Ir para o conteúdo principal
porno mat i sin xxx odia in adult rape videos
agri escort elazig escort
ankara escort
bonus veren siteler
huluhub.com
Luxury replica watches
www.copeland.club
old sex women boy to boy xxx nude
beylikduzu escort alman porno

No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

abr 1

Written by: admmuralint
01/04/2016 14:09  RssIcon

Hecionéia Rocha Vieira Bassetto é professora de Língua Portuguesa da EE José dos Santos há 22 anos. E atua na rede estadual de ensino desde 1992.

Nome do projeto: “Na trilha das autorias misteriosas”

Justificativa:
Por meio de avaliações diagnósticas constatou-se que os alunos do 5º ano tinham dificuldades para produzir textos. Dessa forma, era necessário propor um trabalho no qual os alunos pudessem desenvolver habilidades de leitura, escrita e revisão textual. Nessa perspectiva, o Projeto Didático “Na trilha das autorias misteriosas”, indicado para os alunos do 5º ano pelo Programa “Ler e Escrever”, veio ao encontro das necessidades da turma, propiciando o desenvolvimento da capacidade leitora e escritora.

Objetivos:

  • Proporcionar orientação específica aos alunos para ler, interpretar e escrever seus contos de mistério;
  • Reconhecer as características do gênero “contos de mistério”;
  • Produzir contos de mistério considerando suas marcas linguísticas;
  • Empregar recursos discursivos e textuais próprios do gênero na produção de seus próprios textos;
  • Analisar os efeitos de sentido próprios do gênero “contos de mistério”;
  • Desenvolver o comportamento do escritor;
  • Aprender procedimentos de escrita, tais como planejar, textualizar e revisar.

Período realizado:
Primeiro semestre de 2015.

Alunos envolvidos:
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disciplina trabalhada:
Língua Portuguesa.

Resultados:
Por meio das intervenções pontuais foi possível potencializar a aprendizagem, ensinar os alunos a produzirem contos de mistério, repensar suas decisões, escrever textos com tramas envolventes e desfechos surpreendentes, que a narrativa de enigma requer. Durante todas as etapas do projeto foi realizada uma avaliação com os alunos, considerando a participação oral, a leitura individual, e por meio da escrita dos textos (portfólios) foi possível notar que a turma passou a dominar a estrutura dessa tipologia textual (narrativo-ficcional), pois os textos produzidos ficaram ótimos, dá prazer em fazer a leitura. O diferencial desse trabalho de fato é o encontro eficaz da leitura com a escrita.

Outro fator relevante foi a oportunidade de conhecer e ampliar o repertório de contos desse gênero, pois como atividade permanente, todos os dias era feita a leitura em voz alta das obras de autores consagrados, como: Edgar Allan Poe, Marcos Rey, Conan Doyle, Stanislaw Ponte Preta, Heloísa Prieto, dentre outros.
Houve um intenso envolvimento e entusiasmo de todos com a tipologia; eles procuravam livros desses autores; e a leitura passou a ser gosto.

Todas as etapas do projeto foram importantes. Mas a textualização no momento da produção coletiva foi muito valiosa, porque os alunos perceberam que para produzir um texto é necessário planejar, escrever, ler e reescrever, quantas vezes houver necessidade. E durante o desenvolvimento do projeto eles puderam se apropriar desses imprescindíveis procedimentos de escritor.

Tags:
Categories:

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos