jul
23
Written by:
adm
23/07/2020 11:37
Gestora da EFAPE mediará live sobre Formação de Professores em iniciativas de cidadania digital. O lançamento da plataforma Pilares do Futuro será em 05/08
23 de Julho de 2020
A plataforma Pilares do Futuro nasceu com o propósito de apoiar os educadores na busca e no desenvolvimento de práticas educativas sobre cidadania digital. Em seu lançamento, será feita uma live, no dia 05/08, às 17h, no canal do YouTube do Instituto EducaDigital.
O “encontro” terá a presença de Rebeca Otero, da Unesco Representação Brasil; e Kelli Angelini, do NIC.br; além da equipe idealizadora do projeto, para contar sobre esse novo ambiente on-line, aberto e gratuito, que visa incentivar a cultura de colaboração entre educadores de todo o país, para implementação de boas práticas envolvendo esse tema.
Na ocasião, também será anunciada a chamada pública para receber propostas ou relatos de práticas. E durante o período de recebimento, acontecerá uma Jornada Pilares do Futuro, com lives quinzenais, para serem debatidos temas pertinentes sobre o assunto. Destaque da programação, no dia 02/09, Rosa Lamana, da EFAPE, será mediadora do encontro, que falará sobre Formação de Professores.
Em conversa com Rosa Lamana, ela nos contou um pouco sobre a proposta do projeto:
- Qual é a relevância do tema Educação Digital, especialmente em tempos de ensino a distância e mediado por tecnologia?
Educação Digital é um tema muito amplo, envolve desde uso de elementos da cultura digital em propostas pedagógicas curriculares, até questões de como trazer para a sala de aula reflexões sobre cidadania no contexto digital, ou seja, uso seguro, consciente e saudável da internet. Esse é o foco da Pilares do Futuro. Este é um momento em que mais utilizamos as tecnologias, e por isso os riscos acabam sendo maiores. Sendo assim, é de grande importância falar sobre o tema nas aulas cada vez mais.
|
- De que maneira a formação dos professores pode contribuir para preparar o educador nesse sentido?
O professor precisa ter claro como abordar o tema dentro de seu componente curricular, entender os riscos, desafios e maneiras de minimizá-los. É um tema relativamente novo, e por isso é necessário que o professor seja formado e tenha acesso a diversos materiais pedagógicos. Além disso, existe uma demanda! Segundo a pesquisa TIC Educação, cidadania digital é um dos temas de maior interesse dos professores aprenderem
|
- O que os educadores da Rede podem esperar da iniciativa Pilares do Futuro?
Temos material sobre educação ética e segurança na internet, mas minha preocupação sempre foi o “como fazer”, uma vez que os materiais disponíveis apresentam a teoria e não a prática. Procurei a Priscila Gonsales, do Educa Digital, para uma parceria na escrita de um livro que somasse a teoria e a prática, auxiliando os professores na sala de aula. Aí surgiu a ideia de uma plataforma colaborativa que trouxesse a teoria, a prática e a formação desses professores. A Pilares do Futuro é um ambiente colaborativo com práticas pedagógicas elaboradas e utilizadas em sala de aula por outros educadores. Queremos fortalecer o compartilhamento de práticas vivenciadas, ou não por educadores e ajustadas/aprimoradas por outros, de acordo com a realidade de cada um, nesse ambiente colaborativo. Também é possível ter acesso a cursos gratuitos e materiais pedagógicos sobre a temática realizados por outras instituições parceiras.
|
- Como os profissionais podem participar?
Para acesso aos materiais e informações sobre cursos basta acessar a plataforma. Para colaborar com práticas pedagógicas basta fazer inscrição na plataforma, utilizando apenas nome e e-mail.
|
Quem quiser participar das lives, e receber certificação, é necessário realizar inscrição. Para mais informações, acesse.
Por que “Pilares do Futuro”?
O nome foi inspirado no documento “Educação – Um Tesouro a Descobrir”, lançado pela Unesco no final dos anos 90, mas que até hoje permanece atual, ao enfatizar a importância dos 4 Pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.