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O curso Ensino médio inclusivo: construindo uma escola para todos – 1ª Edição/2018 tem como objetivos:

  1. Oferecer formação continuada a professores e gestores que atuam na rede pública de ensino para atender à demanda apresentada pela SDPcD de São Paulo, em parceria com a SEE-SP, dentro do Programa Estadual de Apoio à Educação Inclusiva;
  2. Alcançar, por meio de projetos de intervenção local realizados por educadores, estudantes com e sem deficiências e suas famílias, aumentando a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da Educação Inclusiva;
  3. Garantir conhecimentos teóricos e práticos, reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania aos profissionais da Educação do Ensino Regular e do atendimento educacional especializado;
  4. Subsidiar profissionais da Rede Estadual para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a Educação Inclusiva, além de possibilitar aos alunos público-alvo da Educação Especial uma aprendizagem significativa, tanto nas Salas de Recursos, quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum;
  5. Identificar, buscando estratégias para facilitar a aprendizagem para o desenvolvimento da sua autonomia, as principais dificuldades e potencialidades dos alunos público-alvo da Educação Especial, em relação às atividades básicas e instrumentais de vida diária.

 

Veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

Aos profissionais que atuam nas 14 Diretorias de Ensino (DE) contempladas (Campinas Leste; Campinas Oeste; Diadema; Guarulhos Norte; Guarulhos Sul; Itapecerica da Serra; Itaquaquecetuba; Mogi das Cruzes; Norte 2; Osasco; Santo André; São Bernardo do Campo; Suzano e Taboão da Serra):

  • Agente de Organização Escolar (AOE);
  • Diretor de Escola;
  • Diretor de Núcleo Pedagógico;
  • Gerente de Organização Escolar (GOE);
  • Professor Coordenador (PC);
  • Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP);
  • Professor da Sala de Recursos;
  • Professor de Educação Básica (PEB) I e II, que atua no Ensino Médio;
  • Professor interlocutor de LIBRAS;
  • Secretário de Escola;
  • Supervisor de Ensino;
  • Vice-diretor de Escola.

Período de Inscrições:

1ª ETAPA: de 20 a 25 de junho de 2018.
Indicação pelo dirigente das quatorze DE contempladas:

  • Um facilitador;
  • Cinco profissionais em exercício na DE;

2ª ETAPA: de 26 de junho a 2 de julho de 2018. Reaberto de 30 de julho a 2 de agosto de 2018.
Indicação pelo facilitador da DE:

  • Três a cinco profissionais em exercício nas UE contempladas.

Cronograma:

Período de realização do curso: de 7 de agosto a 18 de dezembro de 2018.

Modalidade:
Semipresencial

Carga Horária:
Serão 100 horas sendo assim divididas:

  • Aulas transmitidas no ambiente de videoconferência da DE;
  • Atividades no AVA do IRM;
  • Desenvolvimento de um projeto local de intervenção;
  • Encontro presencial de encerramento.

Programação:
Disponível para consulta no Regulamento do curso, item 22.

Certificação:

  • Mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, ou seja, pelo menos 11 das 14 aulas presenciais, nas aulas presenciais;
  • Média de aproveitamento com nota mínima 6,0, nas atividades avaliativas realizadas no AVA do IRM.

Certificado disponível no site da EFAP e utilizado para a evolução funcional de acordo com a legislação vigente e referente ao seu quadro de atuação.

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