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Essa 1ª Edição/2018 do curso Competências Socioemocionais para Educadores – Facilitadores tem como objetivos gerais:

  1. Compreender a natureza do fenômeno emocional e sua relação com as diversas dimensões humanas;
  2. Ampliar a autoconsciência e a autogestão emocional;
  3. Instruir e mobilizar o desenvolvimento das competências socioemocionais voltadas ao contexto educacional.

Esse curso foi planejado no âmbito de um grupo de trabalho multidisciplinar, apoiado por profissionais que já desenvolvem projetos nessa área, para pensar e organizar ações que viabilizem a formação dos servidores da SEE-SP. Com o apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e realização da Neuroconecte.

Veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

Essa primeira edição é direcionada aos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP) em exercício nas treze DE da Capital e nas DE de Itaquaquecetuba e Suzano, conforme:

  1. A base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) de agosto de 2018;
  2. Manifestação de interesse realizada pelo preenchimento do “Questionário para facilitador em ação de formação na temática das competências socioemocionais”, aplicado entre 1º e 2 de outubro de 2018.

Cronograma:

  • Inscrições:
    Primeira chamada: entre 11 e 15 de outubro de 2018;
    Segunda chamada: vagas remanescentes, entre 16 e 17 de outubro de 2018.
  • Realização:
    O curso é composto por duas etapas e será realizado de 22 de outubro a 17 de dezembro de 2018, conforme disposto em Regulamento.
Modalidade:
Esse programa será realizado no formato híbrido, com atividades presenciais, a distância e por meio de videoconferência.

Carga Horária:
Carga horária total de 60 horas, distribuída em duas etapas:

  1. Serão 24 horas divididas em três encontros presenciais de oito horas cada, a serem realizados na sede da EFAP, conforme descrito no item “Cronograma” do Regulamento;
  2. Serão 36 horas de atividades dos PCNP como facilitadores na edição desse curso, que é direcionada aos Pro­fessores Coordenadores (PC).

Conteúdo:

  • Neurociência das emoções – entendendo o fenômeno emocional e seus mecanismos; estratégias adicionais de apoio;
  • Autoconsciência e autogestão – as emoções e seus impactos, raiva, frustração e ansiedade; estratégias adicionais de apoio;
  • Entendendo as competências socioemocionais e sua relação com a Educação; estratégias adicionais de apoio;
  • Identificando e desenvolvendo suas próprias competências socioemocionais;
  • Identificar no outro mediação e apoio aos profissionais da rede pública em competências socioemocionais.

Certificação:

  1. Realizar 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas nas duas etapas;
  2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas;
  3. Ter 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades presenciais da primeira etapa e nas VC da segunda etapa.