No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mai 31

Written by: admmuralint
31/05/2017 10:40  RssIcon

O projeto foi idealizado pela professora Angélica Carmem Salazar Alves, da escola da Penitenciária Masculina de Cerqueira César, vinculada à EE Prof. José Leite Pinheiro. Para sua realização contou com a participação e colaboração dos professores Alessandro Aparecido Venâncio, Mário Eclair Lanças e Silvia Cristina dos Santos.

Nome do projeto: Arte pela Arte

Justificativa
O projeto surgiu a partir da necessidade de motivar os alunos a participarem das aulas de Artes, e também da escola. A proposta foi além de fazer com que os alunos explorassem e desenvolvessem técnicas para desenhar; também foi trabalhada a esperança, no intuito de incentivar os alunos a acreditarem em seus potenciais e a buscarem seus espaços na sociedade, a partir de suas habilidades.

Objetivo
Com o tema e norte do projeto, foram escolhidos alguns artistas e obras para serem trabalhados: Romero Britto, com sua história de vida interessante e suas obras de reconhecimento internacional; Tarsila do Amaral, que por sua vez já tem suas obras e biografia no cronograma do Ensino Fundamental; e “Monalisa”, de Leonardo da Vinci. Dentre as atividades realizadas, os alunos criaram releituras das obras dos artistas e realizaram uma exposição.

Período de realização
Primeiro bimestre de 2017.

Alunos envolvidos
Alunos do EJA Ensino Fundamental e Médio.

Disciplinas trabalhadas
Artes, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa.

Resultados
O resultado foi muito positivo. Contou com o envolvimento de todos os alunos, boa vontade, predisposição para desenhar, e com certeza despertou o interesse e até a potencialidade para essa atividade em alguns. Um ponto interessante é que o projeto foi concluído utilizando-se apenas lápis de cor (de 12 cores).

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos