No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

mai 11

Written by: admmuralint
11/05/2015 14:10  RssIcon

Joares Tavora Ferreira da Silva é professor mediador escolar e comunitário e atua na rede pública de ensino há oito anos. Desde 2013 dá aulas de karate, na EE Dr. Leopoldino Meira de Andrade, em Araraquara.

Nome do Projeto: Projeto Pedagógico no Karate

Justificativa:

Na atualidade, um dos grandes problemas presentes no âmbito escolar é a questão da agressividade e violência, decorrentes de inúmeros fatores, entre eles: social, familiar e afetivo. Entendemos que esses problemas contribuem para o aumento da indisciplina, levando a comportamentos inadequados que interferem no processo de ensino-aprendizagem.

Esse trabalho tem como objetivo incentivar a prática do “karate na escola” como meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, uma vez que o aprendizado dessa arte marcial proporciona virtudes necessárias para uma atuação social positiva e harmônica, propiciando o desenvolvimento da amizade, da união, do respeito e, consequentemente, da disciplina.

Pesquisas mostram que o karate desenvolve o físico, dando ao praticante agilidade e destreza, mas também desenvolve a mente, tornando o jovem calmo, seguro e confiante. Proporciona harmonia, princípios de respeito, domínio próprio, determinação e humildade, ou seja, todos os requisitos essenciais para o pleno desenvolvimento do ser humano.

Portanto, o uso pedagógico da prática do karate pode representar um instrumento primordial para minimizar os comportamentos agressivos no ambiente escolar e, também, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração.

Objetivos:

• Aprimorar o lado socioeducativo da criança, valores, o saber comportar-se numa situação de conflito, o discernimento do certo e do errado;
  • Focar, na história do karate, a importância dessa arte e dos benefícios que ela traz para a saúde e a mente do ser humano;
  • Sendo, a arte marcial, um meio auxiliador para a aquisição de conhecimentos de autodefesa, o karate trabalha a personalidade do aluno, melhorando sua autoestima, concentração, respiração e coordenação motora;

Período realizado:

Durante todo o ano letivo.

Alunos envolvidos:

O Projeto teve como objetivo atender, a princípio, 100 alunos de 6 a 14 anos (ambos os sexos) residentes em Matão, com a obrigatoriedade de estarem matriculados nos Ciclos I e II com notas superiores à média de 50% de aproveitamento. Foram destinadas 80% das vagas para alunos da Escola Estadual Dr. Leopoldino Meira de Andrade e 20% para crianças carentes de nossa comunidade. Atualmente, estão inscritos 35 alunos, de 6 a 12 anos.

Disciplinas envolvidas:

Com o intuito de aumentar o rendimento escolar dos alunos, o Projeto visa desenvolver as habilidades e competências dos estudantes, melhorando a sua aprendizagem e promovendo também a cidadania.

Por se tratar de um ensino que representou uma novidade, percebeu-se que o aprendizado fluiu com mais facilidade e maior interesse por parte dos alunos. Como as disciplinas ditadas pela Arte do Karate permeiam a conduta esperada do cotidiano escolar, e uma vez respeitados e dominados esses preceitos, ficou mais fácil o trabalho do professor regente.

Resultados:

Foi percebido e demonstrado, através de reuniões pedagógicas e conselhos de classe, bem como em conversas informais com os pais desses alunos, a mudança de comportamento, além do aumento significativo nos resultados das avaliações bimestrais.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos