No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mai 31

Written by: admmuralint
31/05/2016 11:00  RssIcon

Wilson Quatrochi Junior é professor coordenador da EE Prof. Geraldo Alves Machado. Atua na rede pública de ensino há 26 anos.

Nome do projeto: Oscar GAM

Justificativa
Os filmes são excelentes recursos audiovisuais que, por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem promover excelentes experiências de aprendizagem, pois trabalham com nossas vivências e emoções, abordando as linguagens falada, visual, musical e escrita. Porém, professores e alunos da escola em que atuo não têm tanto acesso a filmes e cinema (bens culturais), o que acaba dificultando e inibindo o trabalho com essa ferramenta didática. Além disso, como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo apresenta, nos Cadernos do Professor e do Aluno, sugestões para trabalhar filmes e vídeos como uma forma diferenciada para complementar o conteúdo apresentado, e todos os anos acontece a premiação do Oscar (premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood), decidi criar o Projeto Oscar GAM (GAM são as iniciais do nome da escola – Geraldo Alves Machado) para facilitar a compreensão e a adequada utilização de filmes e vídeos na escola.

Objetivos

• Trabalhar e auxiliar a compreensão dos conteúdos curriculares de maneira diferenciada e interessante;
  • Estimulardebates;
  • Ampliar a percepção dos alunos sobre vários assuntos;
  • Aproximar os alunos da linguagem artística específica do cinema;
  • Desenvolver senso crítico e estético dos alunos.

Período realizado
Primeiro semestre de 2016.

Idade e número de alunos envolvidos
Alunos entre 10 e 17 anos. Total de alunos envolvidos: 224.

Disciplinas trabalhadas
Foco principal nessas disciplinas: Inglês, Português, Arte e Educação Física. Mas as outras disciplinas também se envolvem nas ações. Destaque para o uso das novas tecnologias pelos alunos na confecção dos trabalhos em pesquisa na internet, criação de apresentações de slides em PowerPoint e Movie Maker.

Resultados
O projeto existe há 5 anos e envolve toda a comunidade escolar e local. Como os Cadernos do Aluno propõem a exibição de filmes como complemento dos conteúdos trabalhados, a fim de criar uma aprendizagem contextualizada, e os alunos demonstram total desconhecimento dos filmes ganhadores/indicados ao Oscar, a criação do presente projeto proporciona subsídios aos trabalhos/conteúdos desenvolvidos, estimulando debates posteriores, ampliando a percepção dos alunos sobre determinados assuntos e permitindo o acesso a bens culturais.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos