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Regulamento

Programa Apoio à Continuidade de Estudos
Regulamento do curso “Grandes Temas da Atualidade – 2011”

1. PÚBLICO-ALVO:

a) O curso Grandes Temas da Atualidade – 2011 é destinado aos educadores envolvidos com o Programa Apoio à Continuidade de Estudos da Parte Diversificada do Currículo da 3ª série do Ensino Médio regular e do 3º termo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas da rede estadual do Estado de São Paulo, a saber:
I. Supervisores de Ensino Médio.
II. Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas que dão apoio à parte diversificada do currículo.
III. Professores Coordenadores de Ensino Médio.
IV. Professores da parte diversificada do currículo das áreas de Códigos e Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática do Programa Apoio à Continuidade de Estudos.
V. A inscrição no curso é feita por adesão voluntária.

2. CARGA HORÁRIA DE 60 HORAS, ASSIM COMPOSTA:

a) Doze videoconferências, com duração de 2h30 cada uma, transmitidas por streaming, totalizando 30 horas.
b) Doze Atividades Coletivas conduzidas pelos Professores Coordenadores em horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs) e por Supervisores de Ensino nas respectivas Diretorias de Ensino sobre os temas pertinentes a cada videoconferência, com duração de 2 horas cada, totalizando 24 horas e 6 horas para produção de relatórios.

3. DURAÇÃO E PERIODICIDADE:

a) Período de realização: 14 de abril a 16 de dezembro de 2011.
b) As videoconferências serão transmitidas ao vivo, por streaming, conforme cronograma publicado no site, e, posteriormente, serão disponibilizadas pelo período de uma semana, por meio de login e senha, apenas para os participantes do curso. Após esse período, elas se tornam públicas e, portanto, não será mais possível computar presença de assistência às videoconferências por meio de login e senha. c) Os participantes poderão assisti-las individual ou coletivamente na escola, na Diretoria de Ensino, em casa ou em qualquer outro local.

4. OBJETIVOS:

a) Subsidiar os Professores Coordenadores de Ensino Médio e os Professores de Ensino Médio que atuam na parte diversificada do currículo para o desenvolvimento do Programa Apoio à Continuidade de Estudos.
b) Subsidiar os Supervisores de Ensino Médio e os Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas para apoio ao Programa e acompanhamento de seu desenvolvimento pelas escolas.
c) Ampliar o repertório dos educadores envolvidos no Programa sobre os grandes temas da atualidade.

5. INSCRIÇÕES:

a) As inscrições devem ser realizadas, impreterivelmente, no período de 31 de março à 11 de maio de 2011 pelo site www.escoladeformacao.sp.gov.br/apoio.
b) Qualquer problema referente às inscrições deve ser relatado nesse período pelo Fale Conosco do site, de modo que nenhum participante seja prejudicado. Ao abrir um novo Fale Conosco, sempre informe DE, escola, nome completo, CPF e RG do Professor participante com problema de inscrição.
c) Encerradas as inscrições, não serão aceitas justificativas relacionadas a problemas técnicos ou dificuldades de acesso à ficha de inscrição.
d) Todas as orientações relacionadas às inscrições constam no Tutorial de Orientação disponível no site do Programa, em Inscrições 2011.
e) Após o período estipulado para as inscrições, não há possibilidade de inscrição ou de substituição de participantes no decorrer do curso.
f) Somente haverá substituição de responsáveis pelas turmas, nas escolas ou nas Diretorias de Ensino, se solicitada, no decorrer do curso, por meio do Fale Conosco no site do Programa
g) Em caso de transferência de DE ou de Escola, no decorrer do curso, o participante ou responsável deverá comunicar à Equipe Gestora por meio do Fale Conosco no site, a fim de assegurar que os conceitos e as presenças sejam lançados corretamente no sistema.

6. INSCRIÇÕES NAS ESCOLAS:

a) As inscrições dos Professores interessados, na escola, deverão ser feitas pelo Professor Coordenador de Ensino Médio ou, na falta deste, pelo Diretor ou Vice-Diretor, para que assim se constitua um grupo de estudo e trabalho em cada escola (sugerimos que haja uma circular, a ser assinada por todos os Professores da Parte Diversificada do Currículo da 3ª série do Ensino Médio e do 3º termo de EJA, com informações sobre o curso, prazo de inscrição e demais condições, garantindo, assim, sua divulgação).
b) Caberá ao Professor Coordenador de Ensino Médio:

I. Realizar sua própria inscrição e as inscrições dos Professores da Parte Diversificada do Currículo interessados em participar do curso.
II. Conduzir as atividades pedagógicas coletivas, com vistas a promover as ações pedagógicas do Programa Apoio à Continuidade de Estudos de forma integrada entre as áreas.
III. Lançar no Sistema de Avaliação as presenças referentes às videoconferências e às atividades coletivas de todos os participantes do grupo, bem como as avaliações de desempenho dos participantes nas atividades coletivas.
IV. No caso de o grupo assistir à VC coletivamente, e, mesmo nas atividades coletivas, é importante que o responsável passe uma lista de presença, como memória, para o lançamento das presenças no Sistema de Avaliação.
V. No caso dos acessos individuais, a Equipe Gestora publica no site o “Relatório de Acesso”, a fim de que os responsáveis pelo grupo possam verificar quais Professores assistiram à VC individualmente (com acesso por login e senha) e, com base nesse relatório, possam lançar essas presenças no Sistema de Avaliação. As presenças individuais não são automaticamente lançadas no Sistema de Avaliação, cabe ao responsável pelo grupo verificar os acessos no “Relatório de Acesso” e lançar as presenças coletivas e individuais no Sistema de Avaliação.

7. INSCRIÇÕES NAS DIRETORIAS DE ENSINO:

a) As inscrições dos Supervisores de Ensino Médio e de Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas interessados em participar do curso deverão ser feitas por um supervisor de Ensino Médio. Na ausência deste, por um Professor Coordenador da Oficina Pedagógica indicado pelo Dirigente, que assumirá a coordenação das atividades pedagógicas coletivas e o lançamento das presenças e avaliações no Sistema de Avaliação.
b) Caberá ao Supervisor de Ensino Médio:

I. Realizar sua própria inscrição e as inscrições dos integrantes do grupo de PCOPs que atuam no apoio à Parte Diversificada do Currículo e interessados no curso.
II. Conduzir as atividades coletivas com vistas a promover as ações pedagógicas do Programa Apoio à Continuidade de Estudos de forma integrada entre as áreas.
III. Lançar as presenças referentes às videoconferências e às atividades coletivas no Sistema de Avaliação, bem como as avaliações.
IV. No “Relatório de Acesso” os responsáveis verificam a lista de Professores que assistiram à VC individualmente (por login e senha). As presenças individuais não são automaticamente lançadas no Sistema de Avaliação; cabe ao responsável pelo grupo verificar os acessos no “Relatório de Acesso” e lançar as presenças coletivas e individuais no Sistema de Avaliação.

8. ACESSO ÀS VIDEOCONFERÊNCIAS (VCS):

a) O acesso às VCs é feito pelo site www.escoladeformacao.sp.gov.br/apoio.
b) As VCs serão transmitidas, ao vivo, por streaming, com interação por e-mail, conforme cronograma do curso disponível no site do Programa, salvo motivo de força maior, a ser comunicado no site e por meio de boletim informativo.
c) Todos os participantes do curso terão acesso às VCs durante 7 dias corridos, contados a partir de sua disponibilização no site do Programa, apenas por login e senha.
d) Não é necessário assistir às VCs ao vivo. Cada VC ficará disponível por login e senha, somente aos participantes, por sete dias corridos, contados a partir de sua disponibilização no site do Programa, de modo que cada um possa escolher quando e onde assistir a cada uma delas.
e) Na escola, o controle de presença se dará de duas formas: com lista de presença passada pelo Professor Coordenador, quando a VC for assistida em grupo na própria escola, ou por meio de registro de acesso individual, por login e senha, quando o Professor assistir à VC durante os 7 dias restritos aos inscritos.
f) Na DE, o controle de presença se dará de duas formas: com lista de presença passada pelo Supervisor de Ensino Médio, quando a VC for assistida em grupo na própria DE, ou por meio de registro de acesso individual, por login e senha, quando o Professor assistir à VC durante os 7 dias restritos aos inscritos.
g) Em todos os casos (assistir às VCs coletivamente ou assistir às VCs individualmente), a presença do participante precisa ser lançada no Sistema de Avaliação pelo Professor Coordenador de Ensino Médio e pelo Supervisor de Ensino Médio.
h) Os acessos individuais não são registrados automaticamente no Sistema de Avaliação. Cabe ao responsável pelo grupo acessar o relatório de acesso às VCs, publicado no site do Programa, verificar quem assistiu individualmente, consolidar com a lista de quem assistiu coletivamente e lançar todas as informações no Sistema de Avaliação.
i) Assim, para lançar as presenças no Sistema de Avaliação, o Professor Coordenador de Ensino Médio e o Supervisor de Ensino Médio terão como fontes sua lista de presença, para quem assistiu coletivamente, e a publicação do relatório dos acessos às VCs no site do Programa com o registro daqueles que acessaram individualmente com login e senha.

9. ATIVIDADES COLETIVAS:

a) Nas escolas, as atividades coletivas deverão ser conduzidas pelos Professores Coordenadores de Ensino Médio ou, na falta destes, por substitutos designados pelo Diretor.
b) Nas escolas, a finalidade das 2 horas de atividades coletivas é o planejamento integrado das aulas e projetos, tanto entre as áreas da Parte Diversificada do Currículo quanto destas com as demais disciplinas para que os objetivos da proposta pedagógica sejam convergentes.
c) Nas DEs, as atividades coletivas deverão ser conduzidas pelos Supervisores de Ensino Médio ou, na falta destes, por substitutos designados pelo Dirigente.
d) Nas DEs, as atividades coletivas devem ter como finalidade a preparação de ações que deem suporte e incentivo aos Professores Coordenadores de Ensino Médio e Professores na condução de suas atividades.

10. CERTIFICAÇÃO:

a) Para ter direito ao certificado, o participante deverá estar regularmente inscrito no curso Grandes Temas da Atualidade – 2011 e concluí-lo com 80% de presença nas VCs, 80% de participação nas atividades coletivas e 80% em conceito satisfatório e/ou plenamente satisfatório em suas participações nas atividades coletivas, conforme segue:

I. 80% de presença nas VCs (mínimo de 10 presenças).
II. 80% de presença nas atividades coletivas (mínimo de 10 presenças).
III. 80% de avaliação satisfatória ou plenamente satisfatória nas atividades coletivas (mínimo de 10 satisfatórios).

b) Todos os Supervisores de Ensino Médio e Professores Coordenadores de Ensino Médio responsáveis pelas inscrições que concluírem o curso como “Ativos” serão automaticamente certificados.
c) Todos os participantes inscritos serão certificados desde que respeitem os critérios de certificação. Os dados (presenças e avaliações) serão lançados pelos responsáveis dos grupos no Sistema de Avaliação.
d) É de suma importância que os responsáveis pelos grupos das escolas e DEs lancem as presenças e avaliações dos participantes no Sistema de Avaliação, conforme tutorial. O não preenchimento dos dados no Sistema de Avaliação acarreta reprovação automática do professor participante.
e) As presenças, mesmo as de acesso individual às VCs, não são lançadas automaticamente no Sistema de Avaliação. É de responsabilidade do Professor Coordenador de Ensino Médio e do Supervisor de Ensino Médio o lançamento desses dados, para que sejam computados e validados para certificação.
f) Caso haja substituição de Professor Coordenador de Ensino Médio ou Supervisor de Ensino Médio, é necessário abrir um Fale Conosco para a realização do cancelamento do responsável anterior e cadastro do novo responsável pela turma, de modo a não prejudicar nenhum participante.
g) Os certificados serão emitidos pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).

11. ORIENTAÇÕES:

a) As instruções relativas ao curso Grandes Temas da Atualidade – 2011 serão publicadas no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/apoio.
b) Este regimento e o cronograma ficarão disponíveis para consulta durante todo o curso.
c) Os boletins informativos enviados às escolas e DEs ficarão disponíveis para consulta no site do Programa durante todo o curso.
d) Todas as ferramentas utilizadas no curso contam com tutorial de orientação (ficha de inscrição, acesso às VCs, relatório de acesso às VCs, sistema de avaliação, sistema de certificação).
e) As dúvidas relativas às questões técnicas, administrativas e pedagógicas do curso deverão ser encaminhadas pelo Fale Conosco disponível no site do Programa. Ao abrir um chamado no Fale Conosco, seja objetivo e claro quanto à dificuldade encontrada e forneça os dados necessários para a resolução dos problemas, tais como: nome da DE, nome da escola e nome completo, CPF e RG dos envolvidos.

12. Todas as informações, orientações e definições que, porventura, não estejam contempladas neste regimento, serão avaliadas junto à Coordenação Pedagógica do curso e à CENP, de modo a garantir o direito de todas as partes.