No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jan 2

Written by: admmuralint
02/01/2017 10:00  RssIcon

Francis Lobo é professor de História e Sociologia da ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva, de Lorena.

Nome do Projeto: Humanizar é Preciso

Justificativa
O projeto Humanizar é Preciso propõe a realização de atividades que possam resgatar o verdadeiro significado da palavra “humanizar”, despertando nos alunos a importância do respeito ao ser humano em todas as situações de diversidade. Assim, temas como “vida em sociedade” e “conviver melhor” são evidenciados, por meio de debates, dinâmicas de grupo e planos de ação na escola, promovendo a prática da cidadania, buscando a melhor convivência entre os alunos e toda a comunidade escolar, proporcionando um ambiente de melhor aprendizado.

Objetivo
Promoção dos valores éticos, étnicos, sociais e culturais, por meio de ações educativas voltadas para a solidariedade no coletivo da escola, em busca de solucionar questões como dificuldade na vivência prática dos valores humanos que culminam em indesejáveis problemas de convivência, como por exemplo, homofobia, racismo, bullying, preconceitos e intolerância. Fatores que promovem o baixo rendimento, retenção e até evasão escolar.

Período realizado
Durante o ano letivo, desde 2014.

Alunos envolvidos
Alunos do 2º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio de Informática para Internet e Marketing.

Disciplinas trabalhadas
História e Sociologia.

Resultado
Foi observada uma intensa movimentação entre os alunos durante o processo de preparo do Projeto, no intuito de melhorar, inclusive, a relação entre eles. Nos instantes em que aconteciam as apresentações, foi surpreendente a mudança de comportamento entre os alunos tanto nos grupos responsáveis pelas apresentações quanto para os espectadores. Também, foi incrível o ganho em relação a trancamento de matrículas e desistências; não houve mais incidências de evasão escolar. Nota-se perceptivelmente que o ambiente escolar mudou para melhor.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos