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Nesta ferramenta reunimos as questões sobre a utilização do Jornal do Aluno e Revista do Professor nas seis primeiras semanas de aula, com suas respostas, e sobre a continuidade da implantação da proposta curricular. Clique aqui.
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Durante o processo de construção da Proposta Curricular do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio, alguns questionamentos estão surgindo.
Confira neste espaço as respostas dadas pelos educadores que elaboram o currículo.
As perguntas poderão ser resumidas em função do espaço disponível e de mais objetividade.
1. Por que um currículo para São Paulo?
2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?
3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?
4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?
5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?
6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?
7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?
1. Por que um currículo para São Paulo?
Resposta – Porque precisamos garantir a todas as crianças e jovens da escola pública de São Paulo o direito de terem acesso a uma base curricular comum, bem estruturada e fortemente apoiada nas exigências do mundo moderno.
2. O que diferencia este projeto das experiências anteriores?
Resposta – A proposta surge de uma necessidade manifesta de nossos educadores, gestores, famílias e da sociedade paulista em geral. É preciso que o Estado proponha com clareza e transparência o que objetiva para a formação das crianças e jovens sob sua responsabilidade.
3. A nova proposta considera a diferença de carga horária entre os períodos diurno e noturno no que diz respeito ao conteúdo?
Resposta – A proposta considera os conteúdos básicos para o aprendizado e sugere o aprofundamento desses mesmos conteúdos quando a carga horária for maior.
4. Já existe previsão de implementação da nova proposta na rede?
Resposta – Os documentos referentes às propostas curriculares para todas as séries e disciplinas estarão disponíveis em todas as escolas para as atividades de planejamento escolar já em 2008.
5. Será possível executar essa proposta em salas de aula numerosas? O professor contará com material de apoio? E como será esse material?
Resposta – Sim, é possível. As principais ferramentas de apoio estarão reunidas nos Cadernos dos Professores, que apresentam orientação para o desenvolvimento dos conteúdos e das competências e habilidades que os alunos devem desenvolver nessas aprendizagens.
Também serão oferecidas sugestões de uso de material complementar para apoiar as aprendizagens, como softwares, links, livros e filmes.
Um grupo de profissionais da CENP já desenvolve uma ampla consulta nesses materiais, que serão analisados e indexados aos Cadernos dos Professores.
6. A escola está preparada para desenvolver esta proposta?
Resposta – A escola também será apoiada em suas ações para favorecer o desenvolvimento do currículo. Serão produzidos documentos para orientar o trabalho dos diretores, supervisores, professores coordenadores e assistentes técnico-pedagógicos.
7. As experiências bem-sucedidas com alunos do Ensino Médio servirão para fazer parte do currículo?
Resposta – As experiências serão conhecidas, analisadas pela equipe e poderão ser incorporadas aos cadernos de orientação para o trabalho dos professores da área.
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