|
|
Conecte-se
|
Ensino Fund. Ciclo II > Notícias 2009
|
Pesquisa: Acompanhamento da utilização dos Cadernos do Aluno - Volume 3
|
A Secretaria da Educação quer conhecer a avaliação do professor sobre a utilização do Caderno do Aluno em sua prática educacional. Para isso, elaborou uma pesquisa que foi dividida em duas etapas.
Na primeira, para cada uma das 13 disciplinas foram elaborados quatro blocos com questões fechadas sobre a proposta e a estruturação do Caderno do Aluno. O professor deverá responder as perguntas da disciplina que leciona.
Na segunda etapa, para cada uma das 12 disciplinas do volume 1 e das 13 do volume 2 e do volume 3, foram elaborados dois blocos com questões abertas sobre a organização de cada Caderno do Aluno.
Para responder a pesquisa, é preciso acessá-la pelo endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/pesquisa. No lugar do login, o professor deve utilizar seu CPF (sem traço e sem ponto); em senha, será preciso digitar seu RG (também sem ponto e sem traço). Ao finalizar a pesquisa, ela ficará disponível apenas para consulta e não será mais possível editá-la.
________________________________________________________
|
 |
Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência. Participe! |
A proposta da manifestação é criar consciência coletiva pela paz e incentivar a não-violência como um caminho a ser trilhado em todas as instâncias da sociedade.
Seus pontos essenciais são o desarmamento nuclear a nível mundial, a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados, a redução progressiva e proporcional do armamento convencional, a assinatura de tratados de não agressão entre países e a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.
Já estão sendo realizados fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos simultâneos, somando pessoas em expressões múltiplas de um sentimento comum, que permite rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual).
Juntamente às atividades, a partir do dia 2 de outubro de 2009, aniversário de Gandhi, uma equipe internacional, sairá da Nova Zelândia e passará por mais de 90 países e 100 cidades nos cinco continentes. O ponto de chegada é aos pés do Aconcágua, em Punta de Vacas, em 2 de janeiro de 2010.
Numa proposta como essa, a educação tem o papel especial para apontar os caminhos para um mundo com mais respeito ao ser humano, onde os conflitos sejam resolvidos sem agressões ou armas.
A Marcha é uma inspiração para consolidar ações contínuas de fomento à não-violência que seguirão fortalecendo e ampliando sua influência.
Para apoiar ou saber mais, visite o site www.marchamundial.org.br.

Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência
Assista ao vídeo
________________________________________________________
|
|
As inscrições para o curso A Rede Aprende com a Rede – PEB II foram prorrogadas até o dia 4 de setembro
|
O curso é voltado aos professores de Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio das escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Tem como objetivo possibilitar aos educadores discutir os conceitos e teorias que norteiam o currículo das diferentes disciplinas, relacionando-as com a prática em sala de aula e os materiais de apoio disponibilizados aos professores.
O professor interessado em participar deve realizar sua pré-inscrição on-line no site do curso, pelo endereço:
www.rededosaber.sp.gov.br/redeaprende.
As turmas são formadas por componente curricular e ciclo. Para se inscrever, você precisa ser professor efetivo, estável ou ocupante de função atividade (OFA), ter aulas atribuídas e atuar em sala de aula no componente curricular e ciclo que pretende se inscrever. Para mais informações, leia o regimento disponível no site do curso.
Não deixe de participar!
________________________________________________________
|
Pesquisa: Acompanhamento da utilização dos Cadernos do Aluno
|
A Secretaria da Educação quer conhecer a avaliação do professor sobre a utilização do Caderno do Aluno em sua prática educacional. Para isso, elaborou uma pesquisa que foi dividida em duas etapas.
Na primeira, para cada uma das 13 disciplinas foram elaborados quatro blocos com questões fechadas sobre a proposta e a estruturação do Caderno do Aluno. O professor deverá responder as perguntas da disciplina que leciona.
Na segunda etapa, para cada uma das 12 disciplinas do volume 1 e das 13 do volume 2, foram elaborados dois blocos com questões abertas sobre a organização de cada Caderno do Aluno.
Para responder a pesquisa, é preciso acessá-la pelo endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br/pesquisa. No lugar do login, o professor deve utilizar seu CPF (sem traço e sem ponto); em senha, será preciso digitar seu RG (também sem ponto e sem traço). Ao finalizar a pesquisa, ela ficará disponível apenas para consulta e não será mais possível editá-la.
________________________________________________________
|
Orientação Técnica – Coordenação Pedagógica Instrumental
|
Entre os dias 5 e 7 de agosto, Supervisores e Professores Coordenadores receberam orientação e capacitação pedagógica em encontro presencial na cidade de Serra Negra. Na formação, foram ministradas palestras sobre diversos temas.
Para falar do Currículo da rede estadual de São Paulo e as concepções das áreas do conhecimento, foram palestrantes os Professores Doutores Luiz Carlos de Menezes, Nilson José Machado, Paulo Miceli e Alice Vieira.
A Professora Doutora Maria Inês Fini abordou as funções e atribuições do Professor Coordenador como Gestor Pedagógico. A Progressão Continuada e o Sistema de Ciclos também foram temas contemplados na palestra dada pela Professora Doutora Elianeth Dias Kanthack.
As palestras estão disponíveis aqui no site do São Paulo Faz Escola. Assista:
PALESTRA – O Currículo da Rede Estadual de São Paulo e as concepções das áreas do conhecimento

Linguagens e Códigos – Profa. Dra. Alice Vieira
Assista ao vídeo

Ciências da Natureza – Prof. Dr. Luiz Carlos de Menezes
Assista ao vídeo

Matemática – Prof. Dr. Nilson José Machado
Assista ao vídeo

Ciências Humanas – Prof. Dr. Paulo Miceli
PALESTRA – O Professor Coordenador como Gestor Pedagógico: Funções e Atribuições – Profa. Dra. Maria Inês Fini
Assista ao vídeo

PALESTRA – A Progressão Continuada e o Sistema de Ciclos – Profa. Dra. Elianeth Dias Kanthack
Assista ao vídeo
________________________________________________________
|
Na volta às aulas, Secretaria orienta professores sobre cuidados com a nova gripe
|
O adiamento da volta às aulas na rede pública foi uma das decisões tomadas pelo governo de São Paulo para evitar o alastramento do vírus Influenza A (H1N1). Outros estados brasileiros com um grande número de infectados também optaram pelo prolongamento das férias por três semanas.
Vídeos e videoconferência
Assista aos vídeos desenvolvidos para sensibilizar a comunidade escolar no retorno à sala de aula sobre a prevenção da primeira pandemia de Influenza do século XXI. Veja, também, a videoconferência gravada com especialistas da Saúde. Clique aqui.
Orientações da SEE-SP
A Secretaria da Educação preparou orientações aos professores para trabalhar com os alunos as mudanças de hábitos e outros cuidados preventivos à nova gripe.
Apresentação (PDF, 47KB. Publicado em 16/08/2009)
Atividades EF Ciclo I (PDF, 36KB. Publicado em 16/08/2009)
Atividades EF Ciclo II (PDF, 84KB. Publicado em 16/08/2009)
Atividades EM (PDF, 320KB. Publicado em 16/08/2009)
________________________________________________________
|
Avaliação e construção do conhecimento
|
Na sétima videoconferência, de uma série de 12, do curso Grandes Temas da Atualidade, o Programa Apoio à Continuidade de Estudos pretende discutir a avaliação e a construção do conhecimento em sala de aula.
O debate ao vivo e os primeiros 7 dias de exibição desta VC são restritos aos inscritos no curso. A partir do dia 26 de junho, a videoconferência editada poderá ser assistida aqui no site, sem restrição de público.
A videoconferência é apresentada por Maria Aparecida Ceravolo Magnani, coordenadora do Programa Apoio à Continuidade de Estudos, e Maria Inês Fini, assessora de Currículo e Avaliação.
________________________________________________________
|
Caderno do aluno: inovações no sistema de entrega
|
A videoconferência, realizada pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo junto com a equipe da Rede do Saber, orienta os dirigentes de ensino, professores coordenadores e diretores das escolas sobre inovações nos procedimentos para o recebimento dos materiais escolares.
Nesse ano letivo, os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental recebem sete publicações, uma para cada disciplina (Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Inglês, Ciências, Geografia e História). Já os alunos do Ensino Médio trabalham com 11 cadernos diferentes (Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Arte).
Clique aqui e assista a videoconferência gravada
________________________________________________________
|
Leitura: um tema para todas as disciplinas
|
Professores da parte diversificada do currículo do Ensino Médio analisam as principais questões da “Leitura”, como parte do programa Apoio à continuidade de estudos, no curso Grandes temas da atualidade.
A videoconferencista, Zuleika de Felice Murrie, é doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, consultora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, coautora das matrizes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos parâmetros curriculares do Ensino Médio.
Videoconferência aberta ao público, sem registro de acesso individual.
Assista à videoconferência realizada no dia 16 de abril
________________________________________________________
|
Os “Novos Rumos da Federação Russa” e a “Matriz de Transportes Brasileira” são assuntos do curso Grandes temas da atualidade
|
Os temas são apresentados pela professora Angela Correa da Silva, graduada em Ciências Sociais e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, consultora da área de Ciências Humanas da Secretaria da Educação de São Paulo. A apresentação é da professora Maria Aparecida Magnani, gestora do programa Apoio à continuidade de estudos.
O acesso à videoconferência é restrito aos professores inscritos no curso, até o dia 9 de abril. Nesse período o acesso é por login e senha e vale para marcação de presenças. Após esse período, a VC é aberta ao público.
Grandes temas da atualidade atinge 20.683 inscritos
A edição 2009 já supera o número de participantes do ano passado. O curso é destinado aos Supervisores de ensino, Professores coordenadores das oficinas pedagógicas, professores coordenadores e professores da parte diversificada do currículo das 3ªs séries do Ensino Médio. As inscrições permanecem abertas até o dia 8 de abril.
A videoconferência poderá ser assistida aqui no site do São Paulo faz escola: www.saopaulofazescola.sp.gov.br
________________________________________________________
|
Curso Grandes Temas da Atualidade: “ENERGIA: uma perspectiva político-pedagógica e socioambiental”
|
A videoconferência faz parte do curso Grandes Temas da Atualidade, uma das ações do programa Apoio à continuidade de estudos e foi apresentada pelo físico Luiz Carlos Menezes, professor do Instituto de Física da USP, presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa Nuclear na Sociedade Brasileira de Física e consultor de conteúdos programáticos da Secretaria da Educação.
Com 17 livros publicados sobre Física, Menezes abordou o tema ENERGIA sob a perspectiva político-econômica e socioambiental, utilizando como referência o Guia do Estudante Atualidades nº 8 e A Revista do Professor Atualidades.
A gravação da videoconferência será postada por sete dias nas páginas do “APOIO”, aqui no site São Paulo faz Escola. Os professores inscritos no curso poderão acessar e registrar presença, com uso de login e senha. As presenças deverão ser lançadas no Sistema de Avaliação pelos PCs – Professor Coordenador e SEMs – Supervisor do Ensino Médio, tanto para os que assistirem individualmente (conforme relatório de acesso às VCs), quanto para os que assistirem coletivamente, conforme lista de presença na escola ou DEs – Diretorias de Ensino.
Após sete dias, os participantes terão uma semana para realização da atividade pedagógica coletiva sobre o tema da VC e, depois de 15 dias, uma nova VC.
Maria Aparecida Ceravolo Magnani, coordenadora do programa Apoio à continuidade de estudos, ressaltou que o curso “Grandes temas da atualidade” visa a atualizar e aprimorar o trabalho dos professores do Ensino Médio e lembrou que as inscrições estão abertas.
________________________________________________________
|
O novo espaço é mais uma ferramenta de trabalho
|
A Arquivoteca vai expor e permitir o acesso a grades curriculares, gabaritos e erratas, materiais relacionados aos Cadernos do Gestor, do Professor e do Aluno.
Como em uma biblioteca, os materiais estarão catalogados por volumes mantendo sempre relação com as publicações do São Paulo faz escola.
Veja, abaixo, as orientações específicas para o acesso de diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
Para acessar os materiais, clique no botão Arquivoteca, localizado ao lado esquerdo da Home (página inicial desse site) e preencha os campos login e senha conforme indicação abaixo:
Diretor de Escola
Login: código CIE com 6 dígitos
Senha: a mesma utilizada no sistema de recebimento dos Cadernos do Aluno e do Professor.
Coordenadores pedagógicos e professores
Login: CPF (sem ponto e sem traço)
Senha: RG ou senha alterada
________________________________________________________
|
Recuperação paralela para escolas da rede estadual
|
A videoconferência é realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - Cenp e apresenta as propostas da recuperação paralela do ano de 2009, com a finalidade de alcançar efetiva melhoria da qualidade de ensino na rede estadual.
Participam da videoconferência Valéria de Souza, coordenadora da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), Maria Inês Fini, Coordenadora do projeto São Paulo faz Escola, as Assessoras Pedagógicas, Wilma Delboni e Joanna Borrelli e Roseli Ventrella, da Coordenação do ciclo II, Cenp.
A videoconferência será transmitida para os Diretores e vice-diretores de escolas, dirigentes de ensino, supervisores de ensino e professores coordenadores da oficina pedagógica.
Assistam à videoconferência pelo site da Rede do Saber www.rededosaber.sp.gov.br Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail rededosaber.vc@sp.gov.br e serão esclarecidas, pelos videoconferen-cistas.
________________________________________________________
|
Consulta sobre as experiências dos educadores com o Caderno do Professor
|
A consulta engloba propostas focadas na aprendizagem do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio da rede de ensino de São Paulo. É uma forma interativa de compartilhar as atividades bem-sucedidas, resultado da criatividade dos educadores que buscam soluções para o dia-a-dia das escolas.
No fim de 2007 e início de 2008, os professores tiveram a oportunidade de contribuir com a Proposta Curricular por meio de sugestões de atividades e situações de aprendizagem. No curto período de participação, foram recebidos mais de três mil relatos.
No formulário de 2009, as experiências são relatadas com dados quantitativos que descrevem a atividade, os resultados e em que situações elas foram aplicadas. Entre os campos a serem preenchidos estão: objetivo e finalidade da atividade, número de alunos envolvidos, tempo demandado para sua aplicação, avaliação e depoimentos.
Consulta à rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O formulário está disponível para os professores. Para acessar a ferramenta Clique aqui e digite o código CIE, da sua escola, com seis dígitos.
________________________________________________________
|
Recuperação paralela será no contra-turno
|
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo inicia o ano letivo de 2009 com uma nova recuperação paralela para todos os alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental (5a a 8a séries) e para os estudantes dos três anos do Ensino Médio, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
As aulas de recuperação acontecem no contra-turno para os alunos que estudam no período diurno. Já os estudantes de curso noturno farão a recuperação aos sábados.
A proposta é preparar o aluno para dominar a defasagem de conteúdo apresentada nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O reforço não tem data para terminar, dependerá da evolução de cada aluno. Assim que o aluno superar as dificuldades apontadas na avaliação, ele será liberado das aulas de reforço.
Reforço em fevereiro
Os resultados do Saresp e a avaliação dos professores servirão de base para a indicação dos alunos que farão parte do reforço. Mesmo o aluno que obteve boas notas no Saresp pode passar pela recuperação, porque as aulas serão focadas nos conceitos que o aluno teve dificuldade de compreender ao longo do ano de 2008. Na recuperação paralela, os alunos da rede estadual receberão materiais específicos de língua portuguesa e matemática, a partir de fevereiro.
No início de 2008, a Secretaria implantou uma recuperação de 42 dias para os alunos da rede estadual de ensino. Durante o período, eles receberam reforço também em português e matemática.
________________________________________________________
|
Cadernos do Professor de 2008 estão em fase de revisão para a edição de 2009
|
Com base na experiência do uso em sala de aula dos Cadernos do Professor e nas observações feitas pelos professores em pesquisas, os Cadernos estão sendo aperfeiçoados. As pesquisas referentes aos Cadernos dos três primeiros bimestres do ano já foram realizadas; no próximo dia três de novembro terá início a pesquisa sobre os Cadernos do 4º bimestre.
A pesquisa realizada no 3º bimestre foi finalizada com 33 mil questionários preenchidos, que passam a ser tabulados e analisados para referenciarem as adequações sugeridas para a edição de 2009.
________________________________________________________
|
|
|
|
Mais notícias:
|
Notícias 2008/2007
________________________________________________________
|
|
|
|
|
|
|
|
|
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem
|
|
|