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DÚVIDAS FREQÜENTES

Educadores e gestores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo podem acessar as questões mais freqüentes ou enviar suas questões sobre o processo de construção da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio do Estado de São Paulo

O acesso é exclusivo para os servidores da SEE de São Paulo. O nome de usuário (RS - Registro do Sistema) e senha são os mesmos utilizados para consultar os serviços do governo Eletrônico do Estado de São Paulo, como a folha de pagamento.
Em caso de dúvida sobre sua senha, clique aqui.

Nesta ferramenta reunimos as questões sobre a utilização do Jornal do Aluno e Revista do Professor nas seis primeiras semanas de aula, com suas respostas, e sobre a continuidade da implantação da proposta curricular. Clique aqui.

 

TIRA-DÚVIDAS

Durante o processo de construção da Proposta Curricular do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, alguns questionamentos estão surgindo.
Confira neste espaço as respostas dadas pelos educadores que elaboram o currículo.
As perguntas poderão ser resumidas em função do espaço disponível e de mais objetividade.


1. Por que um currículo para São Paulo?

2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?

3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?

4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?


5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?

6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?

7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?

 

1. Por que um currículo para São Paulo?

Resposta – Porque precisamos garantir a todas as crianças e jovens da escola pública de São Paulo o direito de terem acesso a uma base curricular comum, bem estruturada e fortemente apoiada nas exigências do mundo moderno.

2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?

Resposta – A proposta surge de uma necessidade manifesta de nossos educadores, gestores, famílias e da sociedade paulista em geral. É preciso que o Estado proponha com clareza e transparência o que objetiva para a formação das crianças e jovens sob sua responsabilidade.

3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?

Resposta – A proposta considera os conteúdos básicos para o aprendizado e sugere o aprofundamento desses mesmos conteúdos quando a carga horária for maior.

4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?

Resposta – Os documentos referentes às propostas curriculares para todas as séries e disciplinas estarão disponíveis em todas as escolas para as atividades de planejamento escolar já em 2008.

5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?

Resposta – Sim, é possível. As principais ferramentas de apoio estarão reunidas nos Cadernos dos Professores, que apresentam orientação para o desenvolvimento dos conteúdos e das competências e habilidades que os alunos devem desenvolver nessas aprendizagens.
Também serão oferecidas sugestões de uso de material complementar para apoiar as aprendizagens, como softwares, links, livros e filmes.
Um grupo de profissionais da CENP já desenvolve uma ampla consulta nesses materiais, que serão analisados e indexados aos Cadernos dos Professores.

6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?

Resposta – A escola também será apoiada em suas ações para favorecer o desenvolvimento do currículo. Serão produzidos documentos para orientar o trabalho dos diretores, supervisores, professores coordenadores e assistentes técnico-pedagógicos.

7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?

Resposta – As experiências serão conhecidas, analisadas pela equipe e poderão ser incorporadas aos cadernos de orientação para o trabalho dos professores da área.

 
 
 
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem