No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

ago 10

Written by: admmuralint
10/08/2015 10:25  RssIcon

Denise Toss é diretora desde 2005, mas assumiu a EE Zulmira de Almeida Lambert em 2013. Atua na rede pública há 27 anos.

Nome do Projeto: Cantina Pegue e Pague

Justificativa:

Em 2013, foi implantada a Escola de Ensino Médio Integral, fazendo com que os envolvidos nesse processo – alunos, professores, gestores, funcionários e pais tomassem conhecimento desde o início do diferencial do Programa. Nesse novo modelo, a parte pedagógica apresenta algumas especificidades que colaboram com essas expectativas positivas, tais como: jornada integral de ensino com professores e gestores em atuação profissional em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar, na qual todos (alunos, professores, funcionários e gestores) permanecem nove horas diária juntos, facilitando a efetivação dos princípios da Pedagogia da Presença, Educação Interdimensional, Protagonismo Juvenil e dos 4 Pilares da Educação para o Século XXI. Com o currículo integrado à parte diversificada e atividades complementares, procuramos manter um ensino alinhado com a realidade do jovem, preparando o aluno para realizar seu Projeto de Vida, com ética, honestidade e de forma solidária, autônoma e competente. Com base nos Valores, Princípios e Premissas do Programa e atuando por meio de uma tecnologia de gestão educacional diferenciada, implantamos um trabalho de valores através da Cantina Pegue e Pague pautado inicialmente na confiança e honestidade, orientando o aluno a fazer o que é certo mesmo diante de situações em que a facilidade de levar vantagem esteja evidente e seja latente, visando a uma geração na qual a cooperação e o bem comum estejam acima de qualquer benefício ou ação individualizada.

Objetivos:

Desenvolver outros ideais além da razão, ciência e técnica, por meio do resgate de valores, iniciando com a confiança e honestidade com base na Educação Interdimensional e na Pedagogia da Presença. Além de buscar o desenvolvimento humano por meio de uma ação simples de compra e venda de produtos na cantina da escola, no sistema Pegue e Pague, em que o interessado retira o produto e realiza seu pagamento sem intermediário, agindo conforme sua consciência.

Período realizado:

Durante os intervalos, ao longo do ano letivo.

Alunos envolvidos:

Todos os alunos da escola.

Disciplinas trabalhadas:

Os conteúdos trabalhados estão relacionados a uma dimensão transcendente da vida escolar. Ou seja, são baseados em Valores individuais e coletivos, Princípios (Pedagogia da Presença, Educação Interdimensional, Protagonismo Juvenil e dos 4 Pilares da Educação para o Século XXI) e Premissas (Corresponsabilidade, Protagonismo, Excelência em Gestão, Formação Continuada e Replicabilidade) do Programa Ensino Integral.

Resultados:

De forma geral, a iniciativa foi além da expectativa de verificar e desenvolver a honestidade do ser humano. Foi dada a oportunidade para o desenvolvimento de várias ações: resgate de valores, direito e deveres, autonomia, protagonismo, efetiva participação, empreendedorismo, autocompreensão, autorrealização e incorporação de direitos humanos individuais e coletivos. Algumas ações já foram incorporadas, outras estão em desenvolvimento e o aprender a ser, fazer, conhecer e conviver está sendo vivenciado com êxito, sendo esses 4 Pilares da Educação o eixo estruturador dos processos de desenvolvimento, propiciando “timidamente”, mas de forma gradual, a afirmação da existência de uma verdadeira educação voltada ao Desenvolvimento Humano.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos