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Esta 1ª Edição/2018 do curso Competências Socioemocionais para Educadores – Professores Coordenadores tem como objetivos gerais:

  1. Compreender a natureza do fenômeno emocional e sua relação com as diversas dimensões humanas;
  2. Ampliar a autoconsciência e a autogestão emocional;
  3. Instruir e mobilizar o desenvolvimento das competências socioemocionais voltadas ao contexto educacional.

Com o apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e a realização da Neuroconecte, este curso foi planejado no âmbito de um grupo de trabalho multidisciplinar, apoiado por profissionais que já desenvolvem projetos nessa área, para pensar e organizar ações que viabilizem a formação dos servidores da SEE-SP.

Veja a seguir mais informações:

A quem se destina:

Esta edição será direcionada aos Professores Coordenadores (PC) em exercício nas treze DE da Capital e nas DE de Itaquaquecetuba e Suzano, conforme a base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) de setembro de 2018.

Cronograma:

  • Inscrições
    • Serão ofertadas 450 vagas, sendo 30 para cada uma das quinze DE descritas no item anterior e serão preenchidas por adesão e por ordem de inscrição;
    • As inscrições deverão ser realizadas entre 30 de outubro a 7 de novembro de 2018 ou até o término das vagas de cada DE, o que acontecer primeiro.
  • Realização
    • O curso é composto de duas etapas e será realizado de 12 de novembro a 17 de dezembro de 2018, conforme disposto em Regulamento.
Modalidade:
Este programa será realizado no formato híbrido, a distância por meio de videoconferência e em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP).

Carga Horária:
Terá um total de 30 horas distribuídas em duas etapas, a saber:

  1. Videoconferência: serão 20 horas distribuídas em cinco videoconferências (VC) a serem realizadas nos ambientes de aprendizagem da Rede do Saber em sua DE de exercício, conforme formulário de inscrição. Não haverá possibilidade de troca de DE para realização das atividades;
  2. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA do parceiro): serão 10 horas para leitura e estudo dos materiais de apoio para realização do curso, bem como realização de atividades complementares às VC.

Conteúdo:

  • Neurociência das emoções – entendendo o fenômeno emocional e seus mecanismos; estratégias adicionais de apoio;
  • Autoconsciência e autogestão – as emoções e seus impactos, raiva, frustração e ansiedade; estratégias adicionais de apoio;
  • Entendendo as competências socioemocionais e sua relação com a Educação; estratégias adicionais de apoio;
  • Identificando e desenvolvendo suas próprias competências socioemocionais;
  • Identificar no outro mediação e apoio aos profissionais da rede pública em competências socioemocionais.

Certificação:

Para aprovação e certificação no curso Competências Socioemocionais para Educadores – Professores Coordenadores – 1ª edição/2018, o cursista deverá:

  1. Realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas no curso;
  2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas;
  3. Ter, ao menos, 75% de frequência nas atividades presenciais (VC);

Os cursistas que tiverem 0% de frequência serão reprovados e considerados como desistentes. Sendo assim, serão impedidos de inscreverem-se em qualquer curso no ano letivo da homologação deste.