Esta primeira edição de 2018 do curso para diretores de escola Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) visa possibilitar aos participantes o desenvolvimento de planos de ação que considerem os dados contextuais (internos/cotidianos, processuais e externos) para promover a aprendizagem dos estudantes, a partir de competências/práticas que possibilitem aos participantes o exercício das atividades a seguir:

• Transformar dados de avaliação em informações sobre as aprendizagens dos estudantes;
  • Analisar essas informações para reorientar a prática docente, considerando o papel dos diferentes educadores envolvidos;
  • Considerar e interpretar diversos insumos para melhorar a gestão pedagógica.

Ficou interessado? Então, conheça o curso:

A quem se destina:

Diretores ingressantes por meio de Concurso Público de 2017, em exercício em unidades escolares exclusivas de EF Anos Iniciais, conforme a base CGRH de março e abril de 2018.

Benefícios:

• Oferecer uma formação integrada e com foco na prática profissional, na avaliação e no acompanhamento da aprendizagem e nas ações de intervenção;
  • Proporcionar a melhoria contínua do ensino-aprendizagem, recontextualizada no âmbito da plataforma Foco Aprendizagem e de modo articulado às ações de implementação do Currículo do Estado de São Paulo;
  • Ter como foco o processo de ensino-aprendizagem-avaliação;
  • Possibilitar a reflexão sobre a ação educativa, tomando como base a prática e o calendário das escolas;
  • Resgatar as aprendizagens na proposição de planos de ação;
  • Promover novas rotinas, evidenciando as boas práticas vigentes na rede e incentivando o uso de tecnologias a serviço do ensino-aprendizagem.

Cronograma:

• Inscrições: automáticas, conforme a base CGRH de março e abril de 2018, sem possibilidade de cancelamento e sem ônus.
  • Período de realização do curso: de 17 de abril a 07 de junho de 2018.
Modalidade:
A distância, em formato de estudos autônomos, no Ambiente Virtual de Apren­dizagem da EFAP (AVA-EFAP).

Carga Horária:
30 horas divididas em 3 módulos.

Módulos:

Módulo I – Currículo e Aprendizagem

• Currículo, avaliação e visão geral da Plataforma Foco Aprendizagem;
  • Leitura e análise dos dados da AAP, SARESP e do IDESP.
Carga Horária:

Módulo II – Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem?

• Procedimentos interdisciplinares;
  • Estudo de caso a partir de habilidades (AAP de LP e de Matemática).

Módulo III – Gestão da Aprendizagem

• Trabalho coletivo na unidade escolar (UE);
  • Elaboração e implementação do Plano de Ação e do Plano de Intervenção Pedagógica;
  • Registro e compartilhamento de práticas.

Certificação:

1. Realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;
    2. Ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório” no total de atividades avaliativas.
  • Os certificados serão emitidos pela EFAP, após o término do curso e respectiva homologação em DOE.
  • O cursista apenas será certificado se completar a carga horária e as avaliações determinadas neste plano de curso.
  • O cursista poderá utilizar o certificado do curso para a evolução funcional, de acordo com a legislação vigente referente ao seu quadro de atuação.