No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

abr 3

Written by: admmuralint
03/04/2017 09:00  RssIcon

Maria Elídia Rodriges é professora de Ciências na EE Alessandra Cristina de Oliveira Pezzato. Para a realização do projeto, contou com apoio e colaboração das professoras Gilmara Felix de Carvalho, Gisele Bonfieti, Karen Nadja de Lima, Lívia Gallo, Margarete Aparecida Manara, Rita de Cássia Bezerra, Rosemary Ap. Brito Andrade e Sonia Barbosa Marinho.

Nome do projeto: Economize! “Água para sempre”.

Justificativa
A escola está inserida na região metropolitana de São Paulo, município de Jundiaí. Fica no bairro do Residencial Jundiaí, onde socialmente boa parte dos moradores pertence à classe baixa ou média baixa. A comunidade sofre com problemas do precário abastecimento de água tratada, costumeiros vazamentos dos encanamentos que conduzem a água até as residências, falta de abastecimento em algumas ruas, falta de saneamento básico, entre outros problemas relacionados. Assim, os educadores da escola, conscientes do papel que têm como formadores de opiniões, e também, preocupados com a realidade da água no país, e principalmente no município, sentiram a necessidade de desenvolver um projeto sobre conscientização e sensibilização com a comunidade escolar, para mostrar a importância da sustentabilidade, preservação e o não desperdício dos recursos hídricos. O Projeto Economize! “Água para sempre” foi desenvolvido por todos os alunos e professores, de modo que o conhecimento adquirido por meio de estudos realizados possibilitasse a formação de novos conceitos, a fim de alterar, de forma consciente, os hábitos já inseridos no cotidiano.

Objetivo
O projeto teve como propostas promover a valorização dos recursos hídricos, abordando sua importância para a qualidade de vida, saúde, saneamento básico e condições ideais de higiene; favorecer a reflexão sobre a ação negativa dos homens em relação à natureza, desenvolvendo uma postura crítica sobre suas próprias atitudes; propor medidas para evitar o desperdício de água, a partir da conscientização de que a água potável é um recurso limitado e não deve ser desperdiçada, nem poluída; promover a sustentabilidade na escola, por meio de um conjunto de práticas; e promover a interdisciplinaridade, inclusão e multiplicação do conhecimento adquirido.

Período de realização
Março a agosto de 2016.

Público envolvido
Alunos dos 6º, 7º e 9º anos.

Disciplinas envolvidas
Artes, Ciências, Inglês, Matemática e Português.

Resultados
Por meio do trabalho em equipe, os alunos aprenderam a conviver uns com os outros na divulgação do projeto e na construção do saber; e possibilitou a promoção da conscientização da comunidade e alunos envolvidos, em relação à preservação e ao uso racional da água. Ainda, contribuiu para a idealização de novos trabalhos, como a criação do projeto sustentável para preservação da água, com a coleta e destino correto do óleo de cozinha.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos