Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 10

Written by: admespeciais
10/04/2014 10:17  RssIcon

Você sabia que Cuiabá está no centro da América do Sul? Foi o que descobriu Marechal Cândido Mariano Rondon no fim de 1800. E para marcar o ponto exato onde está o centro geodésico sul-americano, foi construído um obelisco na capital mato-grossense, bem na Praça Pascoal Moreira Cabral.

FICA A DICA
O Mato Grosso foi uma das regiões que mais abrigaram índios brasileiros: 32 tribos viveram por lá. No norte do estado fica o Parque Nacional do Xingu, a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961. O parque é a morada de cerca de 5.500 índios de 14 etnias diferentes. No YouTube é possível assistir a um trecho do documentário gravado pelos irmãos Villas Boas em 1953, em um dos primeiros contatos que ambos tiveram com os índios que viviam na beira do Rio Xingu.

Tal praça não fica muito longe da Arena Pantanal, um dos estádios construídos para receber a Copa do Mundo de 2014, assim batizado em homenagem a uma das regiões de maior biodiversidade do planeta, situada entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Só no Pantanal há mais espécies de pássaros do que em toda a América do Norte, e mais peixes do que em todos os rios europeus. São 1.132 tipos de borboletas! Os jacarés chegam a medir 2,5 metros de comprimento e a sucuri amarela pantaneira cresce até os 4,5 metros.

Com toda essa fartura natural, diversos índios viveram (e ainda vivem!) na região ao longo do Rio Cuiabá e de outros cursos d'água. Cuiabá, inclusive, é uma palavra derivada de icúia, que é uma espécie de flecha utilizada para pescar pelos índios bororós.

Era justamente atrás da mão de obra indígena e das riquezas minerais que os bandeirantes estavam quando, na década de 1710, desbravaram a região. Antes disso, os índios viviam totalmente isolados do resto do País.

A cidade é considerada a capital mais quente do Brasil por conta da Chapada dos Guimarães, que bloqueia quase todas as massas de ar polar que aparecem por aqui. No verão, os termômetros costumam ficar na casa dos 40ºC. Haja suco de pequi para amenizar o calor!

Além dos turistas, Cuiabá se prepara para receber as seleções da Bósnia, do Chile, da Austrália, da Coreia do Sul, da Rússia, da Nigéria, do Japão e da Colômbia. Pior para os russos, que terão que se adaptar à temperatura. Mas popular mesmo por lá é o Mixto Esporte Clube, a equipe mais importante da cidade e que não disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 1988!

Cuiabá em números

416 escolas públicas e privadas
569.830 habitantes
6.246 professores (em 2012, segundo o IBGE)
295 anos
32ºC é a temperatura média de Cuiabá durante o ano

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: