Especiais

Written by: admespeciais
18/12/2017 10:01  RssIcon

ESPECIAL DE FIM DE ANO | SEG.18.12.2017

Oferecer conteúdos teóricos para os educadores auxiliar os jovens a se familiarizar com termos da Ciência Política, estimulando o espírito de liderança, responsabilidade e sentimento de pertencimento, foi um dos objetivos do Curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil, que em sua 1ª edição foi ofertado para 10 mil servidores da SEE-SP.

“Curso excelente, que proporcionou reflexões mais detalhadas com os demais professores da unidade escolar e com os alunos.”

(Jakeline Santana Alves Viana, PEB II)

• O que te motivou a fazer o curso?Tenho interesse nos diversos cursos oferecidos pela EFAP. Mas foi o tema Gestão Democrática: Grêmio Estudantil que me motivou a fazer esse curso em especial, pois tivemos alguns problemas com alunos do Grêmio Estudantil em nossa escola.
  • Quais conteúdos você destacaria?Grêmio Estudantil e legislação; e as propostas de atuação do Grêmio Estudantil, que trazem a realização de concursos culturais artísticos; incentivo ao teatro e à música; organização de festas e festivais; valorizar a cultura de paz, combatendo, por exemplo, a prática do bullying e da discriminação; criação de roteiro de saraus e oficinas; estímulo à prática esportiva por meio de campeonatos e gincanas; organização de debates e palestras políticas; criação de identidade escolar, valorizando o sentimento de pertencimento; colaborar com a avaliação dos educadores no processo de ensino-aprendizagem; organização de campanhas sociais como a do agasalho, a de alimentos, a de prevenção à gravidez e às drogas; e criar uma ponte que liga o mundo escolar ao mundo do trabalho e das carreiras profissionais.
  • Como o curso contribuiu para a sua prática profissional?O curso contribuiu direta e indiretamente para a minha prática profissional. E uma das tarefas é ser mais flexível com determinados alunos que têm comportamento não convencional, pois foi possível um diálogo e trazer esses alunos para nosso lado, sempre com o objetivo de incluí-los.
  • Poderia dar um exemplo da aplicação do que aprendeu?Apliquei o conteúdo de forma a dialogar e incluir os alunos; me servi da legislação, que considero muito importante. Fizemos uma reflexão para que os alunos entendam que seus direitos enquanto participantes do Grêmio Estudantil são limitados.
Jakeline Santana Alves Viana atua na rede estadual paulista desde 1996. É PEB II na EE Professor Francisco Antonio Martins Junior, DE Sul 2. Realizou o Curso de Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil – 1ª Edição/2017 entre os meses de março e maio.

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: