No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

out 3

Written by: admmuralint
03/10/2016 11:00  RssIcon

Andreza Barbosa Tonelotto é professora de Geografia na EE Professora Carolina Augusta Seraphim. Atua na rede pública estadual de ensino há 17 anos.
Nome do Projeto: Filosofando e Debatendo com a Geografia

Justificativa
O projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos na reflexão e ação de temas geográficos polêmicos dentro do conteúdo da série/ano, com o objetivo de gerar interesse e discussões. Assim, “Filosofando e Debatendo com a Geografia”, além de ser uma oportunidade para os alunos debaterem, também proporciona aos estudantes a vivência do Protagonismo na prática dos seus estudos.

Objetivos
“Filosofando e Debatendo com a Geografia” teve como objetivo proporcionar discussão e debate, a fim de promover reflexões sobre valores e atitudes relacionados aos conteúdos das respectivas séries/anos. Possibilitando que a atividade contribuísse não só com o desenvolvimento das competências leitora e escritora, como também com ações significativas para a melhoria do rendimento escolar dos alunos, acreditando em uma educação transformadora, valorizando sua opinião, participação e envolvimento.

Período realizado
2º e 3º bimestres de 2016.

Alunos envolvidos
Alunos do Ensino Fundamental II, 7º e 8º anos.

Disciplinas trabalhadas
Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e História.

Resultados
Os alunos se envolveram e se empenharam no processo da atividade, o que possibilitou um estabelecimento de vínculos positivos entre os alunos. E mesmo diante de pensamentos diferentes, houve respeito durante os debates. Os estudantes apresentaram convicções sólidas a respeito do que pesquisaram e aprenderam sobre os conteúdos abordados em Geografia e nas disciplinas de Ciências, História e Língua Portuguesa, e também houve melhoria das competências leitora e escritora, contidas no Plano de Ação Escolar.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos