No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mar 1

Written by: admmuralint
01/03/2017 13:25  RssIcon

Eveline Andrade Dias é professora de Sociologia, da EE General Mascarenhas de Moraes.

Nome do Projeto: Pensar Bem, nos faz bem

Justificativa

O projeto “Pensar Bem, nos faz bem” foi idealizado a partir da necessidade observada em sala de aula, de trabalhar de modo mais amplo e diversificado o entendimento e a prática do pensamento crítico como ferramenta essencial para formação cidadã. O ano de 2016 foi um ano intenso. Conturbações na esfera social e política do país contribuíram para um ambiente conflituoso de pensamento e leitura da realidade. Porém, essa efervescência de leituras, pensamentos e dizeres, em uma grande maioria não se expressava de modo crítico ou mesmo politizado, dentro do ambiente escolar. De modo geral, os argumentos, ideias e opiniões apresentavam aspectos de preconceito, intolerância e discriminação, evidenciando a ausência de um pensamento crítico e prática da cidadania efetiva, que pressupõem compreensão do que é direito e seu exercício em sociedade.

Objetivo
Entende-se, aqui, que a escola é um espaço de formação intelectual e técnica, mas, especialmente, um espaço onde se deve proporcionar a formação cidadã. Alia-se a isso, a competência de leitura e escrita, não apenas dos códigos linguísticos e seus ícones, mas, especialmente, a leitura crítica de mundo e de realidade, a qual proporcionará um pensamento crítico, capaz de intervir de modo ético e eficiente na melhoria da realidade social. Foi a partir dessas motivações que o projeto foi idealizado e realizado.

Período de Realização do Projeto
Fevereiro a Novembro de 2016.

Público Envolvido
Estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio.

Disciplinas Envolvidas
Sociologia, Filosofia, Matemática e Português.

Resultado
O projeto contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, com o cultivo da prática da leitura, reflexão e escrita, de forma dinâmica e abrangente, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da superação do senso comum acerca das temáticas sociais, políticas e culturais estudadas na disciplina de Sociologia no Ensino Médio regular; Protagonismo Juvenil, por meio da mobilização da prática social e educativa, sensibilizando os alunos do projeto e demais estudantes da escola sobre a importância do empreendedorismo social; exercício da comunicação oral, apresentação em público, defesa de ideais e construção de argumentos; criação de multiplicadores da prática de leitura e análise a partir da experiência compartilhada; conhecimento acerca de produção e uso de audiovisual na escola, por meio das experiências empreendidas no projeto, como forma de socializar os conhecimentos produzidos e compartilhados durante as leituras, devolutivas e debates; intercâmbio e o contato com outros espaços culturais da cidade e região, por intermédio das parcerias realizadas pelo projeto; e qualificação da relação professor e estudante, unidos em um mesmo objetivo.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos