, proceda da seguinte forma: i. Acesse o “Fale Conosco”; ii. Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”; iii. Certifique-se de que o e-mail cadastrado está correto e atualizado; iv. Retorne à tela de login e clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”; v. Informe o seu CPF; vi. Um link para receber uma nova senha será enviado ao seu e-mail pessoal; vii. Clique no link e você será redirecionado a uma página com a nova senha de acesso. Além disso, você terá a opção de criar outra senha de sua escolha. Leia atentamente as orientações.
Lembre-se de que o sistema enviará o e-mail de redefinição de senha para o endereço cadastrado. Caso você não receba o e-mail, é possível que ele tenha ido para a caixa de “Spam” ou Lixo Eletrônico.
b. Como verificar se o meu chamado já foi respondido? Abri um chamado e não recebi a resposta em meu e-mail.
Todos os chamados são atendidos e/ou triados para análise e, então, respondidos. Caso o chamado aberto não tenha sido respondido, aguarde! Atenção: as respostas a todos os chamados abertos ficam disponíveis para consulta ao acessar o “Fale Conosco”. Você pode conferir a resposta e/ou a situação de seu chamado ao acessar o “Fale Conosco”. Para tanto: i. Acesse o “Fale Conosco”; ii. Clique no menu superior, em “Listar Chamados”; iii. Verifique o status de todos os chamados abertos por você e, nos respondidos, consulte as respectivas respostas.
Além disso, a cada chamado respondido, você receberá uma notificação de resposta em seu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber/EFAP. Por esse motivo, é importante que seu e-mail esteja atualizado no cadastro da Rede do Saber/EFAP.
c. Como posso consultar as informações de um chamado aberto no “Fale Conosco”?
Todos os chamados abertos e respectivas respostas ficam disponíveis para consulta ao acessar o “Fale Conosco”. Para consultar seus chamados: i. Acesse o “Fale Conosco”; ii. No menu superior, clique em “Listar chamados”; iii. Selecione as opções de filtro e clique em “Localizar”.
d. Como posso alterar meu e-mail para receber as respostas aos chamados abertos no “Fale Conosco”?
Para alterar seu e-mail ou outros dados pessoais na base da EFAP (acesso ao “Fale Conosco” e demais ferramentas da Rede do Saber/EFAP): i. Acesse o “Fale Conosco”; ii. No menu superior, clique em “Atualização dos dados cadastrais”; iii. Altere seu e-mail e demais dados a serem atualizados; iv. No menu lateral superior, clique em “Salvar”. As alterações serão refletidas em todas as ferramentas da Rede do Saber/EFAP, exceto no AVA-EFAP.
e. Como corrigir meus dados pessoais no cadastro da Rede do Saber/EFAP?
A alteração de dados cadastrais (nome, telefone, e-mail e endereço) no cadastro da Rede do Saber/EFAP deve ser realizada pelo próprio cursista. Para alterá-los, acesse a ferramenta “Fale Conosco”. Após efetuar o login, você será direcionado à página “Identificação Pessoal”. Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”, altere os dados necessários e, em seguida, clique no botão “Salvar”, localizado no topo da página, à direita.
f. Meu RG e/ou meu CPF está(ão) cadastrado(s) incorretamente na Rede do Saber/EFAP. Como corrigi-lo(s)?
Abra um chamado no “Fale Conosco” do curso, informe o RG e/ou o CPF corretos e solicite a atualização.
g. Outras dúvidas? Fale conosco!
Para sugestões e/ou outras dúvidas, abra um chamado no “Fale Conosco”. Para tanto, clique no link “Acesse o Fale Conosco”, disponível no menu lateral.
Informações importantes:
O “Fale Conosco” está disponível para abertura de chamados 24 horas por dia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Todos os chamados abertos aos finais de semana serão respondidos no primeiro dia útil subsequente. O mesmo acontecerá aos chamados abertos fora do horário estipulado. Antes de abrir um chamado, verifique as informações contidas no site e as respostas às dúvidas frequentes.
Dados de acesso ao “Fale Conosco”:
No “Fale Conosco”, utilize no campo “Usuário” seu CPF (sem pontos ou hífen) e no campo “Senha” seu RG (sem pontos ou hífen) ou senha pessoal. Importante: a senha de acesso ao “Fale Conosco” é independente da senha de acesso ao AVA-EFAP, de modo a garantir suporte aos cursistas.