Ir para o conteúdo principal

Especiais

jun 19

Written by: admespeciais
19/06/2013 14:22  RssIcon

Durante a Copa das Confederações, publicamos o especial "Aula de Futebol", dividido em três partes. Nele, conversamos com jogadores e ex-jogadores sobre as lembranças do futebol jogado na escola, durante a infância. Além disso, preparamos dicas de passeios, livros e filmes relacionados ao futebol e que podem ser levados como tema para a sala de aula.


O futebol nos tempos da escola

No "primeiro tempo" desse especial, convidamos o ex-goleiro Marcos, do Palmeiras, para um bate-papo.
» leia mais
No "segundo tempo" desse especial, Cássio, ídolo do Corinthians, conta como a escola despertou o gosto pelo futebol.
» leia mais


Muitos acreditam que o futebol é um espelho da nossa sociedade. Nele, estão refletidas questões maiores do que o esporte: a política, a segurança pública, os direitos do consumidor, por exemplo.



FICA A DICA
Até 2012, a TV Cultura exibiu o programa "Grandes Momentos do Esporte". Utilizando um vasto e exclusivo arquivo de imagens, a atração procurou contar histórias do esporte, em especial o futebol, em formato de documentário. Você pode encontrar alguns programas, acessando aqui e utilizando a busca.

Assim, ele serve como pano de fundo para explicar assuntos mundiais de forma simples, que entretêm o aluno em sala de aula. Por esse motivo, listamos alguns filmes e livros que podem te ajudar, professor, a tratar sobre temas curriculares com uma linguagem próxima da turma.

Para ler

"Como o Futebol Explica o Mundo" – Franklin Foer é um jornalista norte-americano que decidiu percorrer diversos países para coletar histórias do mundo da bola que nos ajudassem a entender a época em que vivemos. O resultado é essa reportagem que fala sobre o desmembramento da ex-Iugoslávia e como as torcidas de futebol integraram os exércitos; os conflitos religiosos entre os times Celtic e Rangers, da Escócia; o antissemitismo nas equipes europeias; os hooligans e a exclusão da classe operária dos estádios ingleses; e a influência dos cartolas no Brasil, com o exemplo de Eurico Miranda.

"O Negro no Futebol Brasileiro" – Quando o futebol chegou ao Brasil, era um esporte de elite, praticado nos clubes de regatas. Os negros, já incrivelmente habilidosos com a bola nos pés, só conseguiam fazer parte das equipes disfarçando a sua cor. Nessa publicação, o jornalista carioca Mário Filho conta, de maneira bem-humorada, como foi que os negros passaram a se tornar ídolos dos clubes de futebol do Brasil.



Para ver

"Sobre Futebol e Barreiras (2011)" – O documentário é nacional, mas o diretor Arturo Hartmann utiliza como cenário a Copa do Mundo de 2012, na África do Sul, para tratar do conflito Israel-Palestina. Para humanizar o assunto, o filme mostra as emoções despertadas pelo esporte e as reações de árabes e judeus nas partidas.

"O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006)" – Durante a ditadura militar, Mauro, um garoto de 12 anos, acredita que seus pais tenham saído de férias inesperadamente. Sem saber que se tratava de uma fuga, ele se vê obrigado a morar com o avô materno e, em seguida, com Shlomo, um judeu vizinho. Enquanto aguarda ansiosamente pelo retorno dos pais, o menino, apaixonado por futebol, vive entre a tristeza e a alegria, proporcionada pela ótima campanha da seleção brasileira na Copa de 1970.

"Uma História de Futebol (1998)" – Curta-metragem (21 minutos) sobre a infância de Pelé, em Bauru. A narração é de Antonio Fagundes, com base em lembranças de um amigo do então Zuza, mais tarde Pelé. A narrativa é lenta; ainda assim, pode ser interessante, pois Pelé é uma figura internacionalmente reconhecidar.

Leia mais:
» Aula de Futebol - Primeiro Tempo
» Aula de Futebol - Apito Final

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: