mar
4
Written by:
admmuralint
04/03/2015 14:52
Andreza Barbosa é professora de Geografia na EE Professora Carolina Augusta Seraphim há 3 anos e atua na rede estadual de ensino há 15 anos.
Nome do Projeto: A morte da água no Planeta
Justificativa:
Aproveitando a pauta em alta em todo o Brasil sobre o uso racional da água, a professora Andreza Barbosa elaborou um projeto de Educação Ambiental interdisciplinar para despertar o interesse e o envolvimento dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
Objetivos:
- Desenvolver metodologias de ensino para envolver os alunos em questões como o uso racional da água e a preservação de recursos hídricos, do ecossistema, da fauna e da flora;
- Discutir a importância da água para a sociedade e para os aspectos econômicos, sociais e ambientais;
Período realizado:
Durante o ano letivo de 2014.
Alunos envolvidos:
Alunos das turmas de 7º ano do Ensino Fundamental Ciclo II.
Disciplinas envolvidas:
Geografia, Ciências e Inglês.
Nas três disciplinas foram realizadas pesquisas teóricas quanto à utilização da água na sociedade brasileira, com destaque para os tópicos: “Hidroelétricas e seus impactos”, “Água virtual”, “Preservação dos mananciais” e “Uso sustentável da água”. Os alunos também fizeram uma visita à Hidroelétrica de Barra Bonita, situada no município de Barra Bonita, em São Paulo. Foram desenvolvidas atividades didáticas e culturais nas três disciplinas: os alunos navegaram pelas águas do Rio Tietê, conheceram a eclusa, visitaram o Memorial do Rio Tietê e a feira de artesanato no entorno.
Ao longo do ano, foram desenvolvidos seminários, debates, maquetes, mesas-redondas, rodas de leitura, cartazes e objetos a partir de lixo reciclável.
Resultados:
Além dos alunos das turmas de 7º ano, toda a escola esteve 100% envolvida no projeto. As produções feitas ao longo de 2014 foram apresentadas em um evento ocorrido no dia 29 de outubro, aberto para toda a escola e a comunidade, onde ficou evidenciado o protagonismo dos alunos.
Professores e alunos trabalharam com mais entusiasmo e envolvimento e, durante a visita a Barra Bonita, perceberam o interesse, o bom comportamento, a interação e a solidariedade entre os estudantes.
A escola pretende dar continuidade ao projeto nos próximos anos.