No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

fev 22

Written by: admmuralint
22/02/2016 07:00  RssIcon

Sylvia Helena Corey Belleza é professora da Sala de Leitura, da EE Coronel Nhonhô Braga. Há 28 anos atua na rede pública de ensino.

Nome do projeto: “Conhecendo Profissões”

Justificativa:
O projeto foi criado devido à necessidade de desenvolver as competências leitora e escritora, apontadas em defasagem nas avaliações. Além de propiciar espaço para todos os estudantes aprimorarem sua escolha acadêmica, com foco nos Projetos de Vida, também ajuda os alunos a tornarem-se protagonistas.

Intitulado “Conhecendo Profissões”, o projeto teve início em 2014, com a apresentação de diversas profissões, convidando profissionais para contar sobre suas carreiras acadêmicas e suas funções desempenhadas nas áreas de atuação. Ainda, os alunos realizam adaptações de textos de obras literárias (contos e crônicas) e dramatizam a profissão apresentada no dia.

Devido ao seu êxito, houve continuidade em 2015 e será mantido em 2016.

Objetivos:
1. Incentivar à pesquisa, à leitura e à escrita;
2. Instrumentalizar os alunos quanto à estruturação do seu Projeto de Vida;
3. Despertar interesse nos alunos, levando-os a conhecer, discernir e elaborar suas metas para o futuro;
4. Sanar dúvidas para optarem pela vocação profissional e realização dos seus sonhos.

Período realizado:
Durante todo o ano letivo. Os encontros são realizados mensalmente, no horário do intervalo do almoço.

Alunos envolvidos:
Alunos de 10 aos 16 anos, do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Disciplinas trabalhadas:
Língua Portuguesa, Artes, entre outras.

Resultados:
Além de ajudar com as habilidades leitora e escritora, constatou-se que esse projeto auxiliou os alunos no desenvolvimento dos seus Projetos de Vida, pois os diversos profissionais contribuíram com seus testemunhos e experiências, estimulando-os e despertando-os para a continuidade e importância dos estudos.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos