No Interior da Escola

Este é um espaço para o compartilhamento de projetos exemplares, práticas desenvolvidas em escolas do interior do Estado de São Paulo e que merecem ser conhecidas e, quem sabe, reproduzidas.

dez 9

Written by: admmuralint
09/12/2014 09:28  RssIcon

Camila Paula Coelho: Há 8 anos na rede pública de ensino, é professora da Sala de Leitura da EE Professora Guiomar Camolesi Souza, em Sorocaba.

Rute Lemos Caetano: Atua na rede pública há 21 anos. Também é responsável pela Sala de Leitura da EE Professora Guiomar Camolesi Souza.

Tânia Mara Eliotério Lelis Barros: A professora de Arte tem 9 anos de atuação no ensino público. Atualmente trabalha na EE Prof. Antonio Cordeiro e na EE Prof. Jorge Madureira, ambas em Sorocaba.

Nome do Projeto: "A Poesia Entrou pelo Cano"

Justificativa:

Aproveitando o ano do centenário de Vinicius de Moraes (2013), as professoras desenvolveram o projeto para a divulgação e valorização de sua obra. A Sala de Leitura foi decorada com cartazes e livros pendurados. No local passava um encanamento, pelo qual os alunos declamavam as poesias para quem estivesse do lado de fora. Um sino alertava para o momento em que o aluno - de dentro da Sala - deveria iniciar a leitura da poesia. Nesse espaço foram reproduzidas as músicas do poeta, compositor, autor e dramaturgo. O projeto “A Poesia Entrou pelo Cano” também foi apresentado à comunidade, durante a Feira Cultural da escola.

Objetivos:

• Incentivar a leitura de poesias;
  • Homenagear Vinicius de Moraes pelo seu Centenário e enaltecer seu repertório;
  • Conhecer o poema como um tipo de gênero textual e identificar a sua estrutura;
  • Identificar os tipos de poesias/poemas;
  • Desenvolver a capacidade de declamar poesias com ritmo e entonação sonora adequados;

Período realizado:

De agosto a setembro de 2013.

Idade e número de alunos envolvidos:

Aproximadamente mil alunos, com idades entre 14 e 15 anos.

Disciplinas trabalhadas:

• LÍNGUA PORTUGUESA: leitura e conhecimento da obra literária.
• ARTE: decoração da Sala de Leitura e confecção de cartazes.

Resultados:

Essa atividade lúdica colaborou para o interesse dos alunos pela leitura, em geral, e os aproximou da obra de Vinicius de Moraes. Eles também aprenderam a declamar, interpretar e escrever corretamente as poesias. Por meio da Feira Cultural, o projeto se estendeu aos familiares, possibilitando a reflexão e o diálogo em casa.

Busca No Interior da Escola:

Envie seu trabalho Conheça outros projetos