abr 15

15/04/2019 13:41  RssIcon

SEG, 15.04.2019

Preservar a memória escolar é fortalecer os vínculos com quem faz parte dela. Foi com esse propósito que o CEMAH – Centro de Memória e Acervo Histórico, do CRE Mario Covas, convidou todas as escolas da Rede a participarem da ação proposta pelo Programa “Memória Escola, Educação e Patrimônio”, e a pesquisarem a história da sua unidade escolar e seu patrono.

As pesquisas foram realizadas em 2017, por 2.332 escolas. E agora, todo esse arquivo está disponível no site do CRE Mario Covas para consulta.

Além do levantamento histórico, que ajudou a criar um banco de dados para a Secretaria da Educação, e que ainda não existia, as pesquisas tiveram como objetivo envolver toda a comunidade escolar e seu entorno, propiciando experiências significativas e promovendo a sensação de pertencimento.

Maria Cristina Noguerol, diretora do CEMAH, conta que muitos alunos, e até mesmo professores, não conhecem a história do patrono de sua escola, e essa seria uma boa oportunidade. “O Programa oferece subsídios técnicos, teóricos e metodológicos para orientar as escolas a criarem espaços de memórias, e a organizarem projetos de preservação da memória e do patrimônio escolar”.

As escolas que ainda não participaram poderão realizar a busca por essas informações, e enviar a documentação para centrodememoriacre@educacao.sp.gov.br. No site é possível encontrar um vídeo com orientações, e qualquer dúvida poderá ser esclarecida nesse mesmo e-mail.

Aproveite a oportunidade para convidar também seus alunos para navegarem pela história das escolas da Rede!

Location: Blogs Parent Separator Noticias Efape

Busca de Notícias