pt-BRen-US
You are here:   Dúvidas Frequentes
  |  Conecte-se

Dúvidas Frequentes

 
 
 
 
 
a.       O que é o Concurso Público PEB II?
O Concurso Público para PEB II é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio de seu Departamento de Recursos Humanos (DRHU) e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”, para o preenchimento das vagas para professores do Ensino Fundamental – Ciclo II, do Ensino Médio e de Educação Especial da rede pública estadual para 2012. O concurso é composto de três etapas: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), classificação de títulos (classificatório) e curso de formação específica que inclui uma prova de aptidão (eliminatório).
 
b.     O que é o Curso de Formação Específica?
O Curso de Formação Específica é uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”, destinado aos professores mais bem classificados no Concurso Público para Professor Educação Básica II. É a terceira fase do concurso, precedida pela realização da Prova Objetiva (eliminatória e classificatória) e pela Avaliação de Títulos (classificatória). O curso tem por objetivo apresentar aos docentes que ingressarão na rede estadual a partir de 2012 o currículo adotado pelo Estado. Tem carga horária total de 360 horas e é composto por atividades a distância, encontros presenciais e prova final de aptidão.
 
c.      O Curso de Formação Específica é presencial ou a distância?
O curso tem atividades a distância e presenciais. As ações presenciais consistem em três encontros presenciais e uma prova objetiva de aptidão. As ações a distância incluem conteúdos digitais, referências bibliográficas e um conjunto de atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem específico.
 
d.     Qual a duração do curso?
 O Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II – 2011 terá duração de dezoito semanas, de agosto a dezembro de 2011.
 
e.     Qual a carga horária do curso? Como a carga horária do curso está distribuída?
O curso tem carga horária total de 360 horas e o seu conteúdo está dividido em dezoito módulos, organizados em duas etapas, e cada módulo corresponde a uma semana de trabalho.
 
f.       Qual a diferença entre a primeira e a segunda etapa do curso?
A primeira etapa contempla oito semanas e o conteúdo é comum a todos os cursistas. Aborda a função e a identidade do professor, identidade e diversidade dos alunos e sua relação com a aprendizagem e o conhecimento, metodologias pedagógicas, além da cultura escolar e familiar. A segunda etapa tem duração de dez semanas e o conteúdo é focado no componente curricular, ou seja, cada professor participa de aulas sobre a disciplina a qual irá lecionar.
 
g.      Quando receberei meu certificado do curso?
O Curso de Formação Específica é parte integrante do Concurso Público para PEB II, de caráter eliminatório. Não será oferecido certificado, pois a aprovação ao final do concurso já pressupõe a participação e o aproveitamento mínimo necessários.
 
h.      Preciso ficar conectado por 20 horas? Como são contabilizadas as 20 horas semanais?
As 20 horas por módulo compõem o tempo médio de estudos necessários por semana para o cursista participar do curso com qualidade. Isso não implica o cursista ficar conectado todo esse tempo, já que pode realizar atividades como leituras ou digitação fora do ambiente virtual de aprendizagem.
 
i.      Os conteúdos ficarão disponíveis para consulta?
Os conteúdos dos módulos ficarão disponíveis para consulta até o final do curso. Fique atento ao cronograma e ao recurso “Meu Percurso”, disponíveis no AVA-EFAP, para estar ciente dos prazos e atividades de cada módulo.
 
-      Atividade de vivência escolar
 
a.      Qual o prazo da 1ª Atividade de vivência?
Esta Atividade tem de ser realizada entre o Módulo 4, iniciado em 24 de agosto, e o Módulo 7, que se encerrará em 20 de setembro.
 
b.      Em que consiste a 1ª Atividade de vivência?
A atividade de vivência escolar consiste em observações de aulas e de situações escolares que podem envolver entrevistas com a Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, eventualmente alunos e outros membros da equipe escolar, propostas no decorrer do curso.
 
b.      Onde deve ser realizada a 1ª Atividade de Vivência?
A atividade de vivência escolar pode ser realizada em uma escola estadual da rede pública de São Paulo de sua escolha. Para isso, é preciso entrar em contato com a escola e verificar as possibilidades de realização dessa atividade com antecedência. Caso a escola na qual você tenha interesse em realizar a vivência não tenha disponibilidade para essa atividade, contate outra escola estadual próxima ou fale com sua Diretoria de Ensino.
 
Para mais informações, clique aqui, e leia o Boletim 11.
 
 
 
a.       Como faço para alterar meus dados bancários para o recebimento da bolsa de estudos?
Consulte o tutorial disponível em Bolsa de Estudos. Se a dificuldade persistir, contate a central de atendimento GDAE pelo telefone 0800-770-0012 ou pelo e-mail centralgdae@edunet.sp.gov.br.
 
b.      Quando irei receber a bolsa de estudos?
A bolsa de estudos será creditada mensalmente, conforme cronograma, após aferição da participação e da frequência do cursista.
 
c.       Como faço para receber a bolsa de estudos?
Para receber a bolsa de estudos, o cursista precisa, a cada período de um mês de curso, cumprir com, no mínimo, 75% do total das atividades propostas no período (incluídos os encontros presenciais e as atividades web). Além disso, não pode ter falta em mais de um Encontro Presencial. O valor da bolsa é creditado na conta-corrente do cursista no Banco do Brasil (conforme cadastro no GDAE).
 
d.      Qual é o valor da bolsa de estudos?
O valor da bolsa de estudo é de R$ 1.491,62, correspondente a 75% do valor da remuneração inicial de PEB II.
 
e.      Já passou o período e o valor da bolsa ainda não foi creditado em minha conta-corrente. O que devo fazer?
Se você atende aos critérios de participação para recebimento da bolsa e o valor ainda não foi creditado, talvez você esteja em débito com o CADIN-Estadual de SP (Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). Somente após a regularização de seu débito, o pagamento da bolsa será liberado em sua conta-corrente do Banco do Brasil. Com o CPF em mãos, clique aqui para verificar sua situação junto ao CADIN.
 
 
 
a.       Como faço para acessar o AVA-EFAP?
O acesso ao ambiente é restrito. Para acessá-lo, clique em “Acesse o Curso”, leia as orientações e, na tela de login do AVA-EFAP, e utilize no campo “Usuário”, o número de seu CPF (os onze dígitos, sem pontos e sem hífen), e no campo “Senha”, o número de seu RG conforme cadastrado (sem pontos e sem hífen).
 
b.      Como faço para visualizar os conteúdos do curso?
Após efetuar o login no AVA-EFAP, clique em “Conteúdo do Curso” no menu superior à direita. Você visualizará todo o conteúdo do curso e poderá navegar pelo menu lateral ou pelas setinhas de navegação do canto superior direito. Observe que, ao longo do conteúdo, você pode acessar as respectivas atividades. As atividades como “fórum”, “questionários” e “envio de arquivos” apresentam um ícone diferente no menu lateral para que você possa facilmente identificá-las.
 
c.       O que é o “Conhecendo o AVA-EFAP”?
O “Conhecendo o AVA-EFAP” é um módulo especial que apresenta ao cursista todas as atividades e funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem do curso. É um espaço criado especialmente para que o cursista se familiarize com o ambiente e realize testes para aprender a navegar no AVA-EFAP. As atividades propostas nesse módulo ficam disponíveis por um período determinado e não valem ponto.
 
d.      Como faço para alterar os meus dados no AVA-EFAP?
Após efetuar o login no AVA-EFAP, clique sobre o botão com o ícone de “flecha” que está localizado entre o seu nome e o botão “SAIR”. Em seguida, no menu que se abre, clique sobre “Informações Pessoais” e altere as informações necessárias. As informações alteradas no AVA-EFAP restringem-se a esse ambiente e não se estende às demais ferramentas da Rede do Saber. Para alterar dados de cadastro na Rede do Saber, acesse o “Fale Conosco” e clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”.
 
e.      Como faço para visualizar o perfil dos cursistas de minha turma? Posso editar o meu perfil?
Para visualizar o perfil de sua turma, acesse o menu “Ferramentas” no AVA-EFAP e selecione a opção “Perfil”. Para editar os dados apresentados em seu perfil, basta acessar o menu “Ferramentas”, selecionar a opção “Configurações” e realizar as alterações necessárias.
 
f.        Em “Encontros Presenciais” o que significa o “V” ou “NV” no “Meu Percurso”?
 “V” significa presença validada e “NV” significa presença não validada. “V” é concedido apenas aos cursistas que assinaram a primeira e a segunda lista de presença (passadas no início e no término do encontro) no respectivo período de participação de 4 horas.
 
g.       O que significa “V” em vermelho no “Meu Percurso”?
Não se preocupe se a validação estiver em vermelho; esta cor apenas indica que o lançamento da presença foi posterior ao término do respectivo Módulo 1 e não tem nenhum impacto negativo sobre o seu rendimento ou frequência.
 
 
 
a.       Como faço para visualizar o cronograma das atividades do curso?
Você pode consultar o cronograma do curso no AVA-EFAP ou aqui no site do curso.
No AVA-EFAP: em “Ferramentas”, clique em “Agenda do Curso” ou acesse a opção “Meu Percurso” do menu e verifique as datas de término de todas as atividades do seu curso. Também é possível verificar os prazos ao clicar em “Suas Atividades” na página inicial do AVA-EFAP.
 
b.      Como posso refazer a atividade de envio de arquivo?
Você só poderá refazer a atividade de envio de arquivo se o professor tutor permitir. Para falar com o professor tutor de sua turma, acesse o correio interno disponível em “Ferramentas” e indique a atividade a qual você se refere.
 
c.       Como posso verificar as atividades que já realizei?
Você pode acessar a opção “Meu Percurso” para conhecer o status de suas atividades. Se não tiver nenhum ícone na coluna “Pontuação”, significa que a atividade não foi entregue; se tiver algum ícone, basta passar o mouse sobre ele para saber o status daquela atividade.
 
d.      Como posso verificar os comentários feitos pelo professor tutor?
Você pode acessar a opção “Meu Percurso” e clicar em cima da “nota” dada em sua atividade. Se não aparecer nenhum texto é porque o tutor não fez comentários.
 
e.      Como devo responder às questões apresentadas em Questões Objetivas?
Na página inicial do AVA-EFAP, clique sobre “Conteúdo do Curso” e encontre a atividade em questão. Para começar a responder ao questionário, basta clicar em “Iniciar” e responder a todas as questões. Não se esqueça de verificar se você respondeu a todas as questões da tela, utilizando a barra de rolagem vertical. Em seguida, clique em “Enviar”.
 
f.        Posso refazer as questões apresentadas em Questões Objetivas?
Você pode refazer as questões objetivas quantas vezes desejar até o fechamento de seu prazo. Para isso, na página inicial do AVA-EFAP, clique sobre “Conteúdo do Curso” e encontre a atividade pretendida. Em seguida, clique em “Refazer”. Não se esqueça de verificar se você respondeu a todas as questões da tela, utilizando a barra de rolagem vertical.
 
g.       Como devo responder às questões apresentadas em Questões Discursivas?
Para começar a responder às questões discursivas, basta clicar em “Iniciar” e responder a todas as questões. Não se esqueça de verificar se você respondeu a todas as questões da tela, utilizando a barra de rolagem vertical. Em seguida, clique em “Enviar”.
 
h.      Posso refazer as questões apresentadas em Questões Discursivas?
Você poderá refazer o questionário discursivo desde que esteja no período do módulo e desde que o tutor “Permita nova tentativa”. Para entrar em contato com seu tutor e solicitar nova oportunidade, utilize o correio interno disponível em “Ferramentas”.
 
i.        Posso enviar minhas atividades ao tutor por meio da ferramenta Correio?
Não. As atividades devem ser enviadas sempre pelas páginas das atividades. O correio interno deve ser utilizado apenas como ferramenta de comunicação. Para enviar sua atividade corretamente, acesse a página inicial do AVA-EFAP e clique em “Meu Percurso” ou sobre “Conteúdo do Curso”. Encontre a atividade em questão (todas as atividades têm um ícone diferenciado no menu lateral). Em seguida, envie sua atividade.
 
j.        Por que recebo notificações em meu e-mail sobre as atividades do curso?
As notificações são um resumo diário com as novidades do curso, enviadas automaticamente para o correio interno e para seu e-mail pessoal.
 
k.       Como faço para não receber mais as notificações sobre as atividades do curso em meu e-mail?
Após efetuar o login no AVA-EFAP, acesse “Ferramentas” e, em seguida, “Configurações”. Você encontrará na aba “Configurações das Notificações” a opção que desabilita e habilita esse envio para seu e-mail pessoal.
 
l.        Como faço para publicar uma mensagem no fórum de minha turma?
Se você desejar responder ao tópico de discussão proposto: clique em “Nova Resposta”, no topo da página, digite seu texto e/ou anexe um arquivo com o conteúdo para discussão e, em seguida, clique no botão “Publicar”.
Se você desejar responder a uma mensagem já postada de um cursista ou tutor: clique no ícone “Responder”, localizado na mensagem à qual você deseja responder, digite seu texto e/ou anexe um arquivo com o conteúdo para discussão e, em seguida, clique no botão “Publicar”.
 
m.    Quais programas/softwares devo ter instalados em meu computador para acessar o ambiente do curso?
As configurações mínimas de hardware e software necessárias para acesso adequado ao AVA-EFAP são as seguintes:
- Windows XP Service Pack 2 ou posterior.
- Windows Vista Service Pack 1 ou posterior.
- Internet Explorer 7.0 com Service Pack 1 ou Firefox 3.x.
- Plug-in Adobe Flash Player Versão 9.
- Mínimo de 512 MB de Memória RAM.
- Resolução de tela mínima de 1024x768.
- Acesso à internet por meio de uma conexão banda larga, preferencialmente 512 kbps ou superior.
 
n.       Qual o prazo para realização das atividades de cada módulo?
Cada módulo tem a duração de uma semana. Clique aqui para consultar o cronograma do curso. Conforme Regulamento, não há possibilidade de realização das atividades dos módulos fora do prazo estipulado em cronograma.
 
o.       Quantas vezes uma atividade pode ser refeita?
As atividades poderão ser refeitas dentro do prazo de cada módulo: o Questionário Objetivo poderá ser refeito quantas vezes for preciso, dentro do prazo; o Questionário Discursivo e a Atividade de Envio de Arquivo poderão ser refeitos somente quando houver solicitação de nova tentativa pelo professor tutor e dentro do prazo do módulo.
 
 
 
a.       Como faço para instalar e configurar o AVA-EFAP Offline?
Acesse o AVA-EFAP, clique em “Conteúdo do Curso” e clique no módulo "Conhecendo o AVA-EFAP". Clique na página "Manual, Regulamento e Tutoriais" que está localizada na pasta "Material – Primeiro Encontro Presencial". Clique no link "aqui" para abrir o mesmo material utilizado no Encontro Presencial. No menu lateral esquerdo, clique no "Tutorial AVA Offline" para conhecer os procedimentos de instalação e de configuração. Para fazer o download do instalador do AVA Offline, clique na opção "Instalador AVA Offline". O AVA-EFAP Offline deve ser instalado apenas em seu computador pessoal. Após instalado em seu computador, ele funciona como qualquer outro aplicativo e não requer autenticação de usuário (senha de acesso). Ou seja, qualquer pessoa com acesso ao seu computador poderá utilizá-lo. Por isso, é importante instalá-lo apenas em locais restritos, evitando o acesso de terceiros.
 
b.      Posso fazer as atividades no AVA-EFAP Offline?
Sim. As atividades podem ser feitas no ambiente offline desde que você se conecte à internet para enviá-las dentro do período do respectivo módulo. Embora os conteúdos possam ser vistos pelo AVA-EFAP Offline, é recomendado que as atividades sejam feitas sempre no AVA-EFAP Online.
 
 
 
a.       Como foi realizada a convocação para o I Encontro Presencial?
O I Encontro Presencial do Curso de Formação Específica aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto. A convocação foi publicada no Diário Oficial de 12 de julho de 2011 e no site do curso.
 
b.      Como fico sabendo sobre as datas e os locais dos encontros presenciais?
Ao longo do curso estão previstos três encontros presenciais. As possíveis datas estão publicadas aqui no site, em “Cronograma”. Uma vez confirmada a data do encontro, é publicada uma convocação no Diário Oficial do Estado, com a relação de nomes e a indicação de data, horário e local de realização do EP.
 
c.       Quais são os critérios para a convocação dos cursistas para os encontros presenciais?
Se você já atua no Quadro Magistério da rede estadual:deverá dirigir-se ao ambiente de aprendizagem da Diretoria de Ensino de seu exercício (se estiver em exercício em mais de uma DE, será convocado para uma delas), ou de uma DE próxima (a ser definida pela equipe gestora do curso).
Se você é novo na rede: deverá dirigir-se ao ambiente de aprendizagem da Diretoria de Ensino referente à escolha de vaga, ou em DE próxima (a ser definida pela equipe gestora do curso).
Esses critérios não se aplicam aos portadores de deficiência.
Acompanhe as informações aqui no site.
 
d.      Estou convocado para comparecer ao encontro presencial no período da manhã, mas tenho um compromisso. Posso ir no período da tarde?
Você deve comparecer no horário indicado na convocação do Diário Oficial. O comparecimento em um período diferente do previsto na convocação implica registro de ausência.
 
e.      Estou convocado para comparecer ao encontro presencial em uma Diretoria de Ensino, mas prefiro comparecer a outra, que fica mais próxima. É possível?
Não. Você deve comparecer na Diretoria de Ensino indicada na convocação do Diário Oficial. O comparecimento em um local diferente do previsto na convocação implica registro de ausência.
 
f.        Se eu adoecer e não puder comparecer ao encontro presencial, a apresentação de um atestado médico serve para abonar a minha falta?
Não. Não é possível abonar faltas no encontro presencial, sob nenhuma circunstância.
 
g.       Como faço para abonar minhas faltas em função da realização dos encontros presenciais?
Não haverá abono de falta. A EFAP fornece apenas um Atestado de participação no encontro, sendo que, e de acordo com o Regulamento do Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II – 2011, sob nenhuma circunstância o Atestado será considerado para abono de faltas na rede pública estadual, sendo o mesmo meramente informativo. Funcionários de outras instituições, públicas ou privadas, devem negociar diretamente em seus respectivos locais de trabalho. O Curso de Formação Específica é a terceira etapa do Concurso Público para PEB II, devendo o candidato dela participar.
 
h.      Precisarei me ausentar do trabalho para comparecer ao encontro presencial. É possível obter uma declaração de presença para que eu possa apresentar no meu trabalho?
A EFAP fornece apenas um Atestado de participação no encontro, sendo que, e de acordo com o Regulamento do Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II – 2011, sob nenhuma circunstância o Atestado será considerado para abono de faltas na rede pública estadual, sendo o mesmo meramente informativo. Funcionários de outras instituições, públicas ou privadas, devem negociar diretamente em seus respectivos locais de trabalho.
 
i.        O que acontece se eu tiver falta no encontro presencial?
Do ponto de vista pedagógico, você perderá os conteúdos dados, que não serão revistos. Do ponto de vista administrativo, você pode faltar a apenas um encontro presencial. Ou seja, se precisar faltar a um deles, precisa ter presença nos outros dois para permanecer no processo do concurso.
 
j.        O que significa o “S” e o “N” no relatório do encontro presencial?
“S”significa que “SIM, você esteve presente” e “N” significa que “NÃO, você não esteve presente” no encontro. O “S” é concedido apenas aos cursistas que assinaram a primeira e a segunda lista de presença (passadas no início e no término do encontro) no respectivo período de participação de 4 horas.
 
 
 
a.       Quando será realizada a Prova Final do Curso de Formação?
A data prevista para a realização da Prova Final é dia 18/12/2011. Uma vez confirmada a data da prova, será realizada convocação por Diário Oficial do Estado com a relação de nomes e a indicação de data, horário e local de realização. Acompanhe as informações aqui no site.
 
b.      Qual o local de realização da prova de aptidão?
Os locais de realização da prova de aptidão serão divulgados aproximadamente vinte dias antes da data da prova. Acompanhe as informações aqui no site.
 
c.       Não poderei comparecer na data prevista para a prova de aptidão. Há uma segunda chamada?
Não. Não há segunda chamada e também não é possível abonar faltas para a realização da prova, sob nenhuma circunstância. Você deve comparecer no horário indicado na convocação do Diário Oficial.
 
 
 
a.       Quando será realizada a Perícia Médica?
A Perícia Médica está prevista para ser realizada em duas etapas: de setembro a dezembro, candidatos que escolheram vaga na Capital, Grande São Paulo e municípios de Arujá, Guararema, Igaratá e Santa Isabel; os candidatos dos demais municípios deverão realizar a Perícia Médica apenas a partir de sua nomeação (prevista para janeiro de 2012). Clique aqui para mais informações sobre a Perícia Médica.
 
b.      Titulares de cargo/admitidos do Quadro Magistério devem realizar os exames e a Perícia Médica?
Todos os participantes do Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II – 2011 deverão providenciar os exames para realizar a Perícia Médica independentemente do tempo de serviço e de serem ou não titulares de cargo ou admitidos do Quadro Magistério da Secretaria de Estado da Educação. Clique aqui para mais informações sobre a Perícia Médica.
 
c.       Quais exames devem ser realizados?
Todos os cursistas do Curso de Formação Específica devem realizar os seguintes exames, independentemente do tempo de serviço e de serem ou não titulares de cargo ou admitidos no Quadro Magistério: hemograma completo; VHS; glicemia de jejum; PSA prostático – para homens acima de 40 anos de idade; TGOTGP – Gama GT; ureia e creatinina; ácido úrico, urina tipo I e urucultura, se necessário; ECG (eletrocardiograma), com laudo; raio X de tórax, com laudo; colposcopia e colpocitologia oncótica; laudo mamografia e ultrassonografia de mama, se necessário; exame de laringoscopia indireta ou videolaringoscopia com foto; audiometria vocal e tonal.
 
d.       Os exames já foram feitos, para onde enviá-los?
Os exames deverão permanecer em posse do candidato. Em hipótese alguma os exames devem ser encaminhados ao DPME, Postos de Saúde ou qualquer outro local, sendo de responsabilidade do candidato a ocorrência de extravio por encaminhamento indevido. Realizados os exames, o candidato deverá aguardar orientação – a ser encaminhada por e-mail para providências quanto ao agendamento da Perícia Médica.
 
e.       Qual a validade dos exames?
Os exames de sangue terão a validade de três meses e os radiográficos de seis a doze meses. Ressaltamos, também, que se o exame de mamografia foi realizado neste ano, está dentro do prazo de validade, não havendo necessidade de providenciar outro.
 
f.       Candidato a duas disciplinas precisa fazer duas perícias?
Sim. Os candidatos em duas disciplinas deverão providenciar exames e imprimir duas Guias de Perícias Médicas, uma para cada disciplina, apresentar-se em uma das Diretorias e entregar as duas GPMs. Com esses dois documentos será providenciado o agendamento para a Perícia.