No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jan 15

Written by: admmuralint
15/01/2016 12:31  RssIcon

Renata Aparecida Padilha Coviello é diretora da EE Maestro Villa Lobos há 5 anos, mas contribui para a rede estadual há 28.

Nome do projeto: “Aluno Cidadão”

Justificativa:
A escola identificou que os alunos tinham dificuldades para obter o Registro Geral (RG) e outros documentos. Diante desse problema, a equipe gestora iniciou no ano de 2006 o “Projeto Aluno Cidadão”, com a proposta de conscientizar os alunos sobre a importância de possuir os documentos necessários para o exercício da cidadania.

Objetivos:

O processo de conscientização desses alunos foi o fio condutor para desencadear as ações articuladas da equipe gestora, com a parceria de integrantes da comunidade: Despachante, Cartório Eleitoral, Delegacia de Polícia, Fotógrafo, Prefeitura Municipal, comércio de plastificação de documentos e OAB. Proporcionando aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a expedição do RG/CPF e também Título de Eleitor.

A fundamentação teórica do “Projeto Aluno Cidadão” adotou os princípios legais da Constituição da República Federativa do Brasil/88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e foi complementado com o projeto “OAB Vai à Escola” e as informações do site da Secretaria Escolar Digital, disponibilizado pela SEE-SP.

Em 2013, foi criado o Registro do Aluno (RA Escolar), com a colaboração do Grêmio Estudantil no processo de implementação do documento.

Período realizado:
Nas primeiras semanas de aula é feito um levantamento, para se saber quais alunos não possuem a documentação em dia. E durante todo o ano letivo são desenvolvidos trabalhos de formação do cidadão.

Alunos envolvidos:
6º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

Disciplinas trabalhadas:
Geografia, Sociologia e Mediação Escolar.

Resultados:
O projeto conscientiza alunos e pais sobre a importância de portar documentos pessoais e contribui para disseminar o conceito de cidadania. Também auxilia no desenvolvimento do sentimento de pertencimento à sociedade.

A possibilidade de incluir o “Sistema de Proteção Escolar”, da SEE, e o projeto “OAB Vai à Escola” enriqueceu muito a ação, permitindo melhorar a administração e a prevenção de conflitos escolares e extraescolares. Além de ajudar cidadãos conscientes sobre o compromisso com a Pátria e com a sociedade.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos