out
14
Written by:
admespeciais
14/10/2013 12:00
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, passou, mas o debate e a busca por melhores condições devem continuar!
Infraestrutura e serviços adequados são elementos fundamentais, e acessibilidade é a questão central para a igualdade de direitos. Selecionamos um museu e uma biblioteca que têm propostas inclusivas. Veja locais que fizeram a lição de casa! Confira também um sistema operacional e um software para deficientes visuais e pessoas com restrições motoras.
FICA A DICA
MOTRIX é um software que reconhece comandos de voz para navegar pela internet e ativar funções básicas do Windows.
Já o
DOSVOX é um sistema operacional com locução, em que o usuário utiliza o teclado para habilitar ferramentas do programa. Eles são
gratuitos e indicados para pessoas com
deficiência motora e
visual, respectivamente.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã:
O museu oferece recursos para o público com deficiência física, mental e sensorial. Na frente, há vagas identificadas para deficientes físicos. Os acessos ao auditório, área expositiva e banheiros são adaptados.
Cadeiras de rodas e andadores estão disponíveis para facilitar a locomoção. Além da estrutura, o acervo é formado por maquetes táteis, vídeos com audiodescrição e janela de LIBRAS, e reproduções de mapas e fotos em relevo.
Biblioteca Municipal José Maluf, em Monte Mor:
Localizada no centro da cidade, a biblioteca conta com títulos em braille e audiolivros. "A Saga Crepúsculo", que fez sucesso na adaptação para o cinema, e "Contos de Shakespeare", com tradução de Mário Quintana, estão entre as obras.
Para colocar a leitura em dia, basta puxar a cadeira e escolher um livro!
Informações: (19) 3889-1819.
Saiba mais:
Em 21 de setembro de 1982 foi instituído o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". Escolhido pela proximidade com a primavera e o "Dia da Árvore", representa o nascimento de nossas reivindicações de cidadania.
Fonte: Ministério da Educação e Cultura