No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

jul 3

Written by: admmuralint
03/07/2015 12:33  RssIcon

Realizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Taubaté, com supervisão da diretora no Núcleo, Elizete Alves Ferreira Chiapinotto, e da dirigente regional de ensino Irani Auxiliadora Alves da Silva.

Irani Auxiliadora Alves da Silva: Tem licenciatura em Língua Portuguesa e ocupa o cargo de dirigente regional de ensino desde fevereiro de 2014. Atua na rede pública há mais de 20 anos.

Elizete Alves Ferreira Chiapinotto: Formada em Geografia, é diretora de Núcleo Pedagógico desde 2001. Atua na rede pública há 15 anos.

Justificativa:

Após a análise dos resultados da 8ª edição da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) – exame realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio –, fez-se necessária uma intervenção articulada que focasse nas habilidades nas quais os estudantes apresentaram dificuldades. Dessa forma, a II Mostra foi repaginada para atender a essas necessidades, contando ainda com a contribuição dos Grêmios Estudantis. O projeto tem duas etapas: a produção do vídeo de um minuto e a escrita de uma carta (Ensino Fundamental) e Artigo de Opinião (Ensino Médio).

Objetivos:

• Valorizar a reflexão e a escrita;
  • Incentivar o protagonismo juvenil;
  • Garantir espaço nas unidades escolares para a organização, representação e atuação dos estudantes dos Grêmios;
  • Discutir temas relacionados ao meio ambiente;

Período realizado:

Primeiro semestre do ano letivo de 2015.

Alunos envolvidos:

Todas as classes das escolas da Diretoria de Ensino da Região de Taubaté. Total de participantes: 19.252 alunos.

Disciplinas envolvidas:

O conteúdo dos vídeos e a análise ambiental feita no entorno das escolas têm relação com as disciplinas de Ciências, Biologia, Geografia e Química. Já os textos foram trabalhados durante as aulas de Língua Portuguesa.

Resultados:

O projeto resultou em 38 vídeos com os temas “dengue” e “escassez de água”. Eles foram apresentados no dia 17 de junho de 2015, no auditório do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), na cidade de Taubaté.

Além do aprendizado das disciplinas citadas, houve comprometimento dos alunos durante a produção e finalização dos curtas-metragens. Eles também se tornaram agentes de mudança, repensando as suas práticas ambientais.

» Assista ao vídeo
(melhor visualizado pelo navegador Internet Explorer)

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos