No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

nov 1

Written by: admmuralint
01/11/2016 12:40  RssIcon

O projeto foi desenvolvido por Eliandra Giseli Pavan Tamelini e Solange de Fátima Alves Cerqueira, PEB I da EE Profª Teófila Pinto de Camargo, com o Grêmio Estudantil e apoio da equipe gestora, coordenação e todos os professores da unidade escolar.

Nome do Projeto: Educação para o Trânsito

Justificativa
A educação para o trânsito é muito importante para desenvolver na criança a responsabilidade de sua participação e intervenção na sociedade como um agente multiplicador, transformando o meio em que vive numa comunidade mais consciente de seus atos quanto às regras de trânsito e respeito ao meio ambiente.

Objetivos
Sensibilizar os alunos, os pais e toda a comunidade sobre a importância do respeito às regras de trânsito; conscientizar quanto ao uso de sacolinha ecológica dentro dos veículos, evitando jogar os lixos em vias públicas; melhorar a sinalização no entorno da escola e no município; ensinar o significado de algumas placas de trânsito e a importância de respeitá-las; bem como disseminar a paz no trânsito e no convívio entre as pessoas.

Período realizado
Agosto e setembro de 2016, estendendo-se para o ano letivo de 2017.

Alunos envolvidos
Aproximadamente 300 alunos, com idade entre 7 e 10 anos.

Disciplinas trabalhadas
Todas as áreas do Currículo tiveram participação efetiva.

Resultados
O projeto foi desenvolvido em diversas etapas, e contou com a participação da Secretaria de Trânsito, Educação e Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os professores trabalharam o tema por meio de músicas, dramatizações, desenhos, textos informativos e gráficos de estimativa; foi realizada uma palestra sobre o trânsito, com a participação da Polícia Militar; os alunos se mobilizaram para chamar a atenção do Poder Público para melhorias no entorno da escola, e foi encaminhado um ofício apresentando as reinvindicações dos estudantes; os alunos confeccionaram panfletos e sacolas de lixo em TNT, para serem usados nos carros, e distribuíram para os motoristas nas ruas próximas da escola. Por fim, foi organizado um circuito onde foram encenadas situações do cotidiano, mostrando a importância do respeito às regras de trânsito e as atitudes de paz e tolerância.

O projeto possibilitou a conscientização sobre o uso contínuo das sacolas pelos condutores, evitando a poluição, e sobre a importância da educação para o trânsito; e o circuito permanecerá montado para que outras escolas do município possam agendar uma visita, com orientação de um guarda civil municipal, para serem envolvidas nas boas práticas em prol do melhor convívio no trânsito.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos