Especiais

jul 1

Written by: admespeciais
01/07/2014 12:21  RssIcon

Raí Souza Vieira de Oliveira nasceu em 15 de maio de 1965, em Ribeirão Preto. Antes de jogar futebol disputava campeonatos de basquete, esporte em que chegou a ser vice-campeão pela Recreativa de Ribeirão Preto.

Profissionalizou-se em 1983, época em que ainda era mais conhecido como o irmão do Dr. Sócrates. Passou pelo Botafogo de Ribeirão Preto e pelo Ponte Preta até chegar ao São Paulo F.C., tornando-se peça importante para a conquista de títulos de peso como o Brasileiro de 1991, a Libertadores de 92 e 93, o Mundial de 92 e o Paulista de 92. Depois de ir para a França jogar no PSG, vestiu a camisa canarinho e venceu a Copa de 1994 como meia-armador do time de Carlos Alberto Parreira. Em 2000 voltou a ser campeão paulista e então encerrou a carreira.

Atualmente Raí comanda a Fundação "Gol de Letra", projeto que criou com o jogador Leonardo para ajudar crianças sem recursos.

Leia a entrevista com o jogador Raí:

Você jogava bola na escola?
Jogava de tudo. Basquete, vôlei, futebol, adorava esportes. Os esportes e seus benefícios fizeram parte da minha formação como pessoa.

Você teve um professor inesquecível?
Incrível que a minha professora inesquecível seja da matéria na qual tinha mais dificuldades: a professora Mirna, de Português. Mas meus professores de esportes também foram muito importantes. Os professores Roberto e Marabine, do Colégio Marista de Ribeirão Preto.

O esporte praticado na escola pode ser um estímulo para uma criança seguir a carreira de jogador de futebol?
O esporte na escola não deve ter como objetivo que alguém venha a ser atleta profissional. Assim como qualquer outra disciplina, deve ter fins educacionais, de iniciação e de formação. É óbvio que se bem-feito, bem executado, traz boas bases para que você evolua naquilo em que quiser se especializar.

A escola ajuda a formar atletas mais disciplinados?
Uma boa formação ajuda, e muito, a formar melhores cidadãos, em qualquer área.

A Fundação "Gol de Letra", criada por você e pelo ex-jogador Leonardo, promove a relação entre a educação e o esporte. Qual é o resultado dessa união?
O resultado é mágico, desperta o prazer de aprender. Esporte é educação, e a educação é muito melhor com esporte e atividades físicas e lúdicas.

Qual é o seu ídolo no futebol?
Sócrates e Zico. Esses foram os de maior influência, mas tenho muitos outros.

Qual é a sua principal lembrança da Copa de 1994?
Quando voltamos para o Brasil e havia um país em festa.

Quais são as seleções favoritas para a Copa de 2014?
Brasil, Alemanha, Argentina, nessa ordem.

Seleção brasileira tetracampeã mundial da Copa de 1994

« Mais entrevistas