No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

ago 9

Written by: admmuralint
09/08/2016 10:00  RssIcon

Idealizado pelo professor de Arte Mário Sérgio Sanches Martins e pela professora Polivalente dos Anos Iniciais Márcia Cristina Santoro Rodrigues Gomes, com a colaboração de todos os educadores da EE Professora Sueli Oliveira Silva Martins, Mogi das Cruzes - SP.

Nome do Projeto: Resgate Cultural

Justificativa
O Resgate Cultural apresenta, dentro e fora do espaço escolar, contos, desenhos, músicas e danças de época que fizeram parte da nossa história, estando diretamente relacionados ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação e à capacidade de ouvir o outro e de se expressar. O intuito do projeto é resgatar valores e lições implícitos trazidos por gerações anteriores e que hoje nos servem de base – conceitos fundamentais para um amadurecimento saudável do conhecimento – seja ele de mundo ou de convivência, senso de espaço e coletividade e o despertar da memória e criatividade.
O projeto se baseia na ideia da construção do conhecimento dessa nova geração por meio das experiências de nossos pais, avós e bisavós. Afinal, cada década contribuiu para a História, apresentando fatos marcantes de gênero intelectual ou não. E ainda, estuda a história da escola.

Objetivos
Despertar e estimular o prazer dos alunos pela leitura, conhecendo as suas diferentes maneiras de comunicação artística e representações culturais, contribuindo para o desenvolvimento social, intelectual e autonomia dos estudantes. Além de homenagear Sueli Oliveira Silva Martins, professora mogiana que lecionou nas principais escolas da cidade e que faleceu aos 25 anos de idade. Hoje, dá seu nome à EE Professora Sueli Oliveira Silva Martins, inaugurada em 1986.

Período realizado
Primeiro semestre do ano letivo de 2016.

Alunos envolvidos
Alunos dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

Disciplinas trabalhadas
Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Educação Física, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia. Além da Parte Diversificada, como Leitura e Produção de Textos, Experiências Matemáticas, Educação Socioemocional, Linguagens Artísticas, Cultura do Movimento, Orientação de Estudos e Língua Estrangeira – Inglês.

Resultados
Com este trabalho, os alunos alcançaram, além do proposto na elaboração do projeto, a vivência da história que está ligada diretamente à sua realidade. Conceitos fundamentais para um amadurecimento saudável do conhecimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem devem ter como presença marcante a história do local onde a escola está inserida. Eles fortaleceram a identidade da escola, fragilizada devido às alterações de funcionamento da unidade – que deixou de ser uma escola regular para funcionar como escola de tempo integral. Por conta das mudanças do perfil dos moradores do bairro onde está situada, as crianças que eram atendidas nesta unidade cresceram e apenas os moradores mais antigos permaneceram, passando a atender crianças de outros bairros vizinhos que desconheciam a história da escola até o desenvolvimento do projeto.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos