Especiais

mar 20

Written by: admespeciais
20/03/2014 10:06  RssIcon

Assim é São Paulo, terra de todas as comidas, todos os sotaques e da abertura da Copa do Mundo 2014.

Quando os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta chegaram a São Paulo e, em 1554, fundaram o Pátio do Colégio para converter os índios que aqui viviam em cristãos, eles não tinham ideia de que em 2014 a cidade se tornaria uma das maiores do mundo.

FICA A DICA
Com mais de 200 mil habitantes, o bairro de Itaquera foi o escolhido para receber a abertura da Copa do Mundo, no estádio do Corinthians, o clube com maior número de torcedores do Estado. Apesar de ser muito populosa, Itaquera é pouco conhecida por quem vive no centro paulistano. Para conhecer melhor a história desse bairro, assista ao documentário.

Nos últimos 460 anos muita água passou por debaixo das 21 pontes da Marginal Tietê. As caravelas foram substituídas por burros, depois por carroças, depois por trens, depois por bondes, depois por carros, milhões deles que entopem as 46 mil vias da cidade.

Os portugueses trouxeram as alheiras e juntaram com o milho e a farinha de mandioca dos índios. Aí chegaram os árabes com o tahine; os italianos com a massa; os chineses com as especiarias; os africanos com a feijoada; os japoneses com os pauzinhos ao invés de talheres; e os nordestinos com a pimenta!

Com o passar do tempo, São Paulo foi expandindo, expandindo, até quase engolir outras cidades. Sabe-se onde ela começa, ali no marco zero da Praça da Sé, mas é quase impossível ver onde ela termina. Em Guarulhos? Itanhaém? Taboão da Serra? Sim, São Paulo termina em todas essas cidades e faz limite com outros 16 municípios!

É nessa São Paulo que começa a Copa do Mundo, em 12 de junho. O primeiro jogo vai ser às 17h, no Itaquerão, lá no extremo leste da cidade, entre Brasil e Croácia. Uma palhinha do que se encontrará pelo Brasil (e pelo mundo todo).

São Paulo em números

6.813 escolas públicas e privadas
11.821.876 habitantes
1.523 km²
cidade mais populosa do mundo
5.210.725 carros
4,8 m² de área verde por habitante

GLOSSÁRIO DO PAULISTANO
O paulistano é uma mistura de muitas etnias e de muitos sotaques. O resultado é um dicionário típico da cidade e separamos e traduzimos algumas expressões que são utilizadas por aqui:

"Demorou!" – é quase como um "topo!", "claro!", "vamos!", sempre como uma resposta positiva a um convite.
"Balada" – é um passeio noturno que, geralmente, começa bem tarde!
"Foi mal" – é um pedido de desculpas.
"Falou!" – é o mesmo que "tchau!".

Para entender mais sobre o dialeto paulistano, a SPTuris criou um dicionário online: http://cidadedesaopaulo.com/paulistanes/.

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: