No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

nov 6

Written by: admmuralint
06/11/2015 15:36  RssIcon

Simone Oliveira Morales é vice-diretora da EE Dom Aniger F. M. Mellilo. Atua na rede pública há 17 anos.

Nome do Projeto: Somos todos uma família do Dom

Justificativa:

O projeto surgiu para despertar nos alunos a importância do meio ambiente e o trabalho coletivo entre eles.

Objetivos:

Fazer com que os alunos valorizem a sociabilidade, aprendendo hábitos simples do dia a dia e, assim, adotem pequenos gestos, como:

1. Propiciar a organização das carteiras na sala, como também manter as carteiras, o chão e as paredes limpos;
  2. Evidenciar o uso correto das lixeiras para colaborar para o ambiente limpo;
  3. Conscientizar sobre a importância de preservar os trabalhos expostos pelos colegas;
  4. Incentivar a limpeza das lousas e a conservação do refeitório no que diz respeito à preservação do patrimônio;
  5. Promover a maneira adequada de abrir e fechar as portas das salas e banheiros sem batê-las;
  6. Propor aos alunos e demais pessoas da unidade de ensino a manterem torneiras fechadas após o uso;
  7. Identificar os locais adequados para guardar o prato e talheres após o uso;
  8. Reconhecer e fazer o uso das palavras mágicas: com licença, por favor, obrigado e me desculpe.

Período realizado:

Durante o ano letivo de 2015.

Alunos envolvidos:
 6º ao 9º ano

Disciplinas trabalhadas:
Todas as disciplinas da Base Nacional comum e diversificada

Resultados:

São pequenas ações praticadas ao longo do ano, que ajudaram a melhorar a convivência entre todos e o rendimento escolar.

O horário de entrada dos alunos, por exemplo, era tumultuada. E muitos ainda acabavam se atrasando para o início das aulas. Para solucionar esse problema, todos os dias letivos começam na quadra, com a leitura de um pensamento e, em seguida, turma por turma é direcionada para a sala de aula.

Além disso, foi proposta uma atividade com todas as turmas, para evitar conflitos em sala de aula, auxiliar alunos que não participavam e motivar aqueles que não faziam as lições. A cada dia, a sala mais bem avaliada por cumprir as regras estabelecidas ganha uma peça de um quebra-cabeça. Ao completar o desenho, a turma pode escolher uma atividade diferenciada para desfrutar, como por exemplo: prática de esporte, piquenique com alimentos saudáveis, uma visita.

Os resultados foram nítidos em avaliações internas aplicadas neste período, e tivemos melhora de rendimento em todas as turmas.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos