No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mai 2

Written by: admmuralint
02/05/2017 18:33  RssIcon

Andréia Teixeira dos Santos é professora de Língua Portuguesa da EE Prof. Diniz Martins. Atua na rede pública estadual de ensino há 18 anos.

Nome do projeto: Trilha de Leitura

Justificativa
O projeto surgiu com a ideia de incentivar o hábito da leitura, de forma prazerosa, no ambiente escolar.

Objetivo
“Trilha da Leitura” nasceu com a proposta de criar uma competição saudável entre os alunos, em que os participantes com o maior número de exemplares lidos estariam no topo do pódio; e ao final de cada mês, os vencedores seriam contemplados com prêmios. Para garantir a leitura da obra escolhida na íntegra, os estudantes deveriam ler apenas na Sala de Leitura. Ainda, foram criados marcadores de página personalizados. Cada aluno tinha o seu próprio marcador, identificando seu livro escolhido e suas pausas de leitura.

Período de realização
Ao longo dos anos letivos de 2015 e 2016.

Alunos envolvidos
Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa.

Resultados
Assim que surgiu a ideia do projeto, um pai de aluno prontamente auxiliou com a construção do pódio. Ainda, alguns profissionais da unidade escolar fizeram doações de livros para enriquecer o acervo da Sala de Leitura e auxiliaram com a produção dos marcadores de página. Durante a realização da atividade proposta, houve uma ótima aceitação; os alunos concluíam a leitura dos livros escolhidos e, ainda, compartilhavam suas experiências com os colegas. A utilização dos marcadores também contribuiu para despertar o interesse dos alunos pelo mesmo livro. A competição motivou os alunos a lerem mais e contou com a colaboração e envolvimento de todos.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos