No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jul 3

Written by: admmuralint
03/07/2017 07:00  RssIcon

Viviane Cristina Silva Ramos é professora de Ciências e Biologia da EE Professor Dimas Mozart e Silva. Há 16 anos atua na rede estadual paulista de ensino. Para a realização do projeto contou com a participação e o envolvimento dos professores, equipe gestora e funcionários da unidade escolar, da Escola da Família e do Grêmio Estudantil.

Projeto: Nossa Escola Sustentável

Objetivos
Pensar de forma sustentável, agir de forma sustentável, criar conceitos e hábitos de vida sem agredir o planeta são os desafios atuais. Assim, trabalhamos para tornar jovens protagonistas das ações, com mudanças das atitudes, desenvolvendo competências e habilidades para possíveis resoluções de problemas, relacionados ao desperdício de água, de alimentos, de energia, fontes alternativas de energia, consumo consciente, reaproveitamento e reciclagem.

Justificativa
Reduzir o desperdício; desenvolver o pensamento sustentável; otimizar o uso consciente da água, reduzindo o gasto; tornar a escola um espaço que possibilite a construção do conhecimento, pensamento, conscientização e ações sustentáveis; conhecer e entender a importância da utilização de fontes renováveis e energia limpa; compreender e aplicar o conceito dos 5 Rs: Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar; e conscientizar os jovens de seu papel e impacto na sociedade, na comunidade e no planeta.

Período de realização
Desde 2013 (projeto contínuo).

Alunos envolvidos
Ensino Fundamental, Ensino Médio e Grêmio Estudantil.

Disciplinas trabalhadas
Biologia, Ciências, Química, Língua Portuguesa e Matemática.

Resultados
Os resultados são positivos, uma vez que o compromisso, a motivação e o envolvimento são garantidos pelas próprias ações do projeto, proporcionando melhorias em relação ao conhecimento adquirido, com mudanças dos hábitos, o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como a aprendizagem significativa, indo além dos muros da escola, formando cidadãos críticos e ativos. Além do trabalho realizado nas aulas, o tema tornou-se mais importante a partir da participação na IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em 2013, realizada na escola, com representação estadual, por meio de propostas dos alunos no desenvolvimento de ações que possibilitem a busca de compreensão e conscientização do conceito: Pensar Globalmente-Agir Localmente. E no ano de 2016 nos inscrevemos no Prêmio Zayed Energia do Futuro, na categoria “Global High School”, e fomos finalista, representando o Brasil e o continente americano juntamente com mais duas escolas, uma do México e outra da Bolívia, nos Emirados Árabes Unidos, levando nosso projeto para o mundo e trazendo experiências únicas para a nossa escola.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos