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PDG Educação: A Gestão da Secretaria de Escola

 

Em 2010, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação de Professores e do seu Departamento de Recursos Humanos (DRHU), lançou o curso PDG Educação: A Gestão da Secretaria de Escola, no contexto do Programa de Desenvolvimento Gerencial.
 
O curso foi voltado a secretários das escolas estaduais e teve por objetivo aprimorar a qualidade da prestação dos serviços educacionais oferecidos na rede pública do Estado, com foco no desenvolvimento e no aperfeiçoamento das competências profissionais do secretário.
 
O curso teve carga horária total de 120 horas, distribuídas em atividades semipresenciais e a distância.
 
As atividades semipresenciais somaram 24 horas e foram organizadas em três encontros de oito horas cada, uma vez por semana, no Ambiente de Aprendizagem da Rede do Saber da respectiva Diretoria de Ensino. Eram compostas por videoconferência e atividades locais com o apoio de tutores.
 
As atividades a distância totalizaram 96 horas e foram distribuídas ao longo de três meses no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, também chamado de Comunidade dos Secretários (COMSEC). Eram divididas em atividades obrigatórias e não obrigatórias, compostas por leituras complementares, exercícios, estudos de caso etc.
 
Confira alguns números:
 
Quantidade de edições: 3 edições
Quantidade de turmas formadas: 144 turmas
Carga horária: 120 horas
Quantidade de inscritos: 5.050