A efetiva implementação do Currículo exige aperfeiçoamento profissional com formação continuada de professores e demais educadores que atuam nas unidades escolares e nos órgãos técnicos. Com práticas fundamentadas na ética, respeito às diferenças, na solidariedade e no compromisso de todos os profissionais da educação com a aprendizagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) propõe uma unidade escolar que, além do acesso e permanência, seja inclusiva, democrática e plural e ofereça ensino de qualidade a todos os alunos.
Nesta perspectiva, a SEE-SP, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), implementa uma política de formação continuada que seja de longa duração e em nível de pós-graduação ao firmar convênio com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), com vistas ao atendimento dos alunos com deficiência auditiva, visual, física, intelectual, transtorno global de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação.
Nesse contexto, o Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR) tem continuidade com a oferta do Programa REDEFOR – Educação Especial e Inclusiva – 2013, composto de 7 (sete) cursos de especialização em Educação Especial na Educação Inclusiva para professores e gestores, em nível de pós-graduação, oferecidos na modalidade semipresencial, com atividades a distância, encontros presenciais, provas e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de horas de estágio.