fev
2
Written by:
admindico
02/02/2015 09:22
Vivemos tempos de intensificação da política. Especialmente na educação, que cada vez mais evidencia seu valor estratégico para o desenvolvimento econômico, social e cultural. O Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/14) aí está como prova: um marco histórico nas políticas públicas de educação no Brasil. Um projeto político de compromisso decenal. Mais do que nunca, é um desafio para os educadores compreenderem criticamente do que é feita a política.
Enrique Dussel, nesse curto, didático e fascinante livro, parte da corrupção no campo (e do campo) político. Daí avança para desvelar como se constitui a ordem política vigente e como a transformação crítica do político pode conduzir a uma nova ordem política.
O tema não poderia ser mais atual, embora escrito em 2006. A edição mexicana original é da Siglo XXI e a edição brasileira é da Expressão Popular. A edição brasileira está esgotada, mas o texto pode ser acessado livremente no site da Asociación de Filosofía Y Liberación (AFYL).
Essas 20 Teses, segundo o próprio Dussel, “são dirigidas primeiramente aos jovens, que devem compreender que o nobre ofício da política é uma tarefa patriótica, comunitária, apaixonante”.
É um livro indispensável, para educadores indispensáveis.
(Alípio Casali)